Regra da Gorjeta em Diversos Países

Dar gorjetas no Brasil são consideradas de praxe e até obrigadas por lei com os famosos 10% a serem pagos aos garçons. Como são dadas no final do atendimento, em nossas terras não é uma questão de garantir um bom serviço, mas sim um costume cultural para o empregador receber por seus bons serviços prestados. Quanto ao valor, as culturas variam. Mas para o turista, apenas saiba que a regra é clara: a gorjeta existe em qualquer lugar do mundo.

Regra da Gorjeta em Diversos Países

Regra da Gorjeta em Diversos Países

As Gorjetas na Argentina

Para quem está de viagem para as terras de Maradona, não precisa separar muitas notas altas na carteira porque por lá as pessoas não costumam ser generosas na carteira. Mas o turista pode ficar perdido, pois não há um percentual fixo para gorjetas na Argentina. Algumas pessoas defendem um projeto de lei que, semelhante ao Brasil, estipula um valor de 10%, mas nem todos concordam. Os locais não costumam dá gorjetas boas. Por lá as pessoas pensam bastante no quanto ganham e, especialmente em tempos de turbulência econômica, as gorjetas não são grandes. Mas assim como em diversos países, os argentinos consideram a gorjeta uma recompensa ou punição para o bom ou mau serviço: se for bem atendido, gorjeta alta. Se não, valor baixo. Nos restaurantes, é comum deixar um valor pequeno em uma xícara de café. Não é comum deixar gorjeta com taxistas.

As Gorjetas no Canadá

A gorjeta é prática comum em todo o setor de serviços no Canadá. Os profissionais que mais esperam pelo pequeno mimo são os taxistas, funcionários de hotéis, cabeleireiros e funcionários de spa. A gorjeta não é necessária com alguém que trabalha em um balcão como baristas, trabalhadores cafetaria, atendentes de redes de fast food. Bartenders são uma exceção, que geralmente têm critério sobre quem escolher para servir em primeiro lugar.  A gorjeta comum no Canadá gira em torno de 10 a 20% da conta, dependendo da qualidade do serviço prestado. Infelizmente as garçonetes tem um trabalho mal remunerado e muitas dependem de gorjetas para pagar as contas em casa. Contudo, muitas ganham quase o dobro do salário por hora. No Canadá, as gorjetas são vistas como uma forma de incentivar o alto nível de serviço. Em uma visita a todas as cidades canadenses, o turista nunca vai precisar acenar para uma garçonete ou esperar por uma reposição da sua bebida. Espera-se no país sempre um serviço rápido, eficiente e capaz de prever nossas necessidades, digno de uma gorjeta.

As Gorjetas no Canadá

As Gorjetas no Canadá

As Gorjetas nos Estados Unidos

Dar gorjetas nos Estados Unidos não é simples, mas é básico para qualquer morador ou turista. A regra geral diz que a gorjeta deve ser de 15% da conta, mas existem dezenas de exceções. O empreendimento que mais espera gorjetas são os restaurantes, no qual os garçons e demais funcionários recebem um salário base tão baixo que precisam mesmo do valor extra. Por conta da gorjeta obrigatória, os clientes sempre esperam um bom serviço, tendem a pagar mais de 25% para um serviço excepcional, o que nem sempre acontece. O grande diferencial de gorjetas em restaurantes é que, se você tiver um cupom de desconto, não deve dá gorjeta em cima do valor do cupom, mas sim da conta total. Nas capitais, o valor de 20% sobre a conta é uma regra e turistas vão receber olhos revirando se não as cumprirem. Nos jantares de negócio, espera-se um valor de 25%. Já com os bartenders e porteiros de hotéis e apartamentos, a regra é bem conhecida de filmes: basta uma nota de um dólar na mão. Imagine quanto eles não lucram em um hotel de 100 hóspedes, não é mesmo? É um valor bacana devido à quantidade de clientes. Os taxistas norte americanos também esperam gorjeta de ao menos 15%, bem como os cabeleireiros, o que não é um costume brasileiro. E mesmo sendo obrigatório usar o serviço, o manobrista também deve receber de dois a cinco dólares. O mais irônico é: a gorjeta depende do valor do seu carro. Se você está dirigindo um sedan de 10 anos, pode pagar 2 dólares. Mas se está em um Jaguar ou um Lexus, deve-se pagar 5 dólares. Aos turistas que vão aos Estados Unidos, uma dica: não é uma boa ideia esquecer da gorjeta. Os garçons são conhecidos do país por seguir os clientes de restaurantes pedindo uma explicação detalhada de por que seu serviço não merecia uma boa gorjeta.

As Gorjetas na Polônia

A gorjeta é um costume moldado por normas sociais, e na Polônia a pequena premiação é um pouco confusa. A maioria dos manuais de regras sociais do país indicam que 10% da conta em restaurantes é aceitável, uma ideia já instalada nas cidades. Mas não existe uma regra para o que seria um bom serviço, por isso você não será punido se não receber dá um valor alto de gorjeta.

As Gorjetas na Polônia

As Gorjetas na Polônia

As Gorjetas na Romênia

A gorjeta por lá é muito comum e funciona como um medidor de bom atendimento, por isso o turista deve ficar ligado. Os locais em que dá uma gorjeta é uma regra social forte é em padarias, táxi, cabeleireiro e restaurantes, seja de pequeno ou grande porte. Um lugar inesperado a se preparar uma gorjeta é o hospital. Se você for atendido em um hospital por lá, deve dá uma uma gorjeta antes da consulta. O médico deve receber antes do atendimento e as enfermeiras após a operação para cuidar de você. Estranho, mas um costume clássico.

As Gorjetas na Espanha

Na Espanha a gorjeta não é um requisito, mas é bem apreciada quando vinda. É comum em salões de beleza e restaurantes em valor de 10%, para o garçom. As regras para o trabalho de um garçom são diferentes, pois eles trabalham com carteira assinada ou contrato e por isso eles não dependem de gorjetas. Mas em táxis é quase uma regra social.

As Gorjetas em Portugal

Não é obrigado dá gorjeta neste país também, mas as pessoas costumam dispensar o troco quando foram muito bem atendidos.

As Gorjetas na Turquia

A regra universal para a gorjeta vale aqui: se você está sendo bem servido, a gorjeta  é esperada. A maioria dos restaurantes, cafés e pubs não incluem serviço na conta de 10%, por isso o valor acaba sendo esperado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *