Dicas Para Reduzir o Desconforto no Ouvido em Viagens de Avião

Certas pessoas desenvolvem a dor de ouvido ao descer na Terra durante uma viagem de avião. Ela é causada por pressões desiguais que se desenvolvem de ambos os lados da membrana do tímpano. Chupar doces e soprar de forma suave com o nariz com boca fechada costuma a empurrar o ar para o ouvido médio, equalizar a pressão e aliviar a dor. Algumas pessoas são propensas a esse problema ao tomar anti-histamínicos ou descongestionantes durante o voo. O pequeno espaço do ouvido médio atrás do tímpano é preenchido com ar. Esse espaço está ligado à parte de trás do nariz por um minúsculo canal chamado tubo de Eustáquio. O ar em ambos os lados da membrana do tímpano deve ter a mesma pressão. Como um avião desce, a pressão de ar se torna maior quando se está próximo do solo. Isso empurra a pressão para dentro do tímpano, o que pode ser doloroso. Para aliviar a pressão tem que subir de modo rápido.

Como Evitar a Dor de Ouvido ao Voar?

Chupar doces quando o avião começa a descer pode ser uma boa solução. Para os bebês pode soar como uma boa ideia alimentar ou dar uma bebida no momento da descida para incentivar o ato de engolir. Tente respirar de modo suave com a boca fechada e aperte o nariz (a manobra de Valsalva). Desta forma, se o ar é soprado para fora, você empurra para dentro da tuba auditiva. Ao fazer fizer isso é possível sentir nas orelhas quando o ar empurra para dentro do ouvido médio. Isso por vezes traz a cura o problema. Repita esse procedimento a cada minuto até à aterragem, em principal sempre que sentir qualquer desconforto no ouvido. Comprimidos Anti-Histamínicos (disponível em farmácias): Tome a dose recomendada no dia anterior e na hora da viagem. Isso pode ajudar a limitar a quantidade de muco. Um spray nasal descongestionante secará o nariz. Por exemplo, um que contém xilometazolina – disponível em farmácias. Pulverize em cerca de uma hora antes da previsão de descida e cinco minutos mais tarde. Em seguida, a cada vinte minutos, até à aterragem. A pressão do ar regula tampões de ouvido. Protetores reutilizáveis baratos por vezes são vendidos nos aeroportos e em farmácias. Eles retardam a taxa de mudança da pressão do ar sobre o tímpano. Siga as instruções. De modo básico se coloque em frente à porta do avião fechada. Esta condição comum é causada por mudanças bruscas de altitude ou pressão de ar, o que provoca proporção desigual entre o ouvido médio e o ar fora da orelha. Isso faz com que o bojo do tímpano para fora ou retraia para dentro, o que pode doer e até mesmo causar uma perfuração. Engolir ou bocejar deve ajudar a aliviar o desconforto porque a trompa de Eustáquio, que liga ao ouvido médio à parte posterior do nariz, se abre e permite que o ar flua para dentro ou fora do ouvido médio, igualando a pressão. Caso esteja congestionado por causa do resfriado ou alergia esse tubo pode ser bloqueado, causando dor e perda auditiva temporária. Para impedir que isso aconteça em voos futuros tente tomar um descongestionante entre trinta a sessenta minutos antes de voar. Isso vai ajudar a secar o muco do nariz e dos peitos. Enquanto se está voando tente mascar chiclete. Isso irá incentivar a deglutição, o que ajuda a ativar os músculos que abrem as trompas. Além disso, não durma quando o avião está descendo, assim se pode ter certeza de que está engolindo comida e bebida.

Dor de Pilotos!

Cerca de um terço dos pilotos sente dor de ouvido ou entupimento devido às mudanças na pressão do ar, de acordo com Francis Howard, professor de otorrinolaringologia da Universidade Johns Hopkins. E este número aumenta se os passageiros têm alergias sazonais ou voam com resfriado. Mesmo que os aviões comerciais sejam pressurizados para minimizar os efeitos das variações de altitudes 39.000 pés, a cabine apenas pode replicar a atmosfera a 7.000 pés. Assim, seus ouvidos ainda estão sujeitos às mudanças na pressão, em especial durante pousos e decolagens.

Dor de Pilotos!

Dor de Pilotos!

Cuidados Adicionais Para Reduzir Desconforto no Avião!

Enquanto a maioria das pessoas saudáveis se ajusta às mudanças na pressão do ar, voar com um resfriado ou alergias pode agravar o desconforto auditivo e ser perigoso, de acordo com Francis. Em circunstâncias normais o ar que flui através do tubo de Eustáquio no interior do ouvido mantém pressão em ambos os lados dos tímpanos. Quando se tem um resfriado, membranas inchadas no ouvido podem bloquear a trompa de Eustáquio. O tímpano fica estica devido à pressão desigual, criando grande quantidade de dor. Em casos graves, o ouvido médio enche e resultar na infecção do ouvido. Você já se perguntou por que os bebês choram em pousos e decolagens? Acontece porque as trompas de Eustáquio são frequentes e restringem a quantidade de fluxo de ar no ouvido. Mas o melhor método, de acordo com Francis, é o “da manobra de Valsalva”. Apenas aperte o nariz, feche a boca com força antes de exalar através das narinas.

Com o estalo que se ouve é possível ajudar a equalizar a pressão. Use a manobra de forma periódica, em especial ao subir ou descer. Tampões mantêm a pressão ainda nos ouvidos, restringindo o fluxo de ar para o tímpano, o que dá ao ouvido interno maior tempo para compensar as alterações na pressão. Certifique de colocar antes da decolagem e não remova até o avião pousar. A miringotomia equaliza a pressão em ambos os lados do tambor. Chupar doces ou soprar de forma suave com o nariz com a boca fechada costuma a empurrar o ar para o ouvido médio, equalizar a pressão e aliviar a dor. Algumas pessoas são propensas a esse problema ao tomar anti-histamínicos ou descongestionantes durante o voo. Porém, quando não existem soluções para a insuportável dor aguda o jeito é procurar o médico para fazer exames e usar o remédio ideal para reduzir o desconforto no ouvido em viagens de avião.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *