O Zoológico de Mendoza pode ser classificado como um dos mais importantes da América Latina, principalmente pela quantidade e tipos de espécies que abriga cujo número ultrapassa o 1.100, inclusive contando com algumas em extinção na natureza.
Ele foi fundado por iniciativa de Carlos Thays, em 1903, numa área próxima ao Teatro Pulgarcito, porém, foi transferido por ordem do Governo, em 1939, para o lugar onde está atualmente, com um projeto do arquiteto Daniel Ramos Correas.
A construção do novo Zoo foi iniciada somente em 1940, com o propósito de dividir os animais em ambientes que simulassem seu próprio habitat.
O local é composto de aproximadamente 48 hectares de terra e 06 quilômetros desta possuem uma grande quantidade de mata nativa.
Apesar das boas ideias o arquiteto Daniel Correas,o projeto que visava a construção de habitat semelhantes aos naturais para os animais, não foi consolidada.
Mesmo sendo parecido com os demais zoos, o de Mendoza recebe inúmeros visitantes todos os anos, aproximadamente 200 mil pessoas.