Precisa De Passaporte Para Viajar Para O Chile?

Chile

O Chile é um país localizado na América do Sul, assim como o Brasil, no entanto, o Chile não tem nenhuma fronteira com o território brasileiro. Os países que dividem fronteiras com esse país são a Argentina, o Peru e a Bolívia e em seu extremo Sul, o Chile está ao lado do que chamamos de Passagem de Drake, é um estreito que fica entre o continente americano e a região da Antártida, muito conhecido por ser um dos piores lugares do mundo para navegação.

O Chile é um país de grande extensão territorial, por esse motivo ele apresenta diferentes condições de temperaturas, condições geográficas e mudanças de na fauna e na flora ao longo de sua territorialidade, incluindo muitos contrastes que vão de desertos a geleiras. Esse impressionante país conta com o deserto mais seco de todo o mundo mais ao Norte de seu território, conta com a segunda cadeia de montanhas de mais altitude em todo o planeta Terra, que é a Cordilheira dos Andes, além de também contar com paisagens bem alpinas na região sul, com muitas montanhas cobertas de gelo, região de geleiras, lagoas congeladas no inverno e muito mais.

O Chile atualmente é um dos lugares mais procurados para o turismo na América do Sul, ele que por muito tempo ficou de certa forma apagado pelo apelo turístico brasileiro, além da grande procura turística cultural e histórica no Peru, nos últimos anos viu seus visitantes se multiplicarem e atingirem os maiores números já vistos, não é para manos, afinal esse país apresenta paisagens impressionantes de Norte a Sul, paisagens para todos os gostos, mas os lugares que mais recebem visitantes anualmente é a capital, a cidade de Santiago e a região do Deserto do Atacama.

Hoje o Chile é um dos destinos mais procurados, não só por turistas de outros continentes, mas também pelos brasileiros, foi um dos lugares que mais recebeu brasileiros nos últimos anos, é um destino de turismo que está muito em alta, principalmente por causa do aumento de divulgação e circulação de fotos sobre os seus belíssimos lugares pela internet, no entanto, uma pergunta que muitos viajantes podem se fazer antes de realizar uma viagem, é se eles precisam de passaporte para entrar no Chile, afinal se trata de um outro país e portanto, também é considerado uma viagem internacional, fique tranquilo porque vamos responder essa sua pergunta logo abaixo.

Chile

Chile

Quais São Os Documentos Necessários Para Fazer Uma Viagem Para O Chile (América Do Sul)?

Primeiramente vamos esclarecer que não é preciso ter um passaporte brasileiro para entrar no Chile, portanto, não precisa se preocupar com essa questão se o seu destino for uma viagem apenas para o nosso vizinho sul americano, é importante dizer também que o visto também não é necessário nessa viagem, mas afinal o que é preciso? A resposta para essa pergunta é que apenas a sua carteira de identidade nacional brasileira é necessária, ou seja, você só precisa estar em posse do famoso RG (Registro Geral).

É importante informar também que se você não tiver a sua carteira de identidade por algum motivo, não tem problema se você tiver um passaporte, você pode usar o seu passaporte para ir para o Chile se quiser, apenas não é obrigatório, você usa se preferir. Um dos dois documentos deve ser apresentado, independente de qual deles você tiver em mãos. Lembre-se, no entanto, que a sua carteira de identidade somente será aceita se ela estiver em boas condições, você não pode usar um RG velho para viajar, a mesma coisa vale com o passaporte, ele tem de estar em boas condições e sem partes rasgadas ou danificadas, em especial as partes que contém os seus dados pessoais e informações.

Outra informação importante que você precisa ter é que o passaporte tem que estar dentro do seu período de validade, além disso, uma informação essencial quanto a carteira de identidade, é que é muito indicado que ela tenha menos de 10 anos de uso, menos de 10 anos a partir da data da sua emissão, mas isso não é uma regra, apenas uma indicação. Agora se você deseja ir ao Chile e se mudar para lá, fixar residência, estudar, trabalhar, ou qualquer outro motivo que faça você morar no país, aí sim, nesses casos específicos você terá que estar obrigatoriamente com o seu passaporte brasileiro e inclusive com um visto de permissão, um visto que se enquadre no quesito que você precisa (visto de estudo, visto de trabalho, etc.).

O Chile é um país que não está tão distante de nós brasileiros, por esse motivo, apesar de a maioria das pessoas optar por viajar até lá de avião, algumas das pessoas se aventuram indo de carro, isso mesmo, de carro, a grande maioria dos viajantes que faz essa viagem, esse percurso, acabam fazendo o caminho através da Argentina, nossa vizinha direta e que compartilha uma fronteira conosco. Os viajantes que optam por essa rota vão aproveitando para conhecer as belezas naturais desse nosso outro vizinho, que também são muitas, afinal a Argentina é um país lindo.

Bandeira do Chile

Bandeira do Chile

Após fazer um passeio por lá, os viajantes por fim se dirigem ao Chile, mas devemos dar algumas dicas e sugestões sobre a viagem, primeiramente o seu carro deve estar com todos os documentos regularizados e em bom estado, afinal não será possível concluir a viagem se tiver algum problema com o seu veículo. Um dos pontos mais importantes sobre essa viagem de carro até o Chile, é que o controle de fronteiras chileno, costuma ser muito rígido em relação ao controle de automóveis que circula dentro do seu território.

Por esse motivo se você estiver com os documentos do seu carro de forma regularizados e tudo em mãos da maneira correta, eles vão te emitir uma espécie de licença para entrada no país, esse papel que você receberá é muito importante, pois você precisa dele para sair do Chile, uma vez que se no momento de ir embora, você não tiver essa licença com você, a sua saída é permitida, mas não a do seu carro, você pode ir embora, mas os fiscais de fronteira irão reter o veículo, pois eles consideram que você não pode tirar um bem que não foi você que levou ao país.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os costumes, as leis e as informações importantes para entrada no Chile, basta apenas planejar os detalhes da sua viagem e arrumar as malas, lembre-se que antes de viajar, independente do motivo, seja trabalho, lazer, estudos ou outros, devemos estudar e nos informar sobre a cultura local, para que não haja problemas imprevistos na sua estádia, é bom saber o que levar, o que não levar, saber sobre o sistema de atendimento médico do local, quais medicamentos são vendidos por lá em caso de emergências, etc. Sabendo de tudo isso, é só ir e boa viagem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *