Qual Foi A Temperatura Mais Baixa Registrada No Mundo? Onde?

Existem vários locais no mundo onde são registradas temperaturas bem mais baixas que no Brasil, isso é fato. Portanto, pode surgir a dúvida em algum momento: Qual foi a temperatura mais baixa registrada no mundo? Confira a resposta abaixo:

Qual Foi a Temperatura Mais Baixa Registrada No Mundo? E Onde Ela Foi Registrada?

Fazendo uso dos termômetros que existem posicionados em vários lugares no planeta terra, a temperatura mais baixa que já foi registrada em toda a história foi de -89,2 °C.

Essa temperatura foi registrada no ano de 1983, mais precisamente no dia 21 de 1983, na Estação Vostok, que é uma estação de pesquisa russa, que se encontra no interior da Antártida.

Estação Vostok

Estação Vostok

No entanto, outros existem outros métodos de registro de temperatura, esses são menos confiáveis que os termômetros, como os satélites que tem sensoriamento remoto, ou seja, não estão posicionados na superfície da terra. A partir desses já foram registradas temperaturas mais baixas, sendo elas: -93,2 °C, no dia 10 do mês de agosto do ano de 2010 e -95 °C, no ano de 2009.

Como essas medições não são precisas, elas não são consideradas as mais baixas já registradas na terra.

Por Que Os Termômetros São O Método De Medição Mais Confiáveis?

Termômetros

Termômetros

Existem vários tipos de termômetro, cada um sendo utilizado para um fim específico. Normalmente conhecemos o termômetro clínico, aquele usado para medir a temperatura do corpo e o termômetro a álcool, que mede a temperatura do ambiente, fazendo uso do princípio da dilação dos líquidos. Normalmente esses termômetros usam o álcool ou o mercúrio para a medição da temperatura. O termopar é um instrumento para medir a temperatura que faz uso de fios de metais em suas extremidades que geram correntes elétricas dependendo da temperatura.

Esses aparelhos são mais confiáveis que os satélites remotos já que eles estão localizados na superfície terrestre, com isso, a medição não possuirá quase nenhuma incerteza. Já as feitas a partir de satélites são calculadas por meio de estimativa, podendo ser a temperatura real bem diferente da encontrada por eles.

A Estação Vostok

Essa estação foi fundada no dia 16 do mês de dezembro do ano de 1957, pelo pesquisador V. S. Sidoroy, que acabou se tornando o chefe da mesma. Atualmente essa estação é usada pela França, Estados Unidos e Rússia, onde há pesquisas compartilhadas entre essas federações.

A estação foi construída bem no centro do continente antártico, ficando a 1.260 km da costa mais próxima e 1.253 km do Polo Sul. Sua localização é tão remota que o acesso a ela durante o inverno é quase impossível, fazendo com que os pesquisadores fiquem isolados no local. A maneira mais fácil de acesso é por aviões, que só podem viajar na região durante o verão.

A localização é estratégica, já que é a estação mais próxima do polo sul magnético do planeta, com isso, se torna o local perfeito para pesquisar mais sobre as mudanças no campo magnético da Terra.

A estação Vostok é o lugar habitado do planeta que possui as mais baixas temperaturas, conhecido com polo do frio. A média anual na região é de -50 °C, sendo as máximas no verão de -30 °C, que ocorrem durante o verão, e a mínima com média em torno de -70 °C. A temperatura mais alta que já foi registrada na estação foi de -14 °C, no ano de 1974, no dia 5 do mês de janeiro. Já a mais baixa é também a mais baixa de todo o planeta Terra, sendo ela de -89 °C.

No dia 28 do mês de julho do ano de 1997 foi registrada na estação a temperatura de -91 °C, porém, não há uma confirmação oficial da mesma, portanto ela não se tornou a mais baixa já registrada no planeta Terra.

Lugares Com Temperaturas Baixas Que Podem Ser Visitados

Temperaturas Baixas

Temperaturas Baixas

Os amantes do frio podem sonhar em conhecer um dos pontos com menores temperaturas do planeta Terra, infelizmente essa experiência não poderá ser vivenciada na Estação Vostok, no entanto, há países no mundo onde as temperaturas médias são bem baixas, e você pode ter uma experiência quase similar ao que os cientistas que vivem na estação passam durante o ano todo.

Os lugares frios podem ser incômodos ao corpo humano, já que os seres humanos não possuem mecanismos de defesa naturais contra ele, porém, ao usar os métodos artificiais para se aquecer é possível aproveitar o local, onde provavelmente será apreciada uma cultura totalmente diferente e belas paisagens. Os países mais frios do planeta Terra são:

  • Antártida: O país onde está localizada a Estação Vostok possui o título de mais frio do mundo. O clima na região é tão frio e seco que pode levar o ser humano a morte. Apesar do frio, na Antártida você encontra uma vida selvagem diferente e paisagens incríveis que com certeza só podem ser vistas nesse local.
  • Estados Unidos da América: Não é todo o território norte americano que possui temperaturas extremamente baixas, sendo na região do Alasca que ela pode ser encontrada, onde a média da mínima durante o inverno é de – 62 °C. A região do Alasca também conta com ventos bem fortes, combinados a paisagens incríveis, principalmente em suas montanhas, com destaque para o Monte Mc Kinley, que é o pico mais alto dos Estados Unidos e uma das montanhas mais frias do planeta.

  • Estônia: Esse país está entre os que mais nevam em todo o mundo, sendo um local com regiões encantadoras. Sua capital, Talim, possui uma arquitetura que remete aos tempos medievais, onde as temperaturas são extremas, ficando a média em -5 °C, mas com quedas para -30 °C, em determinadas épocas do ano. É um país extremamente
  • Finlândia: Dentre os países mais frios da Europa está à Finlândia, onde neva por quatro meses durante o ano todo. A temperatura média é de -20 °C, e na região da Lapônia pode chegar a -50 °C. Na Finlândia é possível fazer passeios incríveis em meio a florestas, conhecer culturas extremamente diferentes, além de o país ter uma gastronomia incrível.
  • Rússia: Durante o ano inteiro na Rússia o clima é frio e com muitos ventos. Em janeiro as temperaturas podem chegar a -27 °C. Um dos lugares mais frios habitados no planeta é a cidade Oymyakon, localizada na Rússia, onde já foi registada a temperatura de -67 °C no ano de 1933. Na Rússia é possível apreciar belas paisagens e uma vida selvagem bem diversificada.
  • Canadá: Uma visita no Canadá é bem interessante, já que o país possui regiões com diferentes entre si. Para encontrar o frio o ideal é ir até as províncias de Prairie, onde a temperatura fica entre -15 °C a -39 °C. Esse é um dos países mais visitados das Américas devido à quantidade de atrações turísticas interessantes e belas paisagens.
  • Cazaquistão: As estações são bem demarcadas no Cazaquistão, o que dá ao país um verão bem quente e um inverno rigoroso. O frio durante o inverno é tão intenso que devem ser tomados diversos cuidados para sair de casa. A cidade de Astana, uma das mais frias, possui paisagens incríveis, uma arquitetura moderna recém-construída, e uma culinária diferente e deliciosa.
  • Mongólia: Nos meses de janeiro e fevereiro o país pode registrar temperaturas de até -20 °C, que fazem com que as paisagens da Mongólia fiquem ainda mais bonitas.
  • Islândia: A Islândia possui paisagens fantásticas naturais, além disso, no país também é possível apreciar a tão misteriosa aurora boreal. A Temperatura normalmente fica em 0 °C, havendo regiões que já registraram -40 °C.

Qual Foi a Temperatura Mais Baixa Já Registrada No Brasil?

No Brasil as temperaturas mais baixas são registradas no Sul, sendo que na cidade de Urupema, em Santa Catarina, foram registradas as temperaturas mais baixas no Brasil: -8,8 °C. Essa temperatura foi registrada no Morro das Torres, no ano de 2011. A cidade possui diversas atrações turísticas durante o ano todo, e no inverno é bem comum a ocorrência de geadas, sendo que a neve já foi registrada em alguns períodos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *