A cidade de Gramado do Rio Grande do Sul é de grande importância para o turismo no Brasil e agora temos o resultado do Estudo de Competitividade que foi realizado durante o ano de 2009 e onde esta cidade alcançou media de 56,9.
Realização do Estudo
Este Estudo de Competitividade é realizado pelo Ministério do Turismo e são objeto deste tipo de avaliação os 65 destinos considerados pelo ministério como sendo os indutores, os que encabeçam o desenvolvimento do turismo em determinada região. Como podemos imaginar Gramado faz parte desta lista, pois com certeza é indutora desse processo na Serra Gaúcha.
Há que considerar ainda na nota o fato de que a cidade de Gramado alcançou uma nota que ficou bem acima das notas de outras cidades que também não são capitais como ela. Outras cidades alcançaram nota 48,4 enquanto que Gramado já na edição do Estudo de Competitividade do ano de 2008 havia conseguido alcançar a nota de 55,2.
O que foi Avaliado
Para possibilitar este Estudo de Competitividade, técnicos da Fundação Getulio Vargas (FGV) decidiram pela aplicação de um questionário e neste foram então avaliadas um pouco mais do que 60 variáveis que fora então distribuídas em treze dimensões que são:
Infraestrutura geral, serviços e equipamentos turísticos, acesso, atrativos turísticos, políticas públicas, marketing e promoção do destino, monitoramento, cooperação regional, economia local, capacidade empresarial, aspectos ambientais, aspectos sociais e aspectos culturais.
A Importância do Estudo
De acordo com o prefeito do município de Gramado Nestor Tissot cresce conceito de competitividade de Gramado e é de grande importância o fato de terem esse relatório com o resultado do Estudo de Competitividade, pois este pode ser usado como mais um instrumento para analisar as estratégias a serem usadas e avaliar os indicadores da cidade para em cima destes trabalhar no sentido de aprimorar os setores que não estão dentro dos parâmetros desejados assim como através deste relatório podem também não só planejar como desenvolver vantagens que sejam competitivas para o município.
Atribuição das Notas
De posse de todas as informações coletadas, as perguntas foram então medidas com atribuição de pontos, enquanto que para as variáveis foram dados pesos e assim gerando as notas de cada dimensão o que acabou resultando num índice global que mede a competitividade do destino em relação a outras regiões.
A dimensão planejada para este estudo com mais de 600 perguntas tem o objetivo de realmente poder mensurar o conceito que se dá a competitividade o que é a capacidade que tem um município ou uma determinada região de gerar de forma crescente, negócios e atividades que tenham relação com o turismo.
Tudo isso tem ainda de ser feito de maneira sustentável para que o turista possa ter uma experiência positiva e prazerosa.