Qual o Tamanho de sua Cidade?

As Cidades

Há algum tempo, as pessoas deixavam as cidades pequenas e seguiam rumo a grandes centros urbanos. Motivadas por mais oportunidades de emprego, melhores salários e vislumbrando opções de lazer quase infinitas, estas pessoas migraram para as maiores capitais de todo o país, criando um processo de êxodo que foi responsável pela super lotação destes centros.

Qual o Tamanho de sua Cidade?

Qual o Tamanho de sua Cidade?

Foi este aumento gigantesco de pessoas nas principais cidades brasileiras que desencadeou um processo inverso. Para buscar a tão comentada “qualidade de vida”, moradores tipicamente urbanos iniciaram uma busca por trabalho, moradia e felicidade em pequenas cidades. É longe do trânsito, da poluição e da violência que muitas pessoas encontram este oásis no meio de um mundo caótico. A globalização muito ajudou neste processo, já que agora o mundo está dentro da casa dos brasileiros seja pela TV, rádio ou internet.

Conflitos

Vazamento

Vazamento

Embora muitas destas pessoas estejam realizadas, uma parcela delas vive um conflito interno. Isto acontece porque na hora de escolher uma cidade, ou melhor, o tamanho dela, é preciso levar em conta seu estilo de vida. Moradores de grandes centros urbanos tendem a ser super ativos e rotineiramente estressados, razão pela qual muitos deles não se adaptam bem à calmaria extrema. A diminuição drástica das opções de lazer é outra reclamação comum de pessoas que sentem que, após a mudança para as cidades pequenas, o tédio torna-se rotina.

As cidades médias, aquelas que não podem ser consideradas grandes centros, mas oferecem mais diferenciais quando comparadas às cidades pequenas, saem em vantagem neste quesito. A maioria delas possui oportunidades profissionais interessantes e algum tipo de lazer, mas sem o trânsito caótico e o medo constante por conta da violência. Parece o ideal para quem procura conciliar uma carreira profissional bem sucedida com a manutenção de uma família, em especial se houverem crianças.

A População

Petróleo

Petróleo

Há ainda uma última opção neste cenário já bastante complexo. Uma parcela da população prefere morar com a família em uma cidade vizinha, menor e mais calma. Para trabalhar e manter esta família, são gastas preciosas horas de viagens diárias. É uma opção viável, mas se deve pesar os prós e os contras, já que o tempo gasto dentro do carro pode transformar esta vida dos sonhos em pesadelo.

Onde você mora? Qual é o tamanho de sua cidade? Se quiser, experimente morar no interior. Se preferir, experimente voltar para a capital. Se sentir necessidade, fique no meio termo. Se achar melhor, viaje diariamente para o trabalho. Mude quantas vezes forem necessárias. De bairro, de cidade e até mesmo de estilo de vida. Mude-se sempre, até ter certeza absoluta de que o lugar onde você mora tem o tamanho dos seus sonhos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultural

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *