Mali, ou República do Mali, é um país que está na África Ocidental. Ele faz divisa com sete diferentes países do continente africano, mas não tem saída para o mar. A República do Mali é o sétimo maior país do continente africano e tem cerca de 12 milhões de habitantes, divididos em oito regiões diferentes, que compõe o país de 1.240.000 km². Depois de muitos anos de repressão política, Mali, hoje em dia, tem um sistema pluripartidário, e é um país democrático. Apesar disso, mais de metade de sua população vive abaixo da linha da pobreza – o que significa que esta parcela da população vive com gastos de menos de um dólar por dia para sobreviver.
Seus principais produtos são o ouro, o urânio e o sal, basicamente para exportação, já que muito pouco dessa produção fica, de fato, no país. E mesmo do pouco que fica, como tradicionalmente acontece em países que têm a maior parte de sua população vivendo em estado de miséria, a economia fica centrada em torno de alguns poucos privilegiados, enquanto a grande parte do povo da República do Mali apenas trabalha e ganha o suficiente para comer – quando isso acontece.
Devido à colonização europeia que a África sofreu durante muitos séculos, a língua oficial da República do Mali é o francês, falado e ensinado para toda a população, embora alguns dialetos tipicamente africanos tenham sobrevivido durante os anos. Quanto à sua cultura, Mali tem uma representação forte de seus estilos musicais típicos, com aqueles que eles chamam de “Guardiões da Memória”, que contam a história do povo da República do Mali através da arte oral, frequentemente mostrada como música, mesmo em ruas e praças. Com o passar do tempo, os gêneros foram se misturando, e não é incomum, hoje em dia, que a música típica da República do Mali seja misturada por seus artistas locais com Blues ou jazz, mostrando a evolução cultural natural com o passar do tempo, mas sem esquecer suas raízes típicas.
A economia de Mali é baseada tipicamente em exportações de materiais como algodão, ouro, milho, colheitas de árvores gado e agricultura em geral – esta última somando quase 80% das exportações do país. Ao contrário do que possa parecer com estes dados, no entanto, a República do Mali é um dos países mais pobres do mundo, sendo que o salário médio anual de seus habitantes mal chega aos mil e quinhentos dólares. Os governos que têm passado por Mali ao longo dos anos têm tentado melhorar o estado de sua população, mas este é um processo que leva tempo, e consome muito trabalho. Por enquanto, mesmo com exportações, o país sofre na linha da miséria.