Conhecida pela diversidade em opções turísticas, a Espanha oferece aos seus nativos e turistas o acesso ao conhecimento através da história, da arte e cultura. São muitos museus, parques, castelos medievais, e principalmente o Museu pré histórico de Málaga.
O projeto do parque arqueológico, promovido desde 1995, estará situado no leste da Baía de Málaga, facilitando o acesso a cavernas e abrigos onde foram encontrados ancestrais da raça humana, tais como: preneandertales, Neandertais e Cro-Magnons, e grupos como Neolítico e Calcolítico.
Serão sete sítios arqueológicos que o parque abrigará, sendo sua construção prevista em duas fases, o setor do Paleolítico Médio e Neandertais, incluindo caverna do Fumo, e o setor do paleolítico superior incluindo áreas dedicadas aos grupos Neolítico e Calcolítico.
Por fim, o parque é um projeto da Espanha e da cidade de Málaga, que terá por objetivo a construção de um museu a céu aberto e apoiar a candidatura da cidade para capital européia da cultura em 2016.