Investindo em Turismo de Saúde

Luiz Fernando Morais e Gilberto Pimentel, o primeiro secretário de Turismo de Porto Alegre (RS) e o segundo presidente da Empresa Pernambucana de Turismo (EMPETUR), faz poucos dias apresentaram as experiências de gestão pública para a estruturação do turismo de saúde em seus respectivos estados.

Pacotes

O Que Pretende o Rio Grande do Sul

Geograficamente temos Porto Alegre bastante próximo ao MERCOSUL e isso foi motivo para que se formasse um centro de especialidade cujo objetivo é atrair  turistas de países vizinhos. De acordo com Morais, Porto Alegre tem muitas características que podem ajudar no fortalecimento de sua competitividade junto ao mercado internacional deste segmento. Na verdade o Uruguai e Porto Alegre estão separados por apenas uma hora de viagem aérea o que significa que é mais perto do que ir até o Rio de Janeiro. A idéia é a exploração desta proximidade e da conectividade aérea que se tem com o MERCOSUL para o fortalecimento do turismo de saúde.  Ainda segundo Morais, Porto Alegre tem duas unidades hospitalares que estão enfrentando um processo de credibilidade em qualidade e estão se preparando para a elaboração de um plano promocional além de pretender ampliar as parcerias de modo que possam se fortalecer para oferecer um atendimento mais especializado.

Serviços

O Que Pernambuco Está Fazendo

O pólo médico de Pernambuco apresentou avanços e com isso diversos empreendimentos foram levados a considerar o fato de que o mercado internacional precisa ser partícipe na movimentação desse segmento para que assim se tenha mais possibilidades de avançar na complementação do turismo de saúde no estado e oferecer um atendimento de qualidade aos turistas que ali buscam ajuda. Na verdade no ano passado o estado foi procurado por motivos de saúde por mais de 7% dos turistas. Diante de fatos como este é preciso investimento em turismo de saúde e foi dessa forma que as autoridades e entendidos da área perceberam que a oferta precisava ser mais bem estruturada e começaram a procurar entender melhor esse segmento na tentativa de aprimorar essa oferta.

Investindo em Turismo de Saúde

Viagens Técnicas

De Pernambuco foi uma equipe para a Califórnia e para o Texas nos Estados Unidos com o objetivo de observar boas práticas no segmento de atendimento de saúde a turistas das mais diferentes partes do mundo. Já no Brasil essa viagem técnica se deu nos hospitais da capital paulista, o Albert Einstein e no Hospital do Coração (HCOR) onde buscaram descobrir como o estado de São Paulo faz para promover e trabalhar esse segmento. Pimentel está por demais empolgado com a idéia de promover o turismo de saúde em seu estado e pretende começar levando cursos não somente de capacitação, mas também de qualificação em turismo até os profissionais da área hospitalar em seu estado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Serviços

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *