Até a uma década passada, Foz do Iguaçu apesar de ser privilegiada por grandes presentes da natureza para a humanidade, encontrava certa dificuldade para a consolidação de sua imagem como destino turístico importante para os turistas não somente brasileiros como de qualquer parte do mundo.
A mudança
Foi a partir de uma mudança de gestão que começou a focar a qualificação de serviços, produtos e profissionais que as coisas começaram a mudar aos poucos e para isso contou com o importante apoio de todas as entidades do “Trade” e também com o apoio do governo federal.
Foi com uma campanha “Foz do Iguaçu- Destino do Mundo que foi lançada no ano de 2007 que o destino de Foz começou a ser modificado, pois até então enfrentavam sérios problemas inclusive de integração de ações para desenvolver e divulgar o turismo na cidade.
Importância do trabalho
Hoje com as mudanças as ações são integradas e os efeitos já se fazem sentir nos atrativos do lugar como: Cataratas do Iguaçu, Itaipu Binacional e Parque das Aves que neste ano parece já sentiram uma grande diferença em relação aos anos anteriores, pois nem mesmo a baixa temporada foi sentida o que é comemorado pelo presidente do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu – Fundo Iguaçu que é composto pelas entidades formadoras do Trade.
Guinada no turismo local
Para acompanhar esta grande guinada que foi dada no turismo de Foz do Iguaçu fez-se presente a cidade o ministro do Turismo Luiz Barreto, ocasião em que aproveitou para a formalização de um repasse da ordem de R$ 925 mil para dar andamento a algumas ações urgentes como: colocação de placas turísticas, instalação de 107 abrigos de ônibus em locais de corredores turísticos da cidade e ainda parte deste dinheiro deverá ser usado para revitalizar a Praça do bairro 3 Bandeiras.
O ministro assumiu ainda o compromisso de destinar novos recursos para a recapagem asfáltica das vias principais da cidade.
Trabalho conjunto
Na verdade com os eventos da Copa e Olimpíadas a acontecer no país, Foz do Iguaçu entrou de carona no bom momento turístico e setor privado e publico estão trabalhando em conjunto para deixar a cidade pronta para o recebimento dos milhares de turistas que virão ao Brasil para a Copa de 2014 e para as Olimpíadas de 2016.
A EMBRATUR tem promovido ações direcionadas e especificas com o objetivo de fazer com que Foz do Iguaçu acabe por se consolidar como um dos destinos mais importantes do continente. O Brasil tem condições de aumentar o numero de turistas que recebe e neste ponto Foz tem papel importante, segundo o ministro do Turismo Luiz Barreto. Com os investimentos Foz passa a viver um novo momento.
Simplesmente a Cidade de Foz do iguaçu é fantastica e maravilhosa jé estive passeando por ela e é deslumbrante, agora com estes eventos grandiosos no Brasil, esta Cidade e seu povo vai ganhar muito mais com o turismo.