Profissionais do Turismo ao Ar Livre

O Ministério do Turismo já esta trabalhando no sentido de viabilizar possibilidades para que os turistas que venham ao país para a Copa do Mundo de 2014 não se limitem a assistir apenas aos jogos, mas sim que possam ver muito mais do que partidas de futebol. O objetivo é possibilitar a esses turistas para que conheçam as riquezas naturais de nosso país e para dar assistência às pessoas que querem atividades na natureza é que o Ministério do Turismo pretende qualificar oito mil profissionais para trabalharem no atendimento destes visitantes.

Cursos

Ações de Comunicação e Capacitação

Para essa capacitação a ferramenta que deverá ser utilizada é o programa Bem Estar Copa que conta com projeto direcionado especificamente para o Ecoturismo e para o Turismo de Aventura compreendendo ações tanto de comunicação como de capacitação. Durante o evento Abeta Summit 2010, que aconteceu em São Paulo no Parque Anhembi, o programa foi tema para discussões. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) que é a executora deste projeto as inscrições deverão começar em novembro. Com um objetivo de dar continuação a ações que já foram desenvolvidas o programa pretende qualificar cinco mil pessoas até o final do ano.

Profissionais do Turismo ao Ar Livre

Cursos e Modalidades Oferecidas

Com as modalidades presenciais, à distância e vídeo-aula serão 12 os cursos oferecidos: Gestão Empresarial; Aprimoramento de produto; Sistema de Gestão de Segurança; Acesso a Mercado; Sustentabilidade; Primeiros Socorros; Competências Mínimas do Condutor; Rafting; Arvorismo, Tirolesa e Rapel; Caminhada de Longo Curso; Turismo Fora de Estrada; Canionismo e Cachoeirismo. De acordo com Rosiane Rockenbach que é coordenadora de Serviços Turísticos do MTur, os participantes dos cursos, ao se tornarem profissionais do turismo ao ar livre, estarão preparados para dar informações soa turistas sobre os atrativos de sua região. É preciso formar profissionais que sejam excelentes não somente em suas atividades, eles precisam conhecer muito bem suas regiões para que passem isso aos turistas de modo a incentivar os visitantes a retornarem mais vezes após a Copa.

Congressos

Quem Pode Participar?

Podem participar dos cursos aqueles profissionais das cidades sede e também de destinos indutores que ficam próximos as sedes sendo que os critérios para seleção devem atender os lugares onde a oferta é maior. Foi feita uma parceria entre a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Instituto Casa Brasil de Cultura para tratar da elaboração dos cursos. Estimativas da ABETA dão conta de que 19 mil pessoas trabalham atualmente nesse setor e esse numero sobe para 25 mil quando chega a alta temporada. A MTur pretende qualificar 68,4% dos profissionais que hoje estão atuando até o ano de 2013, um ano antes da realização da Copa, para que possam dar um atendimento muito especial aos visitantes por ocasião deste grande evento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Serviços

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *