Selo de Qualidade no Turismo

Em São Paulo, no Anhembi, aconteceu recentemente o Salão do Turismo, ocasião em que a implantação da certificação para prestadores de serviços turísticos foi um dos temas de palestra acontecida no Núcleo de Conhecimento.

Efeitos da Lei

Selo de Qualidade no Turismo

Selo de Qualidade no Turismo

Por menor que seja a Lei uma vez que deve caber em uma folha apenas, seus efeitos, entretanto deverão ser enormes em termos de repercussão no turismo no Brasil como um todo. Foi tema de debate no Salão do Turismo, no dia 29, a referência feita por Ricardo Moesch, diretor do Ministério do Turismo em se tratando da Lei nº 11637/07 que refere da criação do Selo de Qualidade no Turismo.

Quando deve chegar

Processo

Processo

Segundo as estimativas do diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico o selo deverá estar chegando ao mercado em 2011. Sendo a lei de 2007 e com previsões de somente chegar para o ano que vem devemos considerar uma demora bastante longa quando se busca incrementar o setor.

Mas afinal a certificação será para hotéis, para agencias de viagens, para parques temáticos e para transportadores turísticos entre outros vários.

De acordo com Moesch, adotando alguns sistemas de qualidade o Brasil apenas está acompanhando o que já é uma tendência mundial e a implantação deste selo é de fundamental importância para que a qualidade e a imagem de nossos serviços no ramo do turismo possam melhorar.

Adesão voluntária

Sistema

Sistema

O diretor da MTUR, afirma ser voluntária a adesão a este Selo de Qualidade e explicou ainda, que existe certa confusão a respeito do programa de qualidade, pois o Ministério do Turismo está trabalhando baseado em três conceitos que são: cadastro, classificação e certificação.

O cadastramento no sistema CADASTUR é obrigatório apenas para oito segmentos do setor e entre estes podemos encontrar: as agencias de viagens, meios de hospedagem e transportadores. A adesão a classificação e ao selo é voluntária. Claudio Garrido que é coordenador do Programa de Qualidade de Serviços Turísticos chilenos apresentou durante o evento, o modelo do selo que eles têm no Chile.

Também tiveram participação na mesa de debates: Rosiane Rockenbach que é a coordenadora-geral de Serviços Turísticos do MTUR, o diretor de qualidade do Inmetro Alfredo Lobo, além do consultor do projeto de criação do selo José Augusto.

O processo de implantação

Com tudo encaminhado só resta esperar até que o selo possa chegar ao mercado o que não depende de seus idealizadores, pois se assim fosse certamente o processo seria mais rápido.

É de iniciativa do MTUR com a parceria do Instituto de Metrologia e mais a Sociedade Brasileira de Metrologia, o processo de implantação deste selo sendo que o Instituto de Metrologia é o órgão acreditador. A criação de um selo para os países pertencentes ao MERCOSUL é uma idéia que está se criando.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Serviços

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *