Qual É A Cidade Mais Fria Do Nordeste?

Frio no Nordeste do Brasil

Quando se fala sobre a região Nordeste do Brasil a primeira coisa que pensamos costuma ser sobre as suas belíssimas praias, sobre as suas águas cristalinas, sobre as deliciosas tradições de festas juninas, lembramos também das comidas típicas incrivelmente saborosas, além de também nos lembrarmos do povo nordestino, que é um dos retratos mais fieis do povo brasileiro, um povo alegre e forte.

Falar sobre temperaturas mais baixas na região Nordeste brasileira pode parecer um tanto quanto irreal, não é mesmo? No entanto, existem sim algumas localidades dessa linda região, que ao invés de serem marcadas pelo calor e sol forte, são na verdade marcadas pelo seu clima frio e algumas vezes até pelos seus festivais de inverno, regados a muita música boa, comidas típicas do frio, grandes artistas e muita diversão.

A curiosidade que pode pairar sobre a mente de muitas pessoas é como seriam essas cidades onde faz frio no Nordeste, onde elas estão, como vive a população por lá, a verdade é que em praticamente todos os estados do Nordeste do Brasil, existem alguns municípios em que as médias de temperaturas baixas podem chegar a valores mais extremos e os invernos acabam sendo bem diferentes do que acontecem nas cidades litorâneas dos estados.

Podemos dizer, na verdade podemos afirmar que a ocorrência de localidades com padrões de baixas temperaturas na região Nordeste nada tem a ver com a latitude da sua localização, na verdade o que determina os padrões climatológicos desses locais não está relacionado com nenhum tipo de dados de coordenadas geográficas, mas sim com os padrões de relevo do local.

Em locais onde o clima é classificado como clima tropical ou clima equatorial, o relevo será fundamental para determinar como serão as temperaturas nas diferentes estações do ano, por exemplo, em lugares onde a altitude em relação ao nível do mar é maior, por via de regra o clima do local será mais frio, normalmente essas localidades estão nas serras e nas regiões montanhosas.

Há uma seleção de cidades mais frias a região Nordeste, a seguir vamos indicar algumas dessas cidades para vocês, mas é sempre válido lembrar que o clima pode mudar ligeiramente de um ano para o outro, por isso dependendo do ano, a cidade mais fria pode ser diferente, por isso vamos indicar alguns nomes que ficam sempre na disputa desse título e vamos também apontar qual delas teve mais anos frios segundo os registros meteorológicos.

Cidades Mais Frias Da Região Nordeste Do Brasil

Região Nordeste do Brasil

Região Nordeste do Brasil

Ainda que no verão as temperaturas possam ser mais altas, algumas cidades nordestinas vem os ponteiros do termômetro lá em baixo em determinadas épocas do ano, esse friozinho para muitas pessoas pode ser visto com uma certa estranheza, uma vez que por essa região há muito calor, praia, sol, regiões áridas, mas para uma outra parte da população, as baixas temperaturas são até mesmo vistas como um refresco merecido em meio a um calor constante que ocorre nas regiões ao redor.

A primeira cidade que vamos citar aqui é o município de Areia, que está localizado no estado da Paraíba e que fica em uma altitude de mais ou menos uns 600 metros, a média de temperatura nos meses mais frios fica em torno dos 12 graus Celsius, com picos de temperaturas mais baixas em determinados dias, podendo em algumas ocasiões mais extremas, se aproximar das temperaturas negativas.

Essa charmosa cidade que ainda conta com casarões do tempo colonial, os quais hoje são pintados em diferentes tonalidades, deixando a cidade muito mais colorida, muitas vezes nos seus meses mais frios é marcada por uma neblina constante que estaciona sobre o município.

A cidade de Piatã está localizada no estado da Bahia e é famosa por suas temperaturas muito baixas em relação a média regional. O município de Piatã é considerado por muitas pessoas e muitos pesquisadores como o município mais frio de toda a Bahia, isso se deve em grande parte por causa de seu relevo, que lhe faz ter o título de cidade mais alta do Nordeste em relação a sua altitude, o núcleo central de Piatã está em uma altura de mais ou menos 1200 metros, sendo que em bairros mais afastados do centro há montanhas e localidades com altitude ainda mais elevada.

Na cidade de Piatã a média de temperatura considerando o ano todo fica mais ou menos em 20 graus Celsius, o que significa que não apenas o seu inverno é muito frio e tem baixas temperaturas, como também os seus meses de verão também apresenta valores de temperatura abaixo da média do estado. No inverno as temperaturas costumam ficar por volta dos 4 graus Celsius, o que no nosso país como um todo, um país tropical, é considerado um cenário de bastante frio.

Outra cidade da Bahia que tem invernos bem frios é a cidade de Maracás, a qual recebe o carinhoso apelido de a suíça baiana, não somente por causa de suas temperaturas baixas no inverno, como também por causa das plantações de flores que existem no local, o que deixam o município mais bonito e bem mais alegre, Maracás é hoje um dos maiores produtores da região Nordeste no ramo de flores, no inverno as médias de temperaturas podem variar entre os 3 graus Celsius e os 12 graus Celsius.

Maracás

Maracás

A altitude da região central de Maracás é de pouco mais de 1000 metros acima do nível do mar, sendo que ao redor do município as altitudes podem bater a marca dos 1300 metros.

Agora vamos falar um pouco sobre o estado de Pernambuco, tão conhecido por suas belas praias, suas águas transparentes, por seu sertão, mas que também tem a suas cidades de serra e de montanhas, aqui vamos falar sobre o município de Triunfo, que fica dentro da sub região do sertão pernambucano e que está a mais ou menos 400 quilômetros da cidade de Recife, capital do estado.

A cidade de Triunfo é a mais alta de todo o estado de Pernambuco, estando a uma altitude maior do que 1000 metros em relação ao nível do mar, as suas temperaturas são bem amenas, tanto nos meses de verão, quanto nos meses de inverno, o que faz com que muitas pessoas procurem o local para relaxar um pouco do grande calor que faz nas áreas de sertão ao redor, esse entre outros motivos fizeram com que ao longo do tempo essa cidade fosse apelidada de Oásis do sertão Pernambucano, isso se deve também ao fato que a cidade tem um considerável nível de precipitação anual, muito maior do que os valores de precipitação das suas vizinhas, que por vezes enfrentam meses de seca.

No estado do Ceará, uma cidade que chama atenção por suas temperaturas mais amenas é a cidade de Guaramiranga, uma pequena cidade charmosa e que muitas vezes é comparada com Campos do Jordão, que por sua vez está localizada no estado de São Paulo. Guaramiranga tem uma arquitetura única e que remete aos tempos colônias, com construções bem preservadas e pintadas em cores coloridas. A altitude da cidade está acima dos 800 metros em relação ao nível do mar, uma curiosidade é que a cidade troca os bailes de carnaval por um grande festival de Jazz e de blues, muito famoso e popular em toda a região.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os refúgios mais frescos do nosso Nordeste brasileiro, quando você resolver viajar um pouco fora do obvio dos estados nordestinos, você pode apostar nesses destinos de maior sossego, onde com certeza irá se deliciar com comidas deliciosas, com a grande receptividade do seu povo e com todos os encantos do Nordeste, mas sem o calor forte que sempre está presente em outras localidades da região. Se você quiser eleger a cidade mais fria entre as citadas, poderíamos dar esse título a Piatã, que é a mais alta e que costuma ter as temperaturas mais baixas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *