O Que É Necessário Para Tirar Passaporte Brasileiro?

Quais São Os Documentos Necessários Para Tirar O Passaporte Brasileiro, O Que É Necessário, Como Fazer?

Há muita gente que não sabe, mas independente do país que você for visitar é necessário que você tenha um passaporte do nosso país, comprovando quem você é, os seus dados e sua nacionalidade, ele será o documento válido para você naquele país, afinal cada nação tem as suas próprias leis e diretrizes, assim como cada lugar tem os seus próprios documentos estabelecidos como oficiais, o RG ou registro geral que temos aqui, não existe nos outros lugares, a mesma coisa acontece com os documentos das pessoas de outros lugares, para facilitar a identificação das pessoas em viagens internacionais foi criado o passaporte como uma forma de padronizar tudo isso.

O passaporte é um documento padronizado e reconhecido em todos os países do mundo, a sua padronização permitiu que ele fosse internacionalmente usado por pessoas de todos os cantos do nosso planeta, dessa forma as migrações de um lugar para o outro, sejam a lazer, a trabalho ou por qualquer outro motivo ficam muito mais fáceis de serem controladas, o sistema de muitos países é interligado, além disso o que facilitou essa deslocação e organização de maneira mais eficiente são as embaixadas dos países, pois dessa forma ainda que você não esteja dentro da sua própria nação, você terá alguém em outro lugar, que fala em nome do seus interesses e em nome do seu povo, é alguém que você pode recorrer em casos extremos e outras situações.

A padronização dos sistemas de embaixadas também ajudou com que as migrações e organização do deslocamento internacional fosse mais controlado e organizado, dessa forma sendo possível organizar as nações, as suas fronteiras e saber a origem de todas as pessoas, de modo que cada pais cuide da vida do seu próprio povo. Portanto, o passaporte é algo que nos permite ir para outros lugares no mundo, lugares que são fora do nosso país de origem, que no nosso caso é o Brasil, mas assim como ele é necessário para nós, ele é necessário também para todas as outras pessoas, de todas as outras nações.

Passaporte Brasileiro

Passaporte Brasileiro

No entanto, uma pergunta que muitas pessoas fazem constantemente é como fazer o passaporte, essa é uma questão que gera dúvidas para muita gente, pois não é um processo muito divulgado, ainda que não seja difícil, na verdade ele é bem simples e não tem erro, há muito tempo o processo é feito da mesma maneira, as vezes um contratempo é apenas você ter que sair da sua cidade para fazer o passaporte, pois ele não é tirado em todos os municípios do país.

Passo a Passo De Como Tirar O Passaporte

Primeiramente devemos informar que o passaporte é tirado junto a Policia Federal brasileira, por esse motivo para ter esse documento você deve ir a algum posto que seja especifico para esta finalidade, pois não são em todos os postos da polícia federal que são emitidos os passaportes, apenas em alguns específicos.

Agora vamos colocar em uma lista quais são os documentos necessários para que você possa dar entrada no seu passaporte, são eles:

  • Um documento de identidade, por documento de identidade entende-se a Carteira de identidade, também chamada de RG ou de Registro Geral, pode ser ainda uma carteira do tipo funcional, mas desde que ela seja reconhecida oficialmente por lei federal, pode ainda ser a carteira de habilitação que esteja com foto ou também pode ser apresentada a carteira de trabalho com foto. Há ainda mais uma opção, para as pessoas que já tiveram um passaporte anterior, ele mesmo pode ser apresentado como documento de identidade. No caso de mudanças de nome, por causa de casamentos, etc, levar a certidão de casamento, de divórcio ou o que mais for preciso para explicar e justificar as mudanças.
  • O CPF ou certidão de pessoa física é também um documento obrigatório para que você consiga retirar o seu passaporte, no entanto, o documento CPF em si pode não ser preciso, nos casos em que o número do CPF já consta ou na carteira de identidade (RG) ou na carteira de trabalho.
  • A Certidão de Casamento deve ser apresentado para tirar o passaporte no caso de mudança de nome devido ao casamento, em outros casos ou se você nunca tiver se casado não é necessário.
  • A Certidão de naturalização é obrigatória de ser apresentada no caso das pessoas que foram naturalizadas brasileiras, mas que não nasceram aqui, ela é imprescindível nesses casos.

Não se esqueça que se você já tiver tirado passaporte anteriormente você deve obrigatoriamente leva-lo no dia de fazer um passaporte novo, isso porque se não o entregar no momento da renovação, você terá que pagar a taxa do passaporte duas vezes.

Um outro ponto muito importante é que o passaporte só é emitido se a pessoa não estiver pendente com a justiça brasileira obviamente, além disso não são permitidas pendencias eleitorais ou para os homens pendencias com o exército, não é necessário levar título de eleitor ou documento de comprovação de dispensa, hoje eles checam tudo eletronicamente, mas se caso tiver algum erro no sistema e apareça que você está pendente em alguns desses casos, é bom ter o documento em mãos para comprovar que está tudo certo.

Os passos seguintes para a emissão de um passaporte brasileiro é ir ao site da polícia federal, você pode digitar polícia federal passaporte no google, que irá aparecer diretamente o site que você deve ir, lá primeiramente você vai preencher o formulário com seus dados e outras informações importantes e em seguida vai ser emitido um boleto para o pagamento da taxa do passaporte, que hoje está no valor de 257,25 reais. O pagamento pode levar um ou dois dias para cair no sistema, após esse período você poderá então fazer o agendamento para ir ao posto da polícia federal, no local onde fazem passaporte e que seja mais perto da sua residência. Vá no dia e hora marcada, não precisa levar foto 3×4, pois ela é feita na hora, no local, depois você deve voltar apenas para buscar o seu passaporte já pronto na data informada por eles.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *