Cidade do Cabo

Visão Geral

A cidade fica localizada na latitude 33,55 graus ao sul e 18,25 graus a leste. A península é uma espinha montanhosa que se projeta 40 quilômetros para o sul até o Oceano Atlântico e termina em Cape Point. A cidade é caracterizada por um litoral muito extenso com cadeias montanhosas, planícies costeiras com vales no interior. O fuso horário comparado com o horário de Brasília é de cinco horas a mais.

Fica distante de Joanesburgo 1400 Km. De Parque Kruger 2000 Km. Possui uma população atual de três milhões e quinhentos mil habitantes. A área da cidade é de 2.455 Km² e possui altitude máxima de 1590m.

O clima é mediterrâneo com verões amenos e, embora pense que o clima é igual ao do Rio de Janeiro, isso não é verdade. Sim, no verão as temperaturas chegam a ficar bem altas e a máxima já registrada foi de 39 graus. Mas os mares são gelados e há alguns que dizem que no verão eles ficam mais ainda devido as correntes marítimas. O inverno vai de junho a setembro e são frescos e úmidos com temperaturas médias de 12,5 graus celcius. O verão começa em setembro e acaba em março, sendo esta época mais seca e quente com temperaturas médias de 21,5 graus.

A cidade é governada por um conselho municipal composto por 210 membros, e estes respondem a um conselho executivo de 28 membros, que possuem um gestor que tem um presidente-executivo da cidade. A prefeita atual é Helen Zille.

A cidade do cabo é com certeza o centro econômico do país e também o centro industrial. Possui o porto e o aeroporto principal. Possui quatro grandes polos comerciais, como o Cape Town Central Business District, o Century City, o Bellville, o TygerValley e o Claremont Comercial. O turismo é responsável por quase dez por cento do PIB da província e emprega 9,6% dos trabalhadores de lá.

Turismo

Cidade do Cabo, a cidade mais bonita de toda a África, de acordo com viajantes do mundo. Alguns comparam como o Rio de Janeiro da África, pois as paisagens são parecidas. A Cidade do Cabo é uma península localizada na África do Sul e é considerada a capital legislativa do país

Possui maravilhosas paisagens tropicais e um astral contagiante, com turistas o ano todo, praias lindas, vida noturna ativa, culinária respeitável, hotéis de luxo e muito bem avaliados. Além disso há atrações turísticas de sobra para pessoas de todas as idades. Viagens solitárias, em família, com amigos ou românticas, Cape Town está equipado para receber todos os tipos de turistas e agradas a todos os gostos.

A cidade é um símbolo de miscigenação cultural e por isso a riqueza histórica e cultural encanta e faz todos vibrarem. Ainda, não podemos deixar de citar os animais. Muitos animais da savana e também outros animais, como os pinguins, são atrações para todas as pessoas. Um lugar com uma infraestrutura enorme feita para acolher os turistas mas também com uma natureza de tirar o fôlego, com muito verde, montanhas, praias, mares, animais e um clima tropical.

Cape Town é carinhosamente conhecida pelos habitantes de A cidade Mãe, por ser a primeira cidade Sul-africana a começar uma estação de reabastecimento de navios a leste e, por isso, a primeira metrópole do país.

Como ir para Cape Town

O aeroporto internacional da Cidade do Cabo não possui conexão direta com o Brasil, ou seja, não há opções de voos direto do nosso país para a cidade do cabo. Então, para chegar lá é preciso fazer conexões em outras cidades da África. E isso varia muito de acordo com a companhia aérea.

A maneira mais fácil de chegar é fazendo uma conexão passando por Joanesburgo e, a partir dali, partir em um novo voo que dura cerca de duas horas que leva até Cape Town. As empresas LATAM e a South African fazem conexão por Joanesburgo. Os voos partem da cidade de São Paulo e duram cerca de dez horas.

Outras Conexões

Há outras opções de viagens que gastam mais tempo e são com outras empresas. Isso vai depender da escolha do turista. E este decide de acordo com a companhia aérea favorita ou com a cidade de conexão favorita, afinal de contas é possível fazer um Stopover na cidade antes de embarcar no segundo voo, que vai para a Cidade do Cabo.

A empresa Angolana TAAG faz conexão em Luanda, na Angola. A Emirates faz conexão por Dubai. KLM tem conexão em Amsterdã, Air France com conexão em Paris, British com conexão em Londres e Turkish, em Istambul.

Transporte Na Cidade

O serviço de transporte público da cidade é muito organizado, além disso há táxi, UBER e transfer de empresas particulares. Existem empresas que possuem quiosques logo após os terminais do aeroporto que são especializadas no transporte para áreas turísticas da Cidade do Cabo. A Centurion, a City Hopper e a Sport, como exemplos. Este serviço pode ser feito de maneira particular, ou em grupos e, na maioria dos casos, pode-se negociar o valor.

Outra forma é alugar um carro. Neste caso você terá maior independência. É preciso ter carteira internacional de habilitação para isso. Ou você pode também contratar um motorista. Há também aluguéis de GPS (ideal para Brasileiros, que não estão acostumados com mão inglesa).

Também há opção de transporte de trem. Não são muitos lugares, mas existem alguns que podem ser chegados de trem. E ainda, há trens de luxo que já contam como uma atração turística e tanto, com quartos confortáveis e bonitos.

E, para aqueles que amam o mar, há opção de viajar de navio de cruzeiro. Os trajetos variam muito e passam por muitas cidades, isso depende da empresa escolhida. Uma empresa famosa que faz cruzeiro para a África do Sul é a MSC.

Quando ir

Não há exatamente a melhor época considerada para ir viajar para a Cidade do Cabo, afinal de contas ela conta com uma infraestrutura que atende turistas o ano todo. E também há atividades para o inverno e para o verão e elas não são muito diferentes entre si, já que a temperatura não varia drasticamente.

Na primavera, que é nos meses de outubro e novembro é a melhor época para quem quer gastar menos e não enfrentar tantas multidões de turistas, pois é a baixa estação. Os preços dos principais restaurantes e atrações turísticas abaixam um pouco e as filas ficam menores.

No verão, que vai de dezembro até o começo de março, é alta estação, então os preços podem ser mais “salgados” e você vai provavelmente encontrar multidões e filas na maioria das atrações turísticas e locais que for visitar. Entretanto há muito mais opções de passeios e o clima é o mais agradável, principalmente para ir a praias e explorar a natureza da cidade. Para mergulhar e surfar é a época ideal, mas lembrando que mesmo assim as águas são frias.

Mergulho em Cape Town

Mergulho em Cape Town

O outono que vai de março a junho é uma ótima época também de baixa temporada. Nesta época há a visita das baleias francas-austrais na costa sul e elas dão um show com seus saltos, encantando a qualquer um.

No inverno o frio pode ser intenso, com nevascas e chuvas constantes. Nestes casos muitas atrações turísticas ficam fechadas então você deve acompanhá-las pelo site oficial de Cape Town ou pelo site da atração para ver se está aberta.

Quantos Dias Ficar

O tempo mínimo ideal para aproveitar ao máximo a Cidade do Cabo, de acordo com viajantes experientes, é de sete dias. Mas você deve estar disposto a investir uma boa grana nisso. Com esse tempo é possível conhecer as principais atrações turísticas, tirar alguns dias para fazer passeios pela natureza, outros para as praias, outros para as compras e também para descansar e curtir a noite.

Entretanto se você faz questão de ir à Cape Town mas está com orçamento apertado ou tempo curto, dois dias podem funcionar. Neste caso você poderá fazer um city tour que te leva aos principais pontos turísticos e faz você economizar tempo, afinal de contas, é tudo mais ou menos perto na cidade.

Onde Se Hospedar

Bairros

Camps Bay: Uma das melhores opções mas também uma das mais caras. É a praia turística mais famosa e possui uma vida noturna muito ativa.

Sea Point: Há lojas e restaurantes para todos os gostos. E, apesar de ficar mais afastado do centro, é um ótimo local para quem deseja se hospedar próximo ao mar, pois possui um calçadão.

Green Point: Também se localiza na frente do mar, entretanto não faixa de areia na praia. Por outro lado há um calçadão onde as pessoas costumam fazer piqueniques, tomar sol e passear com os pets e as crianças. Lá há um farol que é o símbolo turístico do bairro.

Centro: Ótimo para sair às compras, como a maioria das regiões centrais de cidades turísticas. E possui várias atrações turísticas famosas, como o The Company’s Garden, o Castelo da Boa Esperança, o Planetário, a Catedral de São Jorge e a Long Street.

Waterfront: Local único, que atrai muitos turistas, principalmente pelo seu píer onde ficam vários barcos. Além disso há um shopping.

Hotéis

The One 8 Hotel: Hospedagens com banheira de hidromassagem, piscina com aquecimento solar, terraço ao ar livre, TV via satélite e varandas privativas. Oferece serviço de aluguéis de carros e bicicletas. Fica no Green Point e é ótima escolha para quem gosta de degustação de vinhos e ótimos restaurantes. Melhor custo-benefício da cidade, de acordo com alguns viajantes experientes.

Stayease Cape Town City Bowl: Localizado exatamente no centro da cidade. Quartos modernos equipados com TV de tela plana, banheiro privativo e wifi.

Park Inn by Radisson Cape Town Foreshore: Fica em uma área muito bonita, bem arborizada, a 300m da estação de trem da cidade. Com piscina e um bar, na cobertura do hotel, além de uma vista panorâmica da cidade.

Radisson Blu Le Vendome: Wifi gratuito em todo o hotel. Piscina ao ar livre e restaurantes. Próximo as praias de Milton Beach e Saunders Rock. Quartos com decoração clássica, TV, frigobar, banheiro privativo e área para café. Ainda há um café da manhã de buffet e um bar CPoint Bar and Lounge.

Sea Mount: Quartos modernos com TV de tela plana, decoração clássica e varanda com vista para o mar do Oceano Atlântico. Para quem ama alta gastronomia e degustações de vinhos é uma ótima opção.

Hosteis

Once in Cape Town: Localizado no bairro Gardens, em uma rua muito badalada, com vida noturna ativa, a Rua Kloof. Neste hostel há opção de hospedagem em quartos com banheiros privativos e também com banheiros compartilhados. Neste caso é importante se atentar a reserva antecipada caso deseje escolher banheiro privativo.

Mojo Hostel & Market Cape Town: Quartos privativos ou dormitórios compartilhados. Decoração moderna e ar condicionado. Aluguéis de bicicletas no Hostel.

91 Loop: Com um bar e restaurante no térreo, que serve pratos típicos, o hostel localizado no centro da Cidade do Cabo. Com decoração minimalista e moderna. Quartos privativos ou dormitórios compartilhados.

The B.I.G Backpackers: Com opções de quartos individuais ou dormitórios compartilhados. Área de piscina e instalação para braai, que é um tio de churrasco típico do país, com wifi e café da manhã inclusos. Além disso também possui aluguel de bicicletas.

Restaurantes

Cape Town é considerada uma das principais capitais culinárias do mundo, junto com Sydney, Londres, Tóquio e Barcelona. Alguns dos melhores restaurantes de Cape Town estão listados abaixo:

Jewells: Com ingredientes da melhor qualidade como legumes e ervas frescas, além de carne orgânica Red Angus do rebanho de Charles Back. A lista de vinhos experimental inclui ima seleção de rota das especiarias. Com três chefs renomados e talentosos no comando.

Fyn: Uma experiência única, no estilo Kaiseki, com cinco pratos – com alguns dos vinhos mais originais. Decoração requintada, sofisticada com uma cozinha no centro.

Addis in Cape: Um restaurante único. Que serve pratos típicos em um tipo de recipiente tradicional, onde pode ser compartilhado com a mesa toda, como os petiscos aqui no Brasil. Com um café famoso, não deixe de experimentar.

Karibu Restaurant: É um restaurante tipicamente africano. Fica localizado em um local bem badalado. Do lado de fora do Shopping Victoria Wharf. Muitas carnes exóticas e pratos típicos. Logo a frente você pode se encantar com a vista de um dos cartões postais da Cidade do Cabo, a Table Montain.

Mama África: Um restaurante totalmente feito para turistas. Um preço mais acima do normal, entretanto a diversão é garantida. Muitos pratos e decoração típica africana. Ótimo atendimento e música africana ao vivo, além de uma carta com cervejas artesanais locais.

Tasca De Belém: É um restaurante com culinária portuguesa. Inclusive os garçons falam o português de Portugal. Famosíssimo por servir a sobremesa típica da cidade, que é o Malva Puding, um bolinho cremoso.

La Colombe: Este é um restaurante muito diferente e incrível. Encanta a todos, inclusive é sede de muitas comemorações de casamentos. Serve pratos maravilhosos e vinhos da casa, já que é localizado dentro de uma das mais antigas vinícolas da área.

Two Oceans: Fica localizado no Cabo da Boa Esperança, ou seja, fora da cidade. É um dos mais famosos e possui um cardápio variado. A vista privilegiada faz valer cada centavo e cada tempo gasto para chegar até lá, pois do restaurante você tem a visão do oceano atlântico e índico.

Atrações Turísticas

Table Mountain

Table Mountain

Table Mountain

A menina dos olhos da cidade. Uma das formações rochosas mais incríveis do mundo. A montanha tem esse nome devido ao seu formato. É classificada entre as sete maravilhas naturais do mundo. Você pode observá-la de diversos pontos e estradas da cidade. Entretanto, é possível fazer um passeio turístico para observar de perto, subir a montanha, mas isso deve ser feito com planejamento, já que em algumas épocas do ano ela fica coberta por uma neblina gelada.

Jardim Botânico

Jardim Botânico

Jardim Botânico

Um belo jardim situado nas encostas da Table Mountain. Patrimônio Mundial da UNESCO. Fundado em 1913, é considerado um dos mais belos de todo o mundo. Apresenta exclusivamente plantas nativas e foi o primeiro do mundo deste tipo a ser assim. A riqueza impressiona, com mais de sete mil variedades de plantas, incluindo espécies raríssimas e ameaçadas.

Praias de Clifton e Camps Bay

Praias de Camps Bay

Praias de Camps Bay

Essas praias, situadas a poucos quilômetros do centro da cidade atraem pela paisagem. Camps bay é a mais badalada, um ponto de encontro de turistas que querem curtir bares e restaurantes agitados. Ótimo para os jovens que querem conhecer novas pessoas.

Clifton beach  é também muito badalada e por isso está aqui no mesmo tópico. Em constante crescimento, muitos prédios e casas modernas. Dividida em quatro por porções de pedras, cada uma possui características únicas e uma natureza de tirar o fôlego. Ainda, o público que frequenta também varia.

The Victoria e Alfred Waterfront

The Victoria e Alfred Waterfront

The Victoria e Alfred Waterfront

O porto construído em 1860 hoje em dia é um cartão postal da cidade. Sua orla é repleta de restaurantes diferentes que agradam a todos os gostos. Além disso há lojas de todos os tipos, teatros e entretenimento de monte. Também um aquário, o Two Oceans, que é um ótimo passeio para a família, lá é possível conhecer muitos animais marinhos, como pinguins e tartarugas. Também tem o Museu do Rugby Springbook que é interessante até para os que não amam os esportes.

Robben Island

Robben Island

Robben Island

Um dos grandes pontos turísticos da cidade. Esta ilha foi uma prisão no passado e figuras célebres, como Nelson Mandela, ficou nela por um tempo. Há passeios quatro vezes ao dia que levam os turistas até a ilha e lá há um passeio guiado, de ônibus, que mostra todo o presídio e a história da África do Sul e de Nelson Mandela. Os passeios custam 250 reais para adultos e geralmente se esgotam então tente comprar antes.

Gaiola De Tubarão Branco

Gaiola De Tubarão Branco

Gaiola De Tubarão Branco

A empresa Marine Dynamics é especializada neste tipo de mergulho e leva os turistas de Cape Town a mergulharem em uma experiência única e incrível. Há um barco com capacidade para 40 pessoas e uma gaiola segura. Sempre há um biólogo a bordo. E o passeio ainda conta com palestras. A água é muito fria então é aconselhável ir de roupa de mergulho de qualidade.

Prefeitura e o Castelo da Boa Esperança

Castelo da Boa Esperança

Castelo da Boa Esperança

O Castelo da Boa Esperança mais se parece com um cabo. É a estrutura mais antiga da cidade e foi erguida em 1666. A prefeitura e a Grande Parade ficam logo na frente. É um local lindo com uma estrutura arquitetônica maravilhosa.

Museu do Coração da Cidade do Cabo

Um grande feito na medicina ocorreu no hospital Groote-Schuur, na cidade do cabo em 1967. Foi o primeiro transplante de coração do mundo, feito pelo médico Christian Barnard. Foi então que o local se tornou um museu e hoje em dia atrai milhares de turistas do mundo todo curiosos e interessados em conhecer mais sobre a história do local e tudo sobre esse grande feito da medicina.

Museus Iziko da África do Sul

É o principal museu de arte da África do Sul. Nele, estão excelentes coleções de arte africana, britânica, francesa, holandesa e flamenga. Há programas de exposições de pinturas, trabalhos em papel, fotografia, esculturas, etc. Além disso, importantes coleções africanas de Jardim zoologia, paleontologia e arqueologia.

Museus Iziko da África do Sul

Museus Iziko da África do Sul

Pinguins e Baleias

Há opções de trilhas e praias na cidade do cabo onde você pode observar diretamente os pinguis e baleias (em algumas épocas do ano, como junho) na natureza. É impressionante e não há nada tão especial quanto ter contato com animais assim, sem grades, telas ou vidros de separação.

Pinguins

Pinguins

Passeios Gratuitos Em Cape Town

  • Parques: Cape Town o Company’s Gardens, Prestwich Memorial Garden, Green Point Urban Park.
  • V&A Waterfront
  • Anfiteatro da Market Square
  • Praias
  • Street Art
  • Trilhas

Custos (em Rand, Moeda Local)

Preços médios de custos com alimentação em restaurantes:

  • Pratos principais: 60-160
  • Drinks: 35-60
  • Sucos: 18-30
  • Refrigerante: 20
  • Água: 5

Table Montain: 205

Two Oceans: 118

Boulders Beach: 45

Roda gigante no Waterfront: 80

Degustação de vinho em vinícola: 20-50

Gasolina: 13 o litro

Aluguel de carro diário: 300

Viagem: passagem ida e volta + hotel por 4 dias: 1700,00

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
África

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *