Nova Estratégia
Durante o 38º Congresso Brasileiro das Agencias de Viagens e Feira das Américas (ABAV-2010) aconteceram debates que tiveram como tema central as estratégias comerciais necessárias para que as operadoras de viagens e também as agencias, se adaptem ao perfil de um novo consumidor que surge hoje no mercado de turismo.
A Dificuldade Encontrada
É preciso encontrar a forma melhor de absorver essa nova realidade do mercado que ao chegar tornou a relação entre agencias e operadoras, pouco clara o que representa um grande desafio para todos os profissionais desse segmento do turismo.
A dificuldade que se detecta a principio é a facilidade que tem hoje os consumidores de comprar suas passagens diretamente da companhia, alem do acesso direto as agencias de viagem online. O consumidor da classe média, em grande parte planeja sua viagem sem ajuda de ninguém, deixando de buscar aquele serviço especializado, ele vai direto a procura dos fornecedores. Outras vezes vão as operadoras que também dão atendimento direto.
A Nova Classe Media Precisa de Auxilio
De acordo com Carmen Marun, que é a diretora de eventos da ABAV Nacional, a nova classe média pode facilmente vir a ser incorporada nesse mercado, uma vez que sua experiência em viajem é pouca e mesmo que pague menos ela precisa ser auxiliada.
Em especial para essa fatia do publico a tendência é de que o agente se torne cada vez mais importante. Na verdade estes são clientes que tem necessidades especiais e para eles devem ser criados produtos específicos. Há sim uma necessidade de se preparar melhor para poder receber este que é um cliente diferenciado, isso foi reconhecido por todos no encontro. Como atender novos consumidores no mercado de turismo é um desafio que todos os profissionais desse segmento precisam encarar e se preparar para isso.
Turistas Idosos Crescem no Mercado
Esse é outro tipo de publico que também merece atenção redobrada, pois eles estão cada dia viajando mais e o que é muito importante é que em geral eles se organizam para viajarem em grupos e assim merecem um atendimento diferenciado. No caso de entender os diferentes grupos e como atendê-los é uma função que exige mais do agente de viagem que também é responsável pelo atendimento após a compra do pacote e deve ainda se inteirar sobre a satisfação deste com o atendimento dispensado. O risco de errar a estratégia na orientação do turista é muito grande, por isso é preciso pessoas especializadas nesse tipo de atendimento.
Na verdade a incorporação dessa nova clientela ao mercado do turismo é só uma questão de aperfeiçoamento do setor criando novos produtos e treinando pessoal, ações estas condizentes com a nova realidade do turismo no Brasil.