Passeios Gratuitos
O Continente Europeu possui países com vários locais, que oferecem passeios inteiramente gratuitos, sendo uma ótima opção para quem quer conhecer a Europa, mas não pode gastar muito dinheiro.
Na Alemanha
Nesse país, há museus,galerias de arte e parques com entrada livre, por exemplo em:
Berlim
Na cidade alemã de Berlim, está localizada a East Side Gallery, considerada a maior galeria de arte, que não cobra nada para o visitante, pois fica ao ar livre. Ela é famosa por reunir obras de artistas consagrados e internacionais, sobre o que sobrou do Muro de Berlim. A Kaiser-Wilhelm Gedächtniskircke, é uma catedral que foi bombardeada durante a segunda guerra mundial,e até hoje é mantida do mesmo modo que ficou depois do ataque que sofreu, lá existe uma exposição que conta essa história, e ela é aberta diariamente aos visitantes.
O Portão de Brademburgo é um ponto turístico, pois foi o que restou da época separatista, que marcava a saída e entrada de Berlim. A Potsdamer Platz, que fica no centro da cidade, é considerada um dos principais ícones da nova Berlim, é uma grande praça com os mais variados estilos de arquitetura, e onde se encontra também o Sony Center.O Tiergarten é considerado o segundo maior parque da cidade,e é famoso pela parte destinada aos nudismo na estação do verão.
Munique
Na cidade de Munique, o centro oferece vários passeios gratuitos. O Englischer Garten, é um famoso parque inglês com cerca de 900 hectares, com cervejarias ao ar livre. Na estação do verão, pessoas de váris idades tomam banham de sol no gramado. Outra atração interessante e gratuita que atrai surfistas, é um rio que atravessa o parque com ondas artificiais.
O Museu Nacional, conta a história da cidada e seus moradores em seu acervo, com exposições de artes e artesanatos locais. Além disso, há uma interessante maquete onde os turistas podem conhecer a cidade no ano de 1572, sendo gratuita a visitação somente aos Domingos.
Espanha
Nas cidades de Madri Barcelona e Ibiza, há opções de locais onde o visitante não precisa pagar nada.
Barcelona
Na cidade de Barcelona, a Fonte Mágica de Montjuic é um atração há mais de 80 anos, desde a sua inauguração em 1929. Na fonte o turista pode ver um lindo espetáculo de águas, com cores, luzes e música, e apresentações diárias e noturnas.
O Parque Guell, atualmente é um local público,antes era ponto de encontro de famosos e ricos. Pela sua localização no topo de uma colina, oferece uma linda vista da cidade. Lá também está situada a Casa-Museu Gaudi.
Ibiza
Além das lindas paisagens naturais do local, quando chega o verão, os principais pontos turísticos, são abertos gratuitamente em horário noturno. Às sextas-feiras, nessa estação, os turistas podem visitar O Centro de Interpretação Madisa yabisa, O Museu Arqueológico e o Centro Cultural s’Alamera, entre outras opções. Além disso, em alguns desses lugares, os visitantes podem desfrutar de exibição de bailes típicos e shows de graça.
Madri
O Paseo de la Castellana, situado em uma das principais avenidas de Madri, é uma excelente opção de passeio para os turistas.Lá acontece o Ciclo de Cinema Europeu de Verão ao Ar Livre, quando é colocado um telão gigante, onde oito filmes são exibidos em versão original. O Museu Nacional do Prado, tem dias específicos para visitação gratuita, sendo que é o mais importarnte museu do País, com um acervo de escultura e pintura, com obras de artistas como Goya, Rembrandt e Ticiano, entre outros.
No Parque do Retiro,o turista encontra várias fontes, estátuas e monumentos, fazendo dele um museu ao ar livre de escultura, destacando-se a fonte desenhada por Ventura Rodriguez, conhecida como Fonte da Alcachofra. No verão, a Plaza Mayor é a principal atração para os turistas, pois está localizada na região comercial da cidade de Madri, e ainda apresenta vários restaurantes e bares. Para quem não pode gastar em alimentação e bebidas, há a opção de conhecer a estátua do construtor da praça Filipe II.
França
Paris, conhecida como a Cidade Luz, tem belos e charmosos pontos turísticos,para quem quer viajar com estilo, e sem gastar nada ou muito pouco, locais como por exemplo, a Catedral de Notre Dame e o Musée Carnavalet.
Paris
Na famosa Catedral de Notre Dame, só quem quiser visitar as torres, é que vai ter de pagar,sendo o ponto turístico obrigatório para quem viaja à França. Ela foi construída na Idade Média, no lugar de um templo de Roma, e levou cerca de duzentos anos para ficar pronta. Possui relíquias importantes e sagradas, como por exemplo, a coroa que Jesus Cristo usou na Crucificação. A visitação é gratuita, somente na visita às torres é que o turista paga cerca de oito Euros. O Cemitério Père-Lachaise, que em português pode ser traduzido como morada eterna, foi aberto no ano de 1803, e é um passeio para visitar pessoas ilustres que já morreram e lá estão sepultadas como Balzac, Jim Morrison, Oscar Wilde, Edith Piaf,
Maria Callas, Allan Kardek e Marcel Proust. O Jardim de Luxemburgo oferece ao visitante, um passeio em um local histórico, pois é o parque público mais conhecido e mais bonito da cidade. O museu mais famoso da França, o Louvre só é gratuito no primeiro domingo de cada mês, e o visitante tem de estar preparado para enfrenatr as filas imensas que se formam nesses dias.
O Museu está localizado na região central de Paris,e possui obras como Vênus de Milo e a Mona Lisa de Leonardo da Vinci. Com um acervo de mais de trezentas mil peças e trinta e cinco obras de arte, a visitação é fundamental para quem aprecia arte. Em Paris há ainda museus gratuitos, como o Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris. A cidade por si só já é uma obra de arte, e por isso recebe todos os anos turistas do mundo inteiro.
Holanda
A Holanda é outro país Europeu, onde é possível fazer passeios agradáveis sem pagar nada ou muito pouco.
Amsterdã
Na cidade de Amsterdã, é possível fazer um passeio de barco gratuito em um curto trajeto, com duração de apenas alguns minutos. O barco Ferry Buikersloterwegveer, sai da estação Central ,em um intervalo em torno de sete minutos das 6h até 21h. Para quem gosta de passeios bucólicos, os Jardins do Rijksmuseum é uma excelente opção,no entanto, a gratuidade é somente para menores de 18 anos.
O passeio pelos jardins é de graça para todos, onde os visitantes encontram fontes, canteiros, esculturas, e até algumas ruínas. A galeria de arte Schuttersgallerij, com obras do Amstedam Historisch Museum, fica em uma via pública ,e os visitantes podem apreciar as belas obras totalmente de graça.
Os demais países europeus como Inglaterra, Irlanda, Itália, Portugal, República Tcheca, serão visto com mais detalhes posteriormente.
Fechando o circuito dos países europeus que dispõem de lugares gratuitos para visitação, veremos: Itália, Portugal e República Tcheca.
Itália
Roma
Na cidade de Roma, o turista pode visitar a maior igreja do mundo que é a Basílica de São Pedro, chegando a atingir mais de cento e trinta metros de altura, e possui um acervo de obras de Bernini e Michelangelo. Cenário de filme, a Fonte de Trevi, um aqueduto construído no ano 19 a.C, tem como tradição as pessoas em busca de namoro, jogarem quatro moedas na fonte, para que consigam arrumar um grande amor.
O Panteon, é um local muito interessante, pois foi construído para culto aos Deuses, com arquitetura constuída por um cilindro em espiral, repleto de estátuas de mármore no formato dos deuses. No século II, o imperador Adriano construiu uma imensa propriedade rural conhecida como Vila de Adriano. Lá ele reproduziu todas as obras arquitetônicas, que viu em suas viagens ao redor do mundo. É um local muito interessante e totalmente gratuito para visitação.
Portugal
Lisboa
A cidade de Lisboa no segundo semestre de 2010, a partir do mês de setembro, vai oferecer vários eventos gratuitos para o público,como exemplo: a Feira Alternativa de 2010 com novidades sobre artesanato, ecologia, alimentação natural, medicina alternativa, entre outros. No evento Lisboa na Rua, haverá uma programação artística de todos os gêneros onde profissionais de cinema, dança, teatro e música se apresentam nas ruas e praças da cidade.
No Warhol TV que é uma exposição apresentada pelo Museu Coleção Berardo, haverá uma mostra televisiva do artista pop Andy Warhol,sendo que esse evento vai até o mês de novembro desse ano. Para os católicos,há o Mosteiro dos Jerônimos, onde a entrada é paga, mas a visitação à área dos túmulos de Camões e Vasco da Gama, que ficam na Igreja é gratuita.
O Parque Eduardo VII , é considerado como o cartão-visita de Lisboa, onde o visitante pode desfrutar de uma vista panorâmica da cidade. Ele possui restaurante, parque, coreto, entre outros entretenimentos,e está aberto ao público vinte e quatro horas.
República Tcheca
Praga
Na cidade de Praga, o Castelo de Praga, que é um monumento público considerado a maior obra gótica do mundo, possui entrada franca. A catedral de São Vito, que esta localizada dentro do Castelo também possui entrada gratuita. O Centro Histórico de Praga é conhecido com um Patrimônio Mundial da Unesco, desde o ano de 1992, e um passeio por lá é um programa interessante, onde o visitante não precisa pagar nada.
Os belos Jardins de Wallenstein, no bairro de Malá Strana, fazem parte do complexo do Senado, e podem ser visitados gratuitamente. Localizado na Praça de Venceslau, em uma construção neo-renascentista está o Museu Nacional, o mais antigo da cidade, com acervo de coleções naturais e históricas. Os eventos costumam acontecer nas escadarias do museu, comconcertos totalmente gratuitos para o público.
Salete Dias