Localizado próximo as Cataratas do Rio Iguaçu mais precisamente no Estado do Paraná, o parque das aves foi fundado em 1994, considerado um parque particular do Brasil. Atribui de aproximadamente 17 hectares de mata nativa e possui cerca de 1000 aves de 150 espécies diferenciadas e também exóticas, a maioria brasileira.
O mais interessante no parque é que as pessoas podem sentir-se em meio a própria natureza com o direito de entrar em contato com tucanos, corujas, das araras, dos beija-flores, etc. Muitos canarinhos e pássaros de porte menor também voam livres pelo parque e pelos viveiros, conseguindo até meso pousar sobre os ombros dos visitantes ali presentes.
As fotografias junto com as aves são liberadas, e segundo as pessoas que já obtiveram essa experiência parece que as aves já se acostumaram com tanto calor humano, que fazem até pose para as fotos. O carinho dos cuidadores e responsáveis pelo parque realmente é inexplicável, fazendo dessa relação natureza e humanidade um a forte característica positiva nos dias de hoje.
Ecoturismo
Para os amantes do ecoturismo o parque das aves além de compor uma vasta área dedicada ao cuidado de aves também engloba um parque com mata natural e muitas espécies da flora silvestre. O caminho que levam os visitantes até o parque revela uma natureza extremamente rica em diversidade; fato esse que muitos nem prestam atenção, principalmente aqueles que por ali passam a caminho das Cataratas do Iguaçu.
Os programas que os biólogos desenvolvem no parque também visam além da proteção de espécies raras de aves, a criação e reprodução em cativeiro, importante aspecto que traz para as pessoas informações a respeito da educação ambiental e proteção das espécies que atualmente se encontram em grande escala de extinção.
Considerado por muitos como um santuário ecológico, o Parque das Aves também é o lugar ideal para visitas escolares e o envolvimento de crianças e adolescentes com a fauna e a flora. Os borboletários são realmente a fascinação da maioria das crianças, que se sentem maravilhadas com tantas cores de borboletas em um único espaço.
Outras Espécies
No Parque das Aves além da imensa área florestal e da presença de muitas espécies de aves, há também outros animais que contribuem para a riqueza da fauna. Animais como capivaras, jacarés, jabotis, quati, entre outros que ali vivem e embelezam ainda mais a vista geral do parque.
Antes da construção dos cativeiros adequados, esses tipos de animais viviam em meio a mata sem cuidados e muitas vezes em época de chuvas passam até fome pela falta de alimento necessário. Assim biólogos e responsáveis decidiram contruir os cativeiros, para que esses animais pudessem ter um cuidado mais restrito e se desenvolverem com mais saúde.
Por: Patrícia Contiero