Uma das fortes áreas do turismo de lazer é o campismo. É uma prática muito valorizada pelos amantes do contato com a natureza, já que os turistas carregam suas “acomodações”, normalmente barracas com o único intuito de proteção e abrigo. Têm-se uma variante mais tecnológica: os motor homes, veículos equipados, semelhantes a uma moradia fixa, com mais recursos que um acampamento simplesmente baseado em barracas.
Pode-se considerar que o início do campismo se deu com a necessidade do homem em se abrigar e proteger-se contra as interpéries climpaticas. Historicamente o campismo surge na antiguidade, com as expedições militares. Por volta de 1860 o campismo toma ares educacionais com o ensino infantil e por volta de 1910, Baden Powel concebe a idéia do escoteirismo, sendo largamente aceito e espalhado pela Europa nos anos do pós-guerra.
O campismo tem força turistica atualmente devido ao engrandecimento dos centros urbanos e a inerente vida conturbada e agitada das cidades, o que faz com que cada vez mais pessoas procurem uma válvula de escape através do contato com a natureza.