Cultura de Portugal

O nome “Portugal” deriva de uma expressão romana ou pré-romana chamado Portus Cale (atual cidade de Porto), perto da foz do rio Douro. Os romanos se referem a esta região como a província da Lusitânia, e o prefixo Luso ainda é utilizado em alguns contextos.

No século IX, durante a Reconquista (714-1140 dC), as forças cristãs dominaram a área entre o rio Minho, que faz a fronteira do Portugal moderno no norte, e o rio Douro, a região ficou conhecida como Territorium Portucalense. Em 1095, o rei de Castela e Leão concedeu Portucale (norte de Portugal) para a contagem da Borgonha.

Apesar da diversidade de invadir populações e economias regionais e distintas formas de vida, Portugal é uma nação homogênea, com uma identidade cultural nacional única e não há grupos etno-linguísticos.

Cidade

Situação e Geografia

Portugal Continental tem 35.516 milhas quadradas (91.986 km ²), e ocupa aproximadamente um sexto da Península Ibérica. Como a maioria da população era rural até os anos 1960, a geografia tem sido um fator importante nas adaptações culturais e visão de mundo. O noroeste (na província do Minho) é luxuriante, verde, densamente povoado, e a principal fonte de emigrantes. O Nordeste (a província de Trás-os-Montes), é mais montanhosa e é dividido em uma região do norte (Terra Fria), com longos invernos frios e quentes região (Terra Quente) para o sul.

A parte central (incluindo as províncias da Beira Alta, Beira Baixa e Beira Litoral) varia entre altas montanhas e planaltos desolado (a Serra da Estrela) para as zonas costeiras baixas. As províncias do Ribatejo e Estemadura são regiões de baixa altitude, perto de Lisboa eo Rio Tejo.

Grande parte da indústria está concentrada nessa área. Sul de Portugal, o Mediterrâneo mais seca e mais no clima, inclui as províncias do Alentejo e do Algarve. O Alentejo, uma planície ondulada, com sobreiros e campos de trigo, era tradicionalmente uma área de culturas de rendimento importante. O Algarve é semitropical com amendoeiras, figueiras e limoeiros. É também uma região de turismo e pesca.

Mapa

Açores e Madeira

Como resultado da expansão colonial e emigração maciça nos séculos XIX e XX, há pessoas que falam Português na Ásia, África, América do Sul, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Europa do noroeste. A capital é Lisboa, localizada em uma série de colinas na margem norte do estuário do rio Tejo. O nome original de Lisboa, uma importante cidade romana, foi Olisipo. Lisboa, que se tornou a capital em 1298, é também o centro político, cultural, econômico, educacional e social.

População

Demografia

Em 1999, a população de Portugal continental e das ilhas foi estimada em 9,9 milhões. A população aumentou até 1960, quando caiu por mais de 200.000 em resultado da emigração para a Europa do Norte. Na década de 1970, a população aumentou em mais de um quarto de milhão de ‘retornados’ regressaram de África após a descolonização. Portugal tem vindo a receber imigrantes, principalmente de ex-territórios ultramarinos, como a ilhas de Cabo Verde. Esta população imigrante, que se estabeleceu principalmente na área da Grande Lisboa, é estimada em cerca de 200.000.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>