Pedalar pela ruas das cidades brasileiras virou a febre do momento, e a cada dia mais brasileiros se apaixonam pela prática do esporte conhecido como bike tour. A prática esportiva começou em Lisboa e muitos portugueses mandaram o sedentarismo para longe das suas vidas participando das maratonas. Além de combater a preguiça os participantes de bike tour desfrutam de outros prazeres, a proposta é que as pessoas se conheçam e possam dividir experiências durante os acontecimentos. E se você estiver se perguntando qual é o trajeto desses ciclistas, a resposta é bem simples e urbana.
Praticantes
Os praticantes de bike Tour andam com suas bicicletas pelas ruas das cidades que sediam os eventos. Isso fica possível graças a infra estrutura proposta pelas cidades, cada participante tem direito a seguro para acidentes, uma equipe médica presente no local além de um equipamento completo para que o esporte possa ser realizado com toda a segurança e tranqüilidade. Ainda é vetada a participação de deficientes físicos nas provas, mas quem sabe daqui um tempo o pessoal não começa a realizar provas específicas para essas pessoas, não seria uma má idéia. A proibição da pratica por portadores de deficientes físicos se deu em função das condições das bicicletas, que no caso no bike tour não possuem adaptação necessária para esses atletas especiais.
A Cidade de São Paulo Comemorou Seu Aniversário Realizando o Bike Tour
Pelo segundo ano seguido a cidade de São Paulo realizou o bike tour para comemorar o aniverário da cidade que acontece dia 25 de Janeiro. Neste ano o percurso foi de 9 km que iniciou no Brooklin, passando pela zona sul até chegar na USP. Cerca de 6 mil ciclistas participaram da prova e o melhor de tudo ganharam uma bicicleta de 12 marchas no final do passeio. A bicicleta não era qualquer magrela com duas rodas, se tratava de uma MTB fabricada em Portugal pelo Grupo Sportis e fazia parte do pacote de 180 reais pago para participar da comemoração em duas rodas. Além do meio de transporte estava incluso no pacote um capacete, uma mochila e uma camiseta. Com todo esse aparato esportivo foi possível que todos os competidores chegassem ao final do trajeto sem nenhum obstáculo ou acidente durante o percurso.
Objetivos no Esporte
Não restam dúvidas que o esporte faz bem para qualquer pessoa, que a pratica freqüente além de condicionar o corpo a um preparo físico saudável, também ajuda no emagrecimento e tonificação dos músculos. No caso do ciclismo, os músculos das pernas e glúteo são os maiores beneficiados. Além de ajudar na respiração e propiciar uma sensação de bem estar. Ë bem comum ouvir que o esporte faz bem para o corpo e mente, e isso não é mentira. Mas antes de resolver subir na bike e pedalar pelas cidades você deve procurar seu médico para que este teste suas condições físicas.
Autoria: Clarissa Pippi