Quando Tem Neve Em Cajón Del Maipo?

Cajon del Maipo

Cajon del Maipo é um dos mais famosos pontos turísticos do Chile, nosso vizinho aqui na América do Sul, esse belíssimo lugar que atrai milhões de turistas e visitantes ao longo do ano, impressiona por sua extrema beleza natural e beleza pitoresca. Cajon del Maipo não está tão distante da capital do Chile, a cidade de Santiago, inclusive ainda se considera que essa atração natural fica dentro da área metropolitana da cidade de Santiago, a distância é de pouco menos de 100 quilômetros entre Cajon del Maipo e Santiago.

O passeio à belíssima região de Cajon del Maipo, apesar de ter crescido nos últimos anos, ainda não é tão popular assim, quanto o passeio a algumas outras localidades e atrações do Chile, por isso pode ser que você pegue um movimento não tão intenso por lá em algumas épocas, no entanto, como citado aqui, sua popularidade vem crescendo nos últimos anos, consequentemente a procura pelo local também.

Cajon del Maipo está localizado em um local considerado aos pés da imponente e belíssima Cordilheira dos Andes, a segunda em tamanho de altitude do mundo, perdendo apenas para o Himalaia na Ásia, portanto, em todo o entorno do local, o que se vê é beleza natural e paisagens impressionantes. O nome da localidade foi dado em homenagem ao Rio Maipo, que passa pelo local. Na região de Cajon del Maipo é possível ver muitas montanhas (A Cordilheira é uma das vistas mais lindas), ainda vales e muitos rios.

Muitas pessoas em um primeiro momento podem achar que não há muitas atrações e opções quanto ao que fazer por lá, mas não se engane, as opções são muitas e a gama de possibilidades é bem interessante. As atividades mais praticadas na região são o trekking (trilhas pelas localidades e belas paisagens), o rafting é uma opção também muito procurada pelos visitantes do lugar já que há muitas lindas paisagens ao redor dos rios, muitas pessoas praticam a cavalgada também por lá, assim como a escalada, o montanhismo, a arte do mountain bike e até mesmo o bungee jump pode ser experimentado na região.

Os pontos de interesse, onde realmente há estrutura de serviços para receber os visitantes e turistas são alguns de excelente qualidade e beleza, tal como algumas de suas piscinas naturais que contam com deliciosas águas termais, dois exemplos que podem ser citados são as Baños Colina e as Baños Morales, além disso é muito procurado o Monumento Natural El Morado, o Parque Rio Olivares, as Termas del Plomo e por último, mas não menos importante o Embalse El Yeso.

Para conhecer todas essas atrações e praticar esportes, ou outras atividades na natureza que sejam do seu interesse, é possível contratar agencias que ficam localizadas na própria capital Santiago, há muitas empresas que fazem esse passeio quase que diariamente, logo fazem o trajeto entre Santiago e Cajon del Maipo todos os dias, saindo bem cedo, muitas vezes ainda durante a madrugada e retornando no final do dia a capital.

É muito válido avisarmos aqui que as estradas não estão em suas melhores condições, não espere muitas auto estradas ao longo desse trajeto, pois não tem, grande parte da rota é realizada em estradas muito rusticas, sem asfalto, pavimentadas de terra batida e pedras, o que inclusive vai fazer o carro em que você estar balançar bastante ao longo da viagem, além disso há consideráveis curvas, e em grande parte do caminho também não há sequer acostamento, esteja preparado pois a possibilidade de furar um pneu ou não durante o trajeto é grande, mas se você estiver com um empresa séria, de confiança e que tenha bastante responsabilidade, tanto o motorista, quanto o guia saberão o que fazer prontamente, para que nada disso interfira no seu passeio e na sua experiência.

Uma das maiores importâncias de se procurar e averiguar a qualidade das agências que promovem esse tipo de passeio, são essas questões de percurso, que um guia e um motorista com experiência e treinados tirarão de letra, enquanto outros que sejam mais despreparados talvez passem por uma grande dificuldade para lidar com esses pequenos problemas. Uma dica é sempre pesquisar muito, antes de fechar negócio com qualquer empresa, procure por outras pessoas que tiveram experiências com eles, procure avaliações e veja também se eles possuem todos os registros corretamente.

Quando Ir a Cajon Del Maipo: Estações Do Ano E Condições Climáticas

Cajon del Maipo fica na região mais ao Sul do Chile, sendo que a região termina praticamente na fronteira entre os países da Argentina e do Chile, o principal ponto base para quem vai visitar as atrações é a cidade de San José del Maipo. A região onde está localizado Cajon del Maipo é uma região de padrões de temperatura mais frios, que costuma ter um inverno bem rigoroso, é também uma região mais alta, o que contribui para o clima frio e também para a formação de neve.

É possível ver um pouco de neve no topo das montanhas até mesmo nos meses de verão, ainda que a ocorrência de neve nos meses mais quentes (neve residual do inverno), vem caindo nos últimos anos e nas últimas décadas por causa do aquecimento global, é possível ver de longe lá no alto de algumas montanhas um branquinho de neve, já nos meses de inverno e nos meses de estações de transição, que são os meses de outono e primavera, a história é outra. Nos meses de inverno há tanta neve por lá, que pode ficar até mesmo bem difícil de fazer o passeio, inclusive algumas empresas sequer trabalham nesse período, os meses de neve mais pesada também incluem um período do outono e do inverno.

Turismo em Cajon del Maipo

Turismo em Cajon del Maipo

Por exemplo, se você deseja fazer o passeio sem grandes perigos, a indicação é que você evite com certeza o período que começa em maio e vai até novembro, principalmente os meses de julho e agosto, dependendo das condições climáticas é até possível ir até lá e as empresas fazem o trajeto, mas se no período o clima estiver muito fechado eles não fazem, uma vez que as estradas não são de alta qualidade e podem oferecer perigo. Se sua intenção definitivamente é ver neve, os meses de verão, dezembro, janeiro e fevereiro não são os meses mais indicados para você viajar.

Os meses mais aconselháveis para fazer essa viagem e ver neve, sem que hajam grandes perigos no passeio é o período que vai do finalzinho de outubro, o mês de novembro, além do finalzinho do mês de abril e o mês de maio, no entanto, essa é apenas uma indicação, as condições climáticas são muito imprevisíveis, e é sempre importante consultar como estará o clima na época da sua viagem, mas a previsão geral, são esses períodos citados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *