Parque Nacional do Jaú

O brasil tem sido cada vez mais procurado pelos turistas pelas belezas naturais do solo brasileiro. Sendo um pais de clima tropical, as praias roubam as cenas quando o requisito é verão, sendo uma mais linda que a outra. A culinária do pais é um atrativo especial, já que cada região tem sua comida típica, fazendo com que muitos turistas retornem ao brasil por serem apaixonados pela gastronomia e a hospitalidade brasileira que é excepcional, com hotéis e pousadas beira mar luxuosos e os centros urbanos com eventos internacionais, com tudo isso os turistas não são somente turistas estrangeiros, pois os próprios brasileiros querem conhecer melhor cada cantinho da sua terra que sem dúvidas são lindos.

Os biomas brasileiros têm como atração os parques nacionais, menos os Pampas. Nos quais quinze parques são encontrados no Cerrado, três deles na Zona Costeira Brasileira, vinte e quatro na região da Mata Atlântica e um no Pantanal, e também são encontrados vinte parques na Amazônia e oito na Caatinga. No guia turístico, os parques nacionais são opções bastantes procuradas como os parques nacionais, que são ao todo setenta e quatro parques no pais inteiro, até foi criada uma lei que protege a conservação natural, pois são os primeiros que o governo federal teve que administrar e conservar. É permitido p asseio apenas em vinte e seis parques pela a população em geral, sendo o de menor tamanho porem um dos mais visitados o Parque Nacional da Tijuca e o de maior tamanho o Parque Nacional das Montanhas Tumucumaque, mas esse em questão não é muito visitado.

O parque nacional do jau em especial tem como atrativo a flora e fauna fascinante da floresta amazônica, o que torna os passeios de caminhada, bote e canoagem excepcionais. O parque é composto por florestas abertas e tem como atrativo principal o maior lago do Amazonas, o Lago Amanã que é rico em biodiversidade, tendo como praticas a pesca, a agricultura e a extração de madeira. Uma observação de quem frequenta o local é que pode ser ver um jacaré a cada quilometro independente do habitat local durante o percurso no parque nacional do jau. É indicada a visitação nos meses de julho, agosto, setembro, outubro e novembro, já que em dezembro e janeiro são períodos de cheia e o lago sofre alterações.

O rio negro fica próximo ao parque, podendo viajar por meio de embarcações por ele cerca de seis a aproximadamente dezoito horas até Novo Airão, onde se deve embarcar novamente e fazer o percurso pelo rio jau até o parque. Tem como locomoção as vias terrestres também pela estrada de Manacapuru e Novo Airão. Há hospedagens para os visitantes na região Sul, na parte na região do Novo Airão e na região Norte do parque em Barcelos, e há também como pesquisadores se alojarem dentro do parque em alojamentos flutuantes. Dentro do parque a área da visitante para que possam se alimentar e passar o dia, custa cerca de três reais para entrar no parque e as visitas são permitidas entre as sete horas da manhã até as seis horas da tarde. Foi reconhecido como segundo maior parque nacional brasileiro, o nome é de origem tupi e tem nome em comum ao rio jau já que a bacia do Rio Jaú banhando o parque todo.

É a única unidade de conservação que abrange um rio volumoso por completo, o que protege totalmente o ecossistema do rio. Na floresta é possível achar diversas espécies de arvores como a castanheira-do-para, as sucupiras, a quaruba, as ucuubas, os breus, o argelim-rajado e também a maçaranduba. Tem arbustos viçosos como a manganara, a planta jarana, o amapa-doce e a sorva e pode ser visto vários cipós auxiliando no fluxo da agua. Pode se encontrar as palmeiras agrupadas juntamente com os jauri e açaí, as caranás e o buriti.

Os animais encontrados no parque são exóticos, desde a onça pintada que é um animalem ameaça de extinção, como a suçuarana, a jaguatirica, o gato do mato, d o jaguarundi. É possível ver os botos, o macaco da noite, o peixe boi, o macaco de cheiro, a anta, a lontra gigante e o guariba vermelho. Os peixes como os tambaquis, pirarucu, tucunaré, entre outros. A sucuri, as tartarugas, as garças, as araras, os papagaios, o jacaré açu, as jubutis e bacaraus, o tucunaré, entre outras infinidades que habitam todo o território do parque.

É sem dúvida um dos melhores ecoturismos brasileiro, permite o contato direto com a natureza o que é um dos motivos de serem tao procurados, nada melhor que passar as férias com a família longe do estresse da civilização, podendo ser relaxante e ajudar na saúde mental. Há diversos outros parques que podem ser procurados como o parque do Alto Cariri, o Parque do Iguaçu, o Parque das Anavilhanas, o Parque do Araguaia, o Parque das Araucarias, o Parque da Boa Nova, o Parque Cabo Orange, o Parque do Itatiaia, a Chapada dos Veadeiros e a Chapada da Diamantina, entre demais parques ecologicos, mas o Parque do Jaú proporciona maior contato com as belas paisagens juntamente com a natureza e animais que é difícil encontrar nos demais, tornando uma ótima opção de passeio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Parques Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *