A Guatemala é um dos países com mais variedades de climas do planeta, algo que se explica por seu terreno acidentado e montanhoso que oferece altitudes desde o nível do mar até 4.220 metros de altitude. Um dos reflexos desses diferentes climas num único país é a sua grande biodiversidade. Situado na América Central o país tem fronteiras com o México, Honduras, Belize e El Salvador.
Conhecendo Melhor a Guatemala
Um dos traços mais interessantes da Guatemala é a sua história tendo sido um território ocupado pela civilização Maia que perdeu o espaço para os espanhóis. O país se tornou independente da Espanha em 1821 sendo integrado como território dos Estados Unidos. No século XIX houve a separação da terra do Tio Sam e com isso grande instabilidade financeira e política. Uma guerra civil bastante dura trouxe consequências sérias para o país entre os anos de 1964 e 1996. Atualmente, a Guatemala é o país mais populoso da América Central.
Pontos Turísticos da Guatemala
Lago de Atitlán – Lago mais profundo da América Central
As margens desse lago estão antigas vilas e aldeias da civilização Maia, mas esse não é o único atrativo local. O lago que é considerado o mais profundo da América Central – estima-se que tenha até 340 metros de profundidade – tem no seu entorno três vulcões, as belas e altas escarpas completam o cenário.
Tikal – Cidade Maia
Tikal foi a maior das cidades da civilização Mais e o que restou dela está no território da cidade de Péten, na Guatemala. Para se ter uma ideia da sua relevância essa cidade era um importante centro cultural para os Maias. No seu período áureo essa cidade chegou a ter entre 100 e 200 mil habitantes.
Lago de Amatitlán – Origem vulcânica
O fato mais interessante sobre o Lago de Amatitlán é a sua origem vulcânica, possui área de 15.2 metros quadrados e profundidade de 33 metros.
Pacaya – Vulcão
Quem gosta de visitar pontos curiosos durante suas viagens não pode deixar de conferir esse vulcão que está localizado a 50 km ao sul da capital do país, Cidade da Guatemala.
Monte Tajumulco – Ponto mais alto da América Central
Esse monte que também é um vulcão é o ponto mais alto da América Central com 4.220 metros de altitude. Situado no departamento de San Marcos está extinto não representando nenhum risco.
Santa Maria – Vulcão
Um dos gigantes que ainda estão ativos, o vulcão Santa Maria, fica próximo a cidade de Quetzaltenango e foi o responsável por uma das maiores erupções dos últimos três séculos, ocorrida no ano de 1902. Essa erupção foi tão intensa que destruiu um dos flancos da montanha. No ano de 1922 foi descoberto um novo vulcão cratera do Santa Maria que recebeu o nome de ‘Santiaguito’ e que continua em erupção. Os interessados podem subir o Santa Maria para observar a atividade do Santiaguito.
Vulcão do Fogo – Vulcão ativo
Mais um vulcão ativo da Guatemala, esse fica localizado entre as fronteiras de Chimaltenango, Sacatepéquez e Escuintla.
Iximché – Sítio arqueológico
Localizado nas terras altas da Guatemala, esse sítio arqueológico, tem grande relevância em termos de América pré-colombiana por ter sido uma das principais cidades Maias. Fica situado na cidade de Tecpán, Chimaltenango e possui 4 praças grandes e duas pequenas com alguns templos.
Catedral de San José – Arquitetura
Essa catedral está situada em Antigua Guatemala e está integrada a arquidiocese da Cidade da Guatemala, capital do país. O mais interessante em relação a essa catedral é que seus pilares foram iniciados no ano de 1542 a partir dos escombros da catedral mais antiga.