Crescimento do Turismo Mundial

A indústria do turismo mundial encerrou o ano passado com 935 milhões de turistas, número este que é 6,7% maior do que o que foi registrado no ano de 2009 e com isso compensou a queda de 4% que anteriormente havia sofrido.

Superou ainda em 2,5% o maior nível que havia sido alcançado antes da crise mundial da economia.

crescimento do turismo mundial-1

Crescimento do Turismo Mundial

Esse número de turistas supero o alcançado em 2009 em 58 milhões em o numero de 2008 em 22 milhões sendo que neste ano foram registrados 913 milhões deslocamentos que foi o maior numero já registrado até esta data.

Diferentes Velocidades de Recuperação

De acordo com Taleb Rifai que é o secretário-geral da Organização Mundial do turismo(OTM) a grande maioria dos destinos turísticos do mundo apresentaram durante o ano de 2010 crescimento no movimento de turistas apresentando números positivos, embora esse crescimento tenha se dado de maneira diferenciada de uns destinos para outros.

crescimento do turismo mundial-2

Diferentes Velocidades de Recuperação

A realidade é que a recuperação do setor de turismo se deu em velocidades diferentes, tendo apresentado os menores índices de recuperação nas economias mais avançadas onde o percentual foi de 5% e com velocidade maior nas economias emergentes cujo índice de crescimento chegou em média a 8%.

Crescimento Deve Continuar

Ainda segundo o secretário-geral da OMT a recuperação do segmento de turismo nada mais é do que um reflexo da situação da economia mundial e deverá permanecer em crescimento por todo o ano de 2011.

crescimento do turismo mundial-3

Crescimento Deve Continuar

Para Rifai o grande desafio a partir de agora é conseguir a consolidação desse crescimento do turismo mundial nos próximos anos em meio a um entorno da economia mundial que se apresenta ainda bastante incerto. A realidade é que ao que tudo indica o setor deverá continuar crescendo em 2011, embora isto deva acontecer em um ritmo mais moderado devendo ficar em torno dos 4% a 5%.

Maior Crescimento No Ano Passado

A primeira região a se recuperar foi a Ásia e foi também a que apresentou o maior nível de crescimento no decorrer deste ano, na ordem de 13%, já na Europa o que se observa é uma recuperação muito mais lenta da ordem de 3%, em parte este resultado veio em decorrência do fechamento no mês de abril, do espaço aéreo por conta da erupção de um vulcão islandês e também da incerteza da economia que ainda predomina na zona em que a moeda dominante é o euro que não foi suficiente a ponto de conseguir reverter as perdas acumuladas no decorrer do ano de 2009.

O Brasil lidera a lista de países cujos turistas mais gastaram no exterior com alta de 52%, seguido por outras economias emergentes como Arábia Saudita, Rússia e China com crescimento de 28%, 26% e 17% respectivamente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *