Aracaju é a capital do Sergipe, destaca-se por apresentar excelente infraestrutura para receber os turistas que chegam por lá, tem boa hospitalidade e oferece uma grande variedade de passeios inclusive de barco pelos rios que levam a cenários fantásticos como a Ilha dos Namorados e a Crôa de Goré.
Uma cidade bastante festiva, na segunda metade do mês de junho é realizado o Forró Caju com milhares de turistas vindos de todas as regiões. Nessa época uma cidade cenográfica é montada na Praça dos Eventos para que as animadas quadrilhas dancem dividindo a atenção dos expectadores com as sanfonas, triângulos e zabumbas. A menos de 30 quilômetros da capital estão localizadas cidades históricas como Laranjeiras e São Cristóvão em que as tradições típicas ainda são mantidas. Saiba mais sobre o turismo em Aracaju nesse artigo!
Dicas do Que Fazer em Aracaju
Que tal viver uma experiência turística única na cidade de Aracaju? Continue lendo e confira quais são os principais pontos turísticos locais.
– Orla de Atalaia
O principal cartão-postal da cidade é a bela orla de Atalaia com seus seis quilômetros que contam com ciclovia, calçadão, quiosques, fontes luminosas e quadras de esporte. Não deixe de conhecer ainda o trecho conhecido popularmente como Passarela do Caranguejo em que há um oceanário que faz a alegria de crianças e adultos com suas 60 espécies divididas em 18 aquários de água doce e salgada.
– Praias de Aracaju
Nas barracas de praia situadas ao longo da orla de Aracaju estão disponíveis delícias como sururu, siri e caranguejo. Na região mais urbana da capital a praia de destaque é a Praia do Atalaia. Outras boas praias da cidade são a tranquila Praia do Saco, Refúgio e Mosqueiro. Para um passeio com ares mais selvagens nada melhor do que visitar praias como Pirambu e o santuário das tartarugas marinhas.
– Crôa do Goré
Situada no rio Vaza Barris, essa ilha, surge apenas na maré baixa e fica ao sul de Aracaju. Chega-se lá somente de barco, as embarcações tem seu ponto de partida na Orla do Por do Sol, na praia do Mosqueiro. O trajeto leva entre 10 e 15 minutos, no caminho é possível avistar ilhas fluviais de pequeno porte, manguezais e vegetação nativa preservada.
Vale ressaltar que há grande movimento nos finais de semana devido aos bares flutuantes e barracas rústicas nas quais são servidos pasteis de camarão, caldinhos de ostra, peixe frito, sururu entre outras delícias. É possível praticar stand up paddle. O tour tem duração de 5 horas.
– Ilha dos Namorados
Surge somente na maré baixa, está localizada entre o rio Vaza Barris e o oceano Atlântico. Um local muito sossegado, mas que tem pouca infraestrutura para receber os turistas. Essa é uma das paradas dos passeios de barco e catamarã.
– Museu da Gente Sergipana
Um museu interativo que celebra a gente sergipana, o projeto artístico é de concepção de Marcello Dantas que também fez o projeto do Museu da Língua Portuguesa de São Paulo. Os visitantes podem ficar a par da culinária, dos trajes típicos, das festas entre outros detalhes tão importantes para formar a cultura do estado. É possível se ver usando trajes típicos da região ao se posicionar diante de um espelho e até pechinchar com os feirantes que trabalham numa feira virtual.
– Mercado Municipal de Aracaju
Esse mercado é formado por três espaços interligados que oferecem o melhor do sabor sergipano a preços populares. Você poderá comprar por lá queijos, farinha de tapioca, castanha de caju, artesanato em cerâmica entre outros. Há uma área com bares e restaurantes.
– Colina de Santo Antônio
Essa é a parte mais alta da cidade, está situada atrás do mercado municipal e oferece uma vista panorâmica sensacional da capital. O nome da colina se deve a presença da Igreja de Santo Antônio, o marco do início da construção da capital. A iluminação noturna é muito bonita.
– Orlinha do Bairro Industrial
O local em que estão localizados os principais bares e restaurantes do happy hour de Aracaju. A orlinha fica as margens do rio Sergipe, no cenário estão inclusos barcos e a bela ponte do município de Barra dos Coqueiros. Aproveite para conhecer ainda o centro de artesanato Chica Chaves.
– Parque da Cidade
O parque Parque José Rollemberg Leite é conhecido popularmente como Parque da Cidade. Há um zoológico situado em meio a mata atlântica com animais como ursos, onça e leão. O passeio dura 25 minutos e permite ver o melhor do cenário da cidade de Aracaju. O funcionamento do teleférico é de terça a domingo no horário entre 9h30 e 17h. O parque tem entrada gratuita e abre às 8h.
– Lagoa Redonda
Cercada por dunas, a Lagoa Redonda, fica no município de Pirambu, a 60 km da capital. Quem gosta de aventura pode descer as dunas praticando sandboard que é um tipo de surf na areia.
– Passeio de Barco ao Cânion do Xingó no Rio São Francisco
Esse é um dos mais belos passeios para se fazer durante sua estadia em Aracaju. O ponto de partida dos passeios de barco e catamarã é o restaurante Karrankas na cidade de Canindé, fica a 200 km da capital sergipana. O tempo a bordo da embarcação é de meia hora e então se chega ao cânion do Xingó que fica no rio São Francisco.
Há barquinhos disponíveis que levam para a parte central dos cânions, uma área em que as embarcações não conseguem entrar. Nesse passeio é possível fazer stand up paddle aproveitando a tranquilidade das águas. Como a viagem entre Aracaju e Canindé dura em média três horas a dica é pernoitar na cidadezinha.
Gostou dessas dicas de passeios turísticos para fazer em Aracaju?