Marrakech
Essa linda cidade fica na região central mais ao Sul do Marrocos e ao contrário do que muita gente possa confundir, ela não faz parte do Oriente Médio, mas está situada no Norte do continente africano, fazendo fronteiras com os países Mauritânia e Argélia. Ao Norte do Marrocos está a Espanha que é separada deste país apenas pelo estreito de Gibraltar, que é o ponto onde o mar Mediterrâneo encontra com o Oceano Atlântico.
A cidade de Marrakech tem uma população que gira em torno da casa de 1 milhão de habitantes, ela recebe os nomes também de cidade vermelha, ou de pérola do Sul e ainda um outro nome pelo qual a cidade é popularmente conhecida é Porta do Sul.
Um fato interessante também sobre essa belíssima cidade marroquina é que ela está no grupo das cidades imperiais do país, esse grupo recebe esse nome, pois essas são as cidades que já foram sede do império que por muitos anos reinou na região.
A cidade é vital importância para o país, porque ela é um dos destinos turísticos mais procurados do Marrocos e de toda a região do Norte da África, por esse motivo, é um lugar onde há muita movimentação econômica, consequentemente é também um dos grandes centros financeiros do seu país.
Marrakech é uma cidade muito bonita, com grande parte de sua estrutura antiga preservada, ou melhor, sua cidade antiga, que conta com medinas e muralhas, além de muitas construções históricas, inclusive na cidade há locais que são considerados Patrimônios da humanidade pela UNESCO, tal como a Medina de Marrakech.
Religião e Cultura
A religião no Marrocos é oficialmente a islâmica e em grande parte do país as suas tradições e sua cultura é seguida, portanto, quase todas as mulheres no país andam de burca e eles fazem as suas orações por 5 vezes a cada dia nos horários especificados.
É importante para quem vai até lá, que respeite as religiões dos marroquinos, pois eles levam isso muito a sério e qualquer quebra de conduta pode ser considerada uma falta de respeito, não use roupas muito curtas, principalmente dentro dos templos religiosos, pois para eles estes são locais absolutamente sagrados.
Idioma
No Marrocos oficialmente a língua falada é o árabe e o francês, são as línguas nativas do país, no entanto, se você falar em inglês ou ainda em espanhol, você conseguirá se comunicar tranquilamente por lá. O espanhol é muito falado, pois afinal o Marrocos é um país vizinho à Espanha, mesmo que a fronteira seja marítima, mas o fato é que ele é. Outro ponto é que o turismo nos últimos 10 anos principalmente, tem crescido muito no país, isso fez com que a maioria dos seus habitantes, principalmente das áreas comerciais e turísticas, corressem atrás de meios para aprender outras línguas, principalmente as mais faladas no mundo, tal como o inglês.
Turismo
O turismo como já mencionado cresceu muito nos últimos anos, sendo que o país tem recebido milhões de turistas anualmente, isso causou algumas mudanças no dia a dia da população que principalmente nas grandes cidades tem se aberto cada vez mais para compreender e aceitar as culturas Ocidentais, eles continuam firmes nas suas próprias tradições, mas hoje há uma linha de convivência muito mais amigável entre esses dois mundos.
O próprio governo federal tem buscado meios de promover o turismo, inclusive no Marrocos a alguns anos atrás, foi criado um plano de crescimento turístico, isso é um grande incremento econômico e movimenta muito todas as áreas financeiras marroquinas. Esse crescimento turístico não foi algo tão difícil de ser estimulado, afinal dentro do país e principalmente na cidade de Marrakech há inúmeras atrações que podem ser visitadas, há muita coisa interessante que você pode se interessar por conhecer.
O Marrocos é um país extremamente exótico, com uma culinária única e de uma imensa beleza natural, afinal além de sua cultura, de suas construções, de suas áreas urbanas, um grande atrativo é sua proximidade com o famoso e imponente Deserto do Saara. Há muitas atrações, principalmente na cidade de Marrakech atraindo turistas de todas as partes diariamente, se você é uma pessoa que se interessa por viagem e por diferentes culturas, definitivamente não pode deixar essa cidade diferente, linda e única no mundo.
Uma observação importante de ser mencionada é que os turistas que vem do Brasil não necessitam de visto para entrar no Marrocos, isso se permanecerem menos de 3 meses, essas são as mesmas regras que se aplicam aos países da União Europeia, no entanto, o passaporte é imprescindível inclusive para sair do Brasil.
Atrações
A seguir listaremos algumas das principais atrações do país, as atrações mais procuras e mais visitadas.
Old Medina: É a parte da cidade de Marrakech que mantém as suas construções antigas, de séculos atrás, é a parte da sua cidade mais antiga. É um verdadeiro sonho para os olhos de qualquer um que possa ver esse lugar, parece um filme, parece um quadro, ao mesmo tempo é muito movimentado e é um lugar onde de fato, os nativos mantêm as suas tradições milenares até os dias de hoje.
Esse ponto turístico é completamente imperdível para qualquer pessoa que vá até Marrakech, você não conheceu essa cidade se não passou pela Old Medina, pois essa parte é simplesmente o coração de Marrakech, muitas pessoas inclusive optam por ficarem hospedadas nesta região.
Jemaa El Fina: Esse lugar para quem não entende nada em árabe tem em seu nome o significado de Assembleia dos Mortos, pois antigamente era um ponto de execução de pessoas, mas hoje a história é muito diferente, é um lugar onde a vida acontece, inclusive quantas vidas, pois é um dos pontos com maior aglomeração de pessoas de todo o país, principalmente na parte da noite, de dia ainda é cheia, mas bem menos.
Essa é uma praça cercada por prédios antigos e históricos, é uma praça muito bonita e que é um dos patrimônios da humanidade declarados pela UNESCO. No local são encontradas muitas barraquinhas de comida, parece um festival, mas é só mais um dia normal nesta praça. Vale muito o passeio até lá, mas seja sempre cuidadoso, pois pode haver muitos batedores de carteira.
Souks: Essa palavra em árabe representa os mercados na rua que acontecem no país, na cidade de Marrakech e principalmente na Old Medina, eles vendem de tudo, vendem também muitos produtos típicos árabes, comidas, temperos, roupas, produtos artesanais e típicos, é um lugar único e muito impressionante.
Aqui além da beleza e do fator de que é um lugar impressionante aos olhos, é também um lugar para se tomar cuidado, principalmente com falsificações de marcas famosas, que tem muito por ali, inclusive os comerciantes vendem os produtos bem mais caros para os turistas, por isso uma dica é negocie SEMPRE. Por exemplo, pode ser que um produto que custa normalmente 30 reais, um comerciante vendo que você é de outro país queira vender por 130, sim isso acontece, se você negociar, pode ser que ele te venda por 50 reais. Negocie, não pague tão mais caro pelos produtos.
Jardim Majorelle: Esse jardim é outro lugar que é de passagem obrigatória na cidade de Marrakech, além de sua beleza espetacular e seus diversos tons fortes, como o azul escuro que é a marca de sua pintura e também a marca do lugar, esse ponto não se chama jardim à toa e abriga mais ou menos 3 mil espécies de plantas dentro dos seus espaços.
Esse jardim foi construído no início do século XX por Jacques Majorelle e por isso recebeu esse nome, Jasques é um pintor francês que morreu na década de 60. O jardim voltou à ativa e voltou a ter sua plena forma somente na década de 80, quando o grande Yves Saint Laurent e seu amigo Pierre Bergé o compraram e revitalizaram o lugar, transformando-o no que é hoje, um dos pontos mais visitados do país, é realmente lindo e vale a visita. Uma curiosidade é que as cinzas de Saint Laurent foram espalhadas pelo local quando ele faleceu.
Tecidos: Os locais onde se fazem tinturas dos tecidos, como vemos nos documentários e nas fotos, são bem longes dos centros mais turísticos, portanto é bem perigoso ir até, neste momento vamos citar um outro fato sobre o Marrocos, há muitas ruelas, milhares e elas são todas idênticas, é muito fácil se perder e se você se perder por lá os nativos vão te cobrar uns 100 euros para te apontar o caminho certo outra vez, inclusive saiba que sempre que alguém te indique ou te leve pelo caminho certo, eles depois vão te cobrar por isso. Apesar de ser um lugar muito interessante de fato, só vá se for com uma agencia que saiba ser muito confiável.
Deserto do Saara: Esse passeio sem dúvidas é um dos mais populares por lá, as pessoas que o fazem sempre voltam absolutamente encantadas, há muitas agencias que oferecem esse passeio, elas fazem viagens de alguns dias, em geral, as opções são 1 noite no deserto, duas noites no deserto, ou três noites no deserto, e você escolhe o que se encaixar no seu bolso.
Vale ressaltar que o de apenas uma noite, não entra muito no deserto e você chega apenas na pontinha dele, para quem quer conhecer mais é válido escolher o de duas, que dá para fazer muita coisa, conhecer pequenos vilarejos, ambulantes, etc, ainda é mais barato do que o passeio de 3 dias e oferece muito pouca coisa a menos.
Ouzoud: Essa é uma cidadezinha muito próxima de Marrakech, o interessante é que neste local há muitas cachoeiras belíssimas e por isso o passeio por lá é muito interessante.
Essaouira: Essa cidade litorânea tem lindas construções e vale muito a pena de se conhecer se você já estiver por ali em Marrakech.
Dicas
- Sempre coloque dinheiro e documentos em lugares escondidos pois no Marrocos como um todo há muito batedores de carteira, o que é muito facilitado pelas grandes aglomerações de pessoas.
- Cuidado com os nativos que te ajudam nos caminhos, eles sempre pedem dinheiro pelas informações depois.
- Quando perguntar o preço de alguma coisa por lá, principalmente nos mercados (Souks) e nos ambulantes, ofereça uma oferta bem menor como contraproposta, pois, geralmente eles pedem mais de 50% mais do que o produto realmente vale para os turistas, se o comerciante insistir em cobrar caro, compre em outra lojinha, tem muitas opções que vendem os mesmos produtos.
- Uma dica interessante de quem já foi para lá é em relação aos vendedores que ficam na rua e ficam muitos, nem responda eles, pois se você fala não eles começam a falar sem parar, então a melhor opção é sempre passar reto.
- Se você chegar tarde na cidade, opte por agendar um transfer de preferência com o hotel ou local de sua hospedagem, pois é bem difícil se localizar quando chega, principalmente de noite.
- Em Marrakech há um tipo diferente de hostel, são os Riads, que são um pouco superiores aos hostels e oferecem mais conforto.
Clima
O clima na cidade pode atingir altas temperaturas e bater os 40º no verão, como também pode chegar em temperaturas muito frias no inverno, ele ainda não é um clima desértico, mas também não é um clima úmido.
Moeda
A moeda usada no país chama-se Dirrã marroquino, não confunda, pois há outros países que também utilizam essa moeda e sua cotação ao final de 2019 é que cada 0,44 dirrã marroquino equivale à 1 real brasileiro. Normalmente essa moeda não é trocada nas casas de câmbio fora do Marrocos e você deve estar lá para trocar, ainda assim eles só aceitam troca pelo dólar ou pelo euro, então primeiro você deve trocar o nosso real por uma dessas duas.
A cidade de Marrakech sempre será uma experiencia única aos seus visitantes, ela é linda, é diferente, é caótica em seu jeito único e também é muito interessante, vale muito a pena conhecer esse lugar ímpar e apreciar as suas belezas.