O Chile é um país situado na costa do Oceano Pacifico e, faz fronteiras com o Peru, Bolívia e Argentina. A capital do país, Santiago, cercada pela Cordilheira dos Andes, é uma das cidades mais modernas do continente sul-americano.
Quem já visitou o Chile, relata que seu povo é muito agradável e hospitaleiro com todos os turistas que visitam o país, isso torna-se mais um atrativo para viajar e conhecer as maravilhas desse interessante lugar.
Pela proximidade da Cordilheira a mais ou menos 520 metros de altura, Santiago, que é a principal cidade do país tanto pelo comércio, quanto pela cultura, apresenta um clima bastante propicio, com temperaturas, no verão em media de 22ºC, o que é perfeito para um passeio pelas praias, banhadas pelo oceano, sendo as mais importantes, os Balneários de Vina del Mar e Valparaso.
Já no inverno, com uma temperatura um pouco acima de zero, o atrativo fica por conta das estações de esqui, onde as pessoas se divertem muito, sem o problema do frio excessivo que caracteriza o inverno em outros continentes.
Atrações turísticas no Chile
O Vinho chileno é considerado pelos especialistas, como um dos melhores do mundo, graças ao clima adequado para a plantação de uvas. Em virtude disso, há viniculas com programas de visitação e degustação com a companhia de guias, responsáveis por levar pessoas do mundo inteiro, até lá, interessadas em provar um bom vinho. Outro evento também derivado do seu cultivo, É um o que ocorre no mês de Novembro, que é a realização da Feira internacional do Vinho do Hemisfério Sul, com a participação de produtores de todos os países.
Realmente um evento imperdível para quem quer conhecer e provar o produto das melhores viniculas do mundo. Pela proximidade do pais ao mar e pela corrente de água gelada que banha o pais, há uma variedade de restaurantes especializados em peixes e frutos do mar, e o Mercado Central é o local ideal para conhecer esses lugares que oferecem essas comidas saborosas.
O ponto alto de atrativo turístico no pais, são os seus parques com suas paisagens maravilhosas. Um dos lugares atraentes para visitação, que fica próximo a Santiago é o Monumento Natural de El Morado, onde todos que o visitam ficam deslumbrados por sua beleza natural. No caminho, em direção a esse paraíso, há uma cidade chamada Vila de Banhos Morales, com águas termais naturais, proporcionando ao turista desfrutar de mais esse prazer.
Para que ninguém se perca e possa ser orientado da melhor forma possível, na entrada da reserva, há um ponto de informações turísticas, com o objetivo, além de dar informações sobre a reserva e suas belezas, informar sobre as condições climáticas para visitação, uma vez que ele fica fechado do mês de Maio até setembro, pelas temperaturas baixisimas, ocasionando grande quantidade de neve, o que impossibilitaria o passeio das pessoas.
Já nos demais meses, de Março a Dezembro, o clima muda e as condições ficam ideais para acampar e passear pelo parque. Alguns cuidados com esses lugares devem ser revistas pelos visitantes, principalmente quando acompanhados por crianças, e também alguns adultos que não apresentam uma consciência ecológica. Por exemplo, procurar não cortar as flores, pois elas são essenciais ao nosso ecossistema, procurar caminhar pelas trilhas, para não pisar na vegetação, se desejar acampar no local, cuide para mantê-lo limpo.
São algumas sugestões que os proprios chilenos, recomendam para preservar o lugar. A proximidade do Chile ao Brasil é um convite a todos os brasileiros que desejam conhecer um belo lugar e se divertir com a beleza e tranquilidade que o pais oferece. Há ainda a possibilidade de conhecer a Ilha de Pascoa que fica isolada e esta situada a 3700 Km do Chile.
A Ilha ganhou fama, graças as estatuas dos Moais, que são esculturas gigantescas talhadas à mão na rocha vulcânica a mais ou menos 600 anos e espalhadas pela Ilha e, até hoje um mistério para todos que a visitam.