Se você decidiu abandonar o transporte público como meio de se locomover em sua próxima viagem de férias, alugar um carro pode ser uma boa opção. Os benefícios são diversos: você não depende de taxis e transporte público, pode ir para onde quiser e voltar a hora que quer. Os custos com combustível em diversas cidades são bem menores que com taxi, por isso alugar um automóvel pode ser uma boa pedida.
Como Alugar um Carro
Para quem não está familiarizado com o aluguel de um carro, o processo é bem simples. Em alguns países (uma boa parte dos europeus e nos Estados Unidos), você sai de um avião, vai até o balcão de uma empresa de aluguel de carros, entrega o seu cartão de crédito e, em seguida, preenche vários formulários até lhe entregarem as chaves .Reservar com antecedência reduz alguns dos documentos.
Antes de Dispensar um Taxi, Verifique Todos os Pré requisitos Exigidos
Os requisitos necessários para alugar um carro no México são semelhantes aos encontrados nos Estados Unidos e no Brasil, por exemplo. Contanto que você tenha ao menos 25 anos, tenha uma carteira de motorista válida e tenha um cartão de crédito no seu nome, não deve ter nenhum problema de alugar um carro para as suas férias. Mas alguns países são mais rígidos e até pedem endereço fixo de algum parente na cidade, por isso é importante telefonar antes para se informar.
Cuidado com os Preços das Empresas
Os preços indicados nos anúncios raramente incluem todos os custos em alugar um carro. Há muitos custos ocultos, como ter mais de um motorista. Planeje onde você vai dirigir seu carro, em seguida, faça uma cotação final da empresa mais próxima com tudo incluído antes de comparar os custos e escolher a que mais se encaixa no seu bolso.
Se for fora do Brasil, você pode Precisar de uma Carteira de Motorista Internacional
Embora não seja absolutamente necessário, na maioria dos países, está se tornando bastante comum para pedir uma carteira de motorista internacional. No Brasil sua Carteira de Habilitação vale em todo o território e até em alguns países, mas pode não permitir que você dirija em outros locais. Esta parte do aluguel é importante verificar, dependendo para qual local você está partindo em suas férias.
Gasolina, Álcool ou Gás?
Gás custa mais do que você está acostumado em alguns países e cidades se você é os EUA. Pode ser compensador alugar um carro flex, mas os custos sobrem, então analise que tipo de combustível você vai querer usar na cidade a qual está visitando para diminuir os custos do aluguel ao máximo.
Você Precisa de Seguro de Carro Alugado?
Depende do local onde você está indo. No Brasil, não há problema. No México, é exigido por lei que o seguro de responsabilidade civil seja incluído na tarifa de todos os aluguéis de carros. Se uma empresa de aluguel de automóveis tenta dizer o contrário, não acredite neles. Você pode, no entanto, pensar no melhor para a sua segurança e pensar em um seguro de carro de aluguel abrangente. Esta cobertura adicional também irá cobri-lo no caso de seus pertences serem roubados enquanto você está usando o carro. Esteja ciente do caso dedutível que vem com uma cobertura abrangente antes de decidir se ela vai ser benéfica para você. Se sua viagem é de curto período, nem deve valer a pena.
Inspecione o seu Carro antes de fechar Contrato de Aluguel
É recomendável anotar quaisquer arranhões ou batidas que são visíveis no carro que você vai alugar antes de conduzi-lo. Aponte qualquer dano a um atendente e tire uma foto se possível. Isto irá impedi-lo de pagar pelo erro de outro usuário ao devolver o veículo no final de sua viagem.
Tenha Cuidado na escolha do Carro
O tamanho do veículo depende do tamanho do seu grupo de companheiros de viagem. A família pode precisar de um SUV ou minivan para toda a sua bagagem, assentos de carro e os passageiros, enquanto um pequeno grupo, um casal ou um grupo de amigos, pode precisar apenas de um carro econômico, o que economiza dinheiro na aluguel com carros mais potentes.
Leia com Atenção o Contrato e saiba o que ele Cobre e o que não Cobre
Uma ótima dica para quem vai optar por um aluguel de automóvel em sua viagem é ter certeza de que você sabe quais são as restrições antes de assinar o contrato. Estes poderiam incluir quem pode dirigir o carro, onde você pode dirigir, e quão longe você pode dirigir da cidade a qual alugou. Algumas empresas têm “quilometragem ilimitada”, mas você pode ser restrito ao sair do estado ou país que está alugando. Com GPS na maioria dos veículos, eles sabem onde você dirigiu. Algumas empresas vão mesmo cobrar por ultrapassar a velocidade permitida por mais durante mais de dois minutos, e vai cobrar por cada minuto. Todo cuidado é pouco com tais empresas.
Feche o Contrato Antes de Chegar ao seu Destino
Se possível, evite alugar um carro diretamente através de uma empresa com estande ou loja do aeroporto. Existem muitas taxas adicionais quando você faz um aluguel no aeroporto. Muitos hotéis oferecem serviço de transporte do aeroporto para o hotel, por isso, se possível, saia de para o hotel e reserve o seu carro por uma empresa com localização no centro.
Faça tudo para Devolver o Carro no dia Certo e Hora que está em seu Contrato
Tenha muito cuidado com seu cronograma de viagem e, se estender, ligue para fazer um novo contrato com sua empresa de aluguel de carros. Você pode ser cobrado de forma extra se você devolver o carro alugado cedo ou mais tarde. Por incrível que pareça, há multas para adiantamentos também, mas essas taxas são bem maiores para quem entrega o carro depois da data combinada. O horário também é importante e empecilhos não são desculpas para remover as multas por atraso, que pode ser considerado até uma quebra no contrato.