A cidade de Córdova, ou Córdoba em castelhano, está localizada na Argentina, sendo a segunda cidade mais populosa do país, e também a capital da província de mesmo nome. A cidade fica a 713 quilometros ao noroeste da cidade de Buenos Aires.
Possui onze centros de Participação Comunitária na sua divisão administrativa, mas oficialmente é um município do departamento Capital.
História de Córdova
A cidade de Córdoba foi fundada no dia 6 do mês de julho do ano de 1573, e seu fundador foi o militar Jerónimo Luis de Cabrera. O nome dado tem relação com a cidade de Córdova, na Espanha, de onde ele era, e retornou após a fundação da nova cidade.
Córdoba foi uma das primeiras colônias espanholas e se tornou capital da região que hoje é conhecida como Argentina. No ano de 1613 foi fundado na cidade a Universidade Nacional de Córdoba, que foi a primeira universidade do país, inaugurada pela Ordem Jesuíta.
Durante o período colonial foram construídos no país diversos monumentos, que são preservados até os dias de hoje, principalmente edifícios que eram pertencentes a Igreja Católica, sendo um dos mais destacados seja o quarteirão jesuíta, que se tornou no ano de 2000, Patrimônio Mundial pela UNESCO, esse é um local com um quarteirão de edifícios, que foram construídos no século XVII.
A cidade já era uma das mais importantes da Argentina, mas após o término da Segunda Guerra Mundial, ela se tornou um grande centro da indústria aeronáutica do país.
Geografia da Cidade de Córdoba
A cidade de Córdoba se encontra na região que é conhecida como Pampa, fazendo fronteira com as serras pampeanas, que fica no sopé do Monte. Em relação a divisão administrativa, a cidade pertence a província de Córdoba, que fica na Região Central da Argentina.
A parte urbana da cidade se estende em ambas as margens do rio Suquía, que atravessa toda a cidade, cobrindo todo seu território. Há planícies mistas urbanas, além de encostas suaves e morros baixos.
O território total da cidade é de 576 metros quadrados, segundo as leis provinciais: nº. 778 do dia 14 do mês de dezembro do ano de 1878, nº. 927 do dia 20 do mês outubro de 1883 e a nº. 1.295, do dia 29 do mês de dezembro de 1893. Os limites territoriais são os municípios de Villa Allende, Saldán e Estación Juárez Celman. A cidade não possui uma população muito densa, e há também poucos parques ou espaços com áreas verdes.
O rio Suquía que atravessa a cidade parte do noroeste até o leste, possui como um de seus afluentes o fluxo de La Cañada, que passa do sul para o norte, desaguando no rio Suquia próximo ao centro da cidade.
O clima da cidade no geral é subtropical úmido, possuindo um inverno seco, esse tipo de clima também é chamado de pampas climáticas. Na cidade os verões são úmidos, possuindo dias extremamente quentes, porém noites mais frescas. Os ventos são raros, e quando ocorrem possuem curta duração e baixa intensidade, na primavera há aumento da força dos ventos, que vem principalmente no norte e nordeste, nessa época forma-se um centro de depressão ciclônica que é definido na frente polar. As tempestades são frequentes no verão, sendo comum também as chuvas de granizo.
Demografia de Córdoba
Essa é a segunda cidade mais populosa da Argentina, ficando atrás somente de Buenos Aires, a população total é de 1329604 habitantes, de acordo com o censo feito no ano de 2010. A cidade aumentou cerca de 3,5 por cento desde o ano de 2001.
A província de mesmo nome possui cerca de 3,506 milhões de pessoas, a cidade de Córdoba então representa um total de 40,18 por cento da população total da província, e no número total da Argentina representa cerca de 3,31 por cento.
A taxa de crescimento dessa cidade decaiu desde o ano de 1980, segundo o Instituto Nacional de Estatística e Censos da Argentina, no ano em questão o registro foi de 18,8%.
A densidade populacional no município é de 2.308 habitantes por quilomêtro quadrado, sendo 115 vezes mais alta que no restante da província de Córdoba.
A população da cidade possui traços dos crioulos de origem espanhola, dos homens que vieram no período colonial e dos nativos indígenas, mas a predominância é de imigrantes vindos da Europa. No geral, a maiora da população é de Argentinos descentes de espanhóis ou italianos.
A cidade é famosa pela sua Universidade, a Universidade Nacional de Córdoba, recebendo muitos estudanres vindos do nordeste e noroeste argentino, assim como de países da região, como o Paraguai, Peru e Bolívia.
Turismo Na Cidade De Córdoba
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a cidade de Córdoba, talvez queira conhecer um pouco mais sobre os pontos turísticos desse local. A cidade com certeza é uma das mais bonitas do país, sendo uma ótima cidade para passar alguns dias, ou fazer uma visita rápida de um ou dois dias, conhecendo as atrações turísticas do local.
Primeiro vamos entender como chegar a Córdoba, a partir do Brasil: É possível pegar vooas pela GOL Linhas Aéreas Inteligentes, voo que sai sem paradas do Rio de Janeiro, pela LATAM Airlines, voo direto também, e pela Aerolíneas Argentinas, que faz conexão em Buenos Aires, todos esses voos irão até o Aeroporto Internacional Ingeniero Ambrosio L. V, que fica a 9 quilômetros da cidade de Córdoba.
Confira agora dicas de onde ir, onde se instalar e onde comer em Córdoba:
Pontos Turísticos Na Cidade De Córdoba
Conheça agora alguns pontos turistícos na cidade de Córdoba:
Parque Sarmiento
Esse parque possui mais de 17 hectares, sendo o maior de Córdoba, que foi inaugurado no ano de 1911. Ele abre diariamente, funcionando das 8:00 horas da manhã até as 21:00 horas da noite.
Esse parque foi todo arquitetado por Carlos Thays, sendo esse o seu primeiro trabalho. É um parque ideal para quem quer passar uma tarde tranquila, em um ambiente agradável, dentro do parque há museus, um zoológico, pista para andar de bicicleta e também para fazer trilhas quadra para praticar esportes, um lago, um teatro e um ringue de patinação, dentre outras atrações, ou seja, é um local onde você pode passar um dia inteiro sem enjoar.
Nesse parque encontra-se o Paseo Del Bicentenário, monumento de comemoração do bicentenário da independência da Argentina, que conta com um conjunto de 201anéis, sendo um dos monumentos mais importantes do país, que foi construído no ano de 2010.
Museu Superior de Bellas Artes Evita
O Museu se encontra em frente ao Parque Sarmiento, sendo possível visitar os dois locais no mesmo dia. Ele se encontra dentro do Palácio Ferreyra, que é uma enorme mansão que foi construída no século XX, apesar da mansão ter um bom tempo de construção, somente foi inaugurado um museu nela no ano de 2007. O museu fica aberto de terça a domingo, das 10:00 horas da manhã até 20:00 horas da noite, para a visitação é preciso pagar 15 pesos.
O nome do Museu se deu em homenagem a Evita Perón, que foi uma ex-primeira dama da Argentina.
É possível encontrar no museu mais de quinhentas obras de grandes artistas, como Pablo Picasso, Francisco Goya e Emilio Caraffa, essas obras fazem parte do acervo permanente do museu, além disso, há também diversas exposições temporárias.
O museu também possui doze salas de exibições, uma biblioteca, um jardim de esculturas e um teatro, onde que pode ser lotado com cento e vinte pessoas.
Cripta Jesuítica
A cidade de Córdoba possui um quarteirão totalmente dedicado a memória dos jesuítas, onde é possível encontrar a Cripta Jesuítica, que foi construída no fim do século XVIII, com o intuito de abrigar o Noviciado Jesuítico da cidade. A cripta ficou por alguns anos desativada, e no ano de 1989 passou por reformas e se tornou um centro cultural para receber exposições artísticas e outras apresentações. O local fica aberto das 9:00 horas da manhã até as 13:00 horas da tarde, e reabre as 15:00 horas da tarde até as 20:30 horas da noite, todos os dias.
Além da Cripta há no mesmo quarteirão o Manzana, a Faculdade de Ciências Exatas, Fisícas e Naturais, a Igreja Companhia de Jesus, a Academia Nacional de Ciências, o Colégio Nacional de Monserrat e a antiga sede da reitoria da Universidade Nacional de Córdoba.
Plaza San Martín
Esse é um dos principais pontos de encontro da cidade de Córdoba, localizada no coração de tudo, é uma praça onde sempre há artistas se apresentando, famílias, jovens, etc. O nome dado ao local é em homenagem ao general San Martín, que foi uma peça importante no processo da independência da Argentina, possuindo também uma enorme estátua em sua homenagem no centro da praça.
Próxima a ela estão outras atrações turísticas, como o Cabildo e a Catedral de Córdoba.
Catedral de Córdoba
Esse com certeza é o ponto turístico mais famoso da cidade, sendo um monumento realmente impressionante. A Catedral começou a ser construída no ano de 1598 e só foi inaugurada no ano de 1709, a demora da inauguração ocorreu em função de diversos atrasos, sendo o principal deles um ocorrido no ano de 1677, onde grande parte da estrutura do prédio foi perdida, após um colapso.
Por fora a Catedral apresenta uma arquitetura que pode ser considerada simples, mas o seu interior é repleto de uma beleza incrível, com diversas pinturas impressionantes. Ela abre todos os dias, indo das 8:00 horas da manhã até as 20:00 da noite, e também ocorrem missas todos os dias, uma pela manhã, as 8:30, e outra na parte da tarde, as 18:30.
Esses são os pontos turísticos mais conhecidos, mas além deles há diversos outros.
A Igreja dos Capuchinhos possui uma bela arquitetura com um estilo neogótico. Você também pode visitar o Paseo El Buen Pastor, que é um centro cultural que conta com um bar, um restaurante, uma galeria de arte e uma capela, possui um show de águas dançantes n seu chafariz que atrai muitos visitantes, além de diversas atividades artísticas diárias. No Paseo de las Artes você irá encontrar uma feirinha de artesanatos todos os domingos à tarde.
Onde se Hospedar em Córdoba
Há diversas opções de hospedagem na cidade, veja alguns hotéis abaixo:
- Belgrano Suite: Se encontra no centro da cidade, próximo a Catedral de Córdoba, possui apartamentos que tem a disposição cozinha, além de academia e piscina, além de oferecer serviço de translado e outros.
- Casa Urbana Hotel: Fica próximo a Igreja do Sagrado Coração, é uma opção com um custo mais baixo, possuindo micro-ondas nos quartos, TV, refrigerador, além de uma área comum e um bar e lounge, podendo oferecer mais serviços.
- On Aparts Hotel Design: Outro hotel que fica próximo da Igreja Sagrado Coração, a diária inclui café da manhã e wifi grátis, o local possui piscina e também oferece mais serviços.
- NH Córdoba Urbano: Esse hotel também fica mais próximo ao centro da cidade, próximo à Catedral de Córdoba. Conta com um restaurante, um bar e lounge, além de piscina externa e outros serviços.
- Azur Real Hotel Boutique: Outro hotel que pode ser encontrado nas proximidades da Catedral de Córdoba. Assim como outros citados aqui, possui piscina e academia tendo uma novidade: um spa com serviço completo, além disso ainda fornece outros serviços.
- Holiday In Córdoba: Encontra-se próximo ao Estádio Olímpico Chateau Carreras, oferecendo junto da diária o uso da academia e da piscina externa, possuindo um restaurante e um bar e lounge, além de oferecer demais serviços.
- Naike Casa de Huspedes: Dessa vez temos uma pensão, também localizada próxima ao Estádio Olímpico Chateau Carreras, oferece piscina externa, churrasqueiras, sauna seca, biblioteca, dentre outros serviços.
- Alto Parana Hotel: É um hotel para quem procura preços mais acessíveis, ficando também próximo a Catedral de Córdoba. Na diária estão inclusos café da manhã e wi-fi grátis.
- Duplex del Sol: Encontra-se na Villa Carlos Paz, oferece cozinhas, estacionamento grátis, wi-fi, dentre outros serviços.
- Colonia Aoma Villa Carlos Paz: Também está na Villa Carlos Paz, possuindo um restaurante e piscina externa.
Conheça Alguns Restaurantes De Córdoba:
A cidade não deixa a desejar no quesito de restaurante, possuindo vários locais para os mais diversos paladares. Vamos conferir alguns deles:
- El papagayo: Possui um menu sazonal, com pratos extremamente saborosos, além de um atendimento incrível e um ambiente aconchegante, sendo sempre recomendado pelos que já tiveram a oportunidade de o visitar.
- Sibaris: Esse é um dos mais conhecidos e bem avaliados restaurantes da cidade, por isso, é quase que uma parada obrigatória. Possui corte de carne típico do país, além de ótimo ambiente e atendimento.
- República Restaurant: Para quem está hospedado no Azur Real Hotel terá mais facilidade de encontrar esse restaurante, que se encontra na sua cobertura, mas ele é aberto a todos. Possui um menu sofisticado, além de uma extensa carta de vinho e diversas opções de sobremesa. Os que já visitaram elogiam o ambiente e o local.
- San Honorato: Para quem não se importa de gastar muito, talvez essa seja outra parada obrigatória, muitos consideram os seus preços um pouco salgados demais, já outros definem os preços como justos. De qualquer forma, é um dos restaurantes mais bem avaliados da cidade, possuindo massas e carnes que são amplamente elogiadas, assim como a carta de vinhos e o atendimento.
- Al-Malek: Esse é um restaurante para quem quer comer algo diferente, já que ele serve comida árabe, a maioria dos que o visitam elogiam o preço e o atendimento, além de elogiaram os pratos pelo ótimo sabor.
Dicas Para Aproveitar Melhor a Viagem À Argentina E a Córdoba
Para quem não conhece muito da Argentina, é importante destacar que vários pontos turísticos do país ficam bem distantes um do outro, portanto, se a intenção é conhecer diversas cidades num curto período, a melhor opção é alugar um carro. Dessa forma é possível conhecer Córdoba, além de cidades ao seu redor, explorar as belas estradas do país, e visitar tudo com mais conforto, seguindo os seus horários.
Outra dica importante também é fazer um Seguro de Viagem Internacional, ele é importante já que evita que a pessoa passe por problemas no exterior, não possuindo um preço exagerado é algo realmente essencial para uma viagem como essas.
Além disso, também é importante conhecer alguns fatos sobre Córdoba, para que você planeje melhor a sua viagem:
A cidade apesar de possuir um clima de interior, é basicamente uma cidade universitária, por isso, sua vida noturna é bem agitada, e se você gosta de sair a noite pode ir preparado para se divertir.
Quem vai até Córdoba pode aproveitar para visitar o município de Alta Gracia, que fica próximo a cidade, e nele está localizado o Museu Casa de Che Guevara. Também é possível ir até La Cumbrecita, Villa General Belgrano e Villa Carlos Paz, todos são vilarejos da região.
A cidade ganhou o título de Capital Cultural das Américas, sendo o destino ideal para quem gosta de apresentações artísticas, e todas as coisas relacionadas a arte.