Cada vez mais abrem-se cursos de mergulho profissional em todo o Brasil. Meninos e meninas podem se matricular desde que sejam maiores de 18 anos. Para os homens, as obrigações com o serviço militar brasileiro devem estar atualizadas.
Anteriormente, para se tornar um profissional do mergulho, era preciso que alguns testes fossem feitos. Provas de natação, flutuação, e nado submerso eram realziados antes dos ingressos nos cursos. O condicionamento físico da pessoa devería estar bom também.
O curso tem duração média de mais ou menos quatro meses. Ele também pode qualificar para o mercado de trabalho, pois muitas profissões às vezes exigem este tipo de profissional. A área de Offshore é a principal delas, e muitos já procuram se especializar nesta profissão.
Cargos como o de Inspetor Visual, Soldador Subaquático, e trabalhadores que possam realizar atividades como de mediação de espessura são necessários em diversas plataformas, e para isso precisam estar treinados para o mergulho profissional.
.