Gruta Das Encantadas Na Ilha Do Mel – Paraná

A Gruta das Encantadas fica localizada ao sul da Ilha do Mel. Esta fica no estado do Paraná, sul do Brasil. A Gruta está descrita como patrimônio natural e possui a natureza preservada, com mata nativa e espécies raras e importantes para a natureza.

É formada por rochas de migmatito e diabásio. Dentro da gruta há pouco espaço, o chão é de areia. E de uma grande abertura na gruta consegue ver a Praia de Fora das Encantadas, este é um cartão postal do lugar. Não há ruas, mas sim muitas trilhas que conduzem a todos os lugares que cercam.

Os turistas conseguem o acesso à gruta pela passarela artificial que foi criada para o turismo na área. Além disso há também como chegar de barco na gruta, para ir e voltar fica em torno de trinta e cinco reais o passeio. Algumas pessoas relatam que a Ilha do mel é sem dúvida um dos lugares mais lindos que já visitou. Para transitar na ilha e chegar aos locais turísticos, como a Gruta das encantadas você pode seguir as trilhas, alugar ou levar bicicletas (em torno de 40,00 por pessoa ida e volta) ou passeios de barco.

Vista Aérea da Gruta Das Encantadas

Vista Aérea da Gruta Das Encantadas

A Lenda Das Encantadas

O nome da gruta se deve a uma lenda que existe no local. Há um grupo indígena que habita alguns estados do sul e sudeste do Brasil, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, são os Caiangues.

Eles contam que há muito tempo, na praia das conchas (que fica próxima à Gruta das encantadas)  viviam belas mulheres que dançavam e encantavam pescadores ao pôr do sol e ao nascer do sol. Eram sereias e possuíam uma rara beleza, sempre nuas, com longos cabelos feitos de algas caindo aos ombros. Elas cantavam e dançavam, fazendo com que qualquer homem mortal que as olhasse ficasse inebriado e hipnotizado. Isso os levava a perderem o rumo das embarcações, batendo em rochas e naufragando.

Porém, tinham índios destemidos que tentavam se aproximar cada vez mais das lindas e assustadoras mulheres. Então um índio jovem e corajoso ficou à espreita da gruta, esperando o sol começar a apontar e mostrar os primeiros raios coloridos vindo do leste. Daí o doce som das vozes das sereias surgiu: “Passe com cuidado a ponte. Viva bem com os outros, assim como eles vivem bem, você também pode viver. Lá você há de ver muita coisa que já viu aqui em minha terra, assim como o gavião. Teus parentes hão de vir te encontrar na ponte e te levarão com eles para tua morada.” (canção retirada do site Ilha do Mel).

Incrivelmente o índio conseguiu continuar admirando o ritual, sem adormecer, sem ficar hipnotizado e sem perder o rumo. E especificamente ficou fascinado por uma moça com belos olhos cor de esmeralda. Ficou tão apaixonado que desceu do rochedo aos trancos, até que ficasse frente a frente com a sereia. Declarou então seu amor por ela e aceitou a condição que ela o propôs para que ficassem juntos para sempre: ele teria que morrer. De mãos dadas o casal desapareceu nas águas profundas para sempre. Contam os índios que até hoje se consegue ouvir os ecos dolentes vindos do fundo do mar.

Gruta Das Encantadas Vista de Dentro Para Fora

Gruta Das Encantadas Vista de Dentro Para Fora

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Praias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *