Inserção do Turismo na Comunidade

É inegável a importância que assumem as atividades turísticas seja no comércio, na prestação de serviços, nas possibilidades de redistribuição de renda que se ampliam, além do crescimento a nível empresarial, familiar ou mesmo individual. Por isso independente da localidade contar ou não com atrativos geográficos, a inserção do turismo na comunidade cada vez mais se torna fundamental tanto na área urbana como rural objetivando a criação de novos postos de trabalho, o aumento de arrecadação, o treinamento de novos profissionais e a multiplicidade de eventos.

Social

Necessidade de União

Quando se deseja que as atividades turísticas de uma comunidade se desenvolvam adequadamente e com a maior participação possível, necessário se faz a união de todos, ou seja, iniciativa privada com a comunidade, com o governo, com as diversas associações que fazem parte desta comunidade e com isso investir em ações concretas e de mão dupla em que respondendo ao trabalho despendido tenha-se o devido retorno em lucros monetários ou até mesmo de outras ordens para que nosso trabalho não pareça ter sido em vão.

Insistente

A Importância da Integração

É de grande importância que se consiga manter uma vivencia mais próxima entre os habitantes do lugar e os visitantes e isso pode ser estimulado com a criação de uma teia de roteiros alternativos incluindo ai motivações e aspectos diferenciados que possam estimular a integração muitas vezes entre diferentes culturas até.

Política Participativa Para o Turismo

Uma política adequada poderá gerar grandes oportunidades a comunidade, além é claro de valorizar o que é da casa fazendo uma ampla integração via roteiros que coloquem consumidor e produtor, especialmente de produtos caseiros e/ou artesanais, em contado direto. Ainda tem a parte cultural e uma variada gama de produtos de toda a ordem que podem ser oferecidos aos visitantes com possibilidades de hospedagem hoteleira por um custo mais baixo e com isso aumentando também o consumo de uma gastronomia típica da região e em residências cujos moradores estejam dispostos a oferecê-las por preços mais acessíveis.

Inserção do Turismo na Comunidade

Outras Formas de Participação

Outras formas de integração é através do aproveitamento de cantores, repentistas, conjuntos, bandas, poetas, seresteiros e todo tipo de celebridades locais para as atividades de lazer dos turistas, aproveitando para isso, locais da comunidade como escolas, ginásios de esportes, câmaras municipais, entre outros. O importante de todo esse processo é que a mão-de-obra seja local. Se você tem outras idéias e formas diferentes para que a comunidade e turistas possam ter uma maior integração, essas idéias deverão ser levadas para fóruns de debates para que sejam discutidas e quem sabe aproveitadas. Cabe a cada um de nós que deseja o desenvolvimento da localidade onde moramos buscar caminhos que possam ser mais promissores no que se refere ao turismo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultural

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *