A cidade catarinense de Gravatal é conhecida pelas suas águas termais e devido a essa característica se tornou uma das cidades com mais desenvolvida infra-estrutura para receber turistas com vários hotéis, comércios e pelas atividades de turismo ecológico, o ecoturismo.
O grande chamariz da cidade, a sua água termal, brota de uma fonte que tem temperatura de 37°C e possui diversas propriedades terapêuticas. Quem deseja relaxar e até mesmo voltar para casa com a pele mais jovem não pode deixar de conhecer as termas do Gravatal. Um dos pontos de turismo de Santa Catarina mais procurado por famílias que desejam descansar e se divertir.
A História da Cidade de Gravatal
No ano de 1842 a história de Gravatã (nome de origem indígena que significa bromélia, flores abundantes na região naquela época) começou com a chegada do português João Martins de Souza. Diferente de muitos conterrâneos esse português gostava de paz e logo passou a festejar junto com os índios da região. Como contrapartida Martins de Souza ensinava os índios a trabalhar a terra.
Com isso a cidade de Gravatal logo se tornou um lugar de grandes lavouras de cana-de-açúcar e mandioca. O português se encantou por mais do que as festas indígenas e logo se casou com uma índia por quem se apaixonou, ela então passou a utilizar o nome de Tomázia Martins de Jesus.
Crescimento de Gravatal
Com a constituição de uma família com Tomázia, o português, construiu dois alambiques e dois engenhos assim como várias estradas de boi e carros para que se tornasse possível fazer o transporte dos produtos para a cidade de Tubarão. Outra possibilidade explorada pelo português foi escoar os produtos por meio de canoas até laguna.
Algum tempo depois foi erguida a Capela de São Sebastião que até os dias de hoje é utilizada para fazer cultos religiosos. Os portugueses começaram a trazer escravos negros entre os anos de 1842 a 1875. As primeiras famílias italianas chegaram em torno de 1880 a 1885 e entre 1910 a 1920 foi a vez dos alemães chegarem a região.
Turismo em Gravatal
Na época em que os imigrantes europeus desembarcavam em Gravatal pela primeira vez a cidade já era bem conhecida pelo fato de possuir um porto fluvial que era utilizado como ligação com a região da serra e também com Laguna. Entretanto a sua história como cidade turística ainda iria começar.
O italiano Pedro Zappellini foi quem descobriu a existência de águas termais no leito do rio e devido a isso comprou as terras da família Knabbeb. O italiano então desviou o leito do rio e assim começou a história das termas do Gravatal. Foi nessa época que apareceram os primeiros homens que acreditavam que a grande vocação da cidade seria mesmo o turismo.
Foi assim que nasceu então a Água Termo Mineral de Gravatal localizado num belo vale que possuía em seu entorno uma vegetação exuberante em que brota água que passa pelas rachaduras de rochas de granito e que chegam a superfície com uma temperatura média de 37°C.
Infraestrutura
Com o passar do tempo o município passou a ser reconhecido por suas águas termais e logo a estrutura de hotéis para receber os turistas começou a evoluir e aumentar. Atualmente, Gravatal oferece mais de 1.100 leitos, espaço para fazer camping, um grande parque aquático, mais de 150 lojas de um comércio diversificado que trabalha em horários de atendimento especiais para atender as demandas dos turistas. Os visitantes, além de aproveitar as águas termais, podem aproveitar ótimos restaurantes, cafés, artesanato bem como fazer passeios ecológicos e ecoturismo.
A Localização de Gravatal
Não bastasse todas as maravilhas de sua exuberante vegetação e de suas águas termais, Gravatal, ainda está localizada num ponto estratégico para os turistas. A cidade encontra-se a apenas 40 km do mar e 80 km da Serra do Rio do Rastro que possui uma formação geológica bastante interessante. Durante o inverno tem ocasiões em que caem flocos de neve.
Quem gosta de molduras não pode deixar de conhecer o município vizinho de Gravatal, Braço do Norte que é considerada a capital do sul das molduras. Se preferir um passeio de locomotiva pode visitar a cidade de Tubarão. A hospitalidade de São Martinho, cidade de colonização alemã, também merece uma visita. Na cidade de Armazém todas as casas possuem água mineral já a cidade de Capivari de Baixo se destaca por ter uma Usina Termo Elétrica.
O pólo industrial de plástico da região fica em São Ludgeroe por fim tem Laguna que é um pólo histórico, cidade de Anita Garibaldi. A cidade recebe turistas o ano todo e pode ser uma boa escolha para quem deseja descansar em maravilhosas águas termais.
Pontos Turísticos e Atividades em Termas do Gravatal
Dentre os pontos de turismo e atividades que são realizados na cidade de Gravatal estão o passeio de pedalinho, passeios realizados em charrete ou de tratorzinho para quem prefere uma abordagem mais rural. Se você está em busca dos tratamentos rejuvenescedores que Gravatal promete não pode deixar de experimentar a argila corporal bem como a máscara de argila que é feita especialmente para o rosto.
Na cidade de Laguna é possível visitar pontos históricos além de curtir praias incríveis. Mais passeios históricos te aguardam em Orleans que tem um museu ao ar livre e ainda tem como toque exótico esculturas do Zé Diabo. Relaxe depois disso nas cachoeiras de São Martinho e não perca o café colonial co toque alemão.
Para os mais aventureiros a dica é não deixar de fazer os passeios de ecoturismo nas cachoeiras. Curta também a paz interiorana fazendo roteiros especiais por essa parte ou ainda conheça os mirantes naturais da região. Para fechar com chave de ouro não deixe de aproveitar e muito os restaurantes.
Pacote de Viagem
Para facilitar a sua ida para Termas do Gravatal é interessante fechar um pacote turístico em que já estejam inclusos os passeios, assim é possível aproveitar ao máximo a sua estadia. Tem tanta coisa para fazer que pode ser que num planejamento feito por você mesmo algo escape.