Qual O Lugar Mais Barato Para Viajar No Brasil?

Qual O Lugar Mais Barato Para Viajar No Brasil?

Essa pergunta pode ter muitas diferentes respostas, pois a melhor indicação de lugar para se viajar vai depender muito da onde você mora no país, uma vez que, locais mais próximos da sua cidade provavelmente vão sair mais baratos para você, mas isso não quer dizer que assim seja também para as outras pessoas, portanto, vamos formular algumas possibilidades, por regiões do país, a seguir você encontra as nossas sugestões.

Região Norte

A região Norte do Brasil é bem grande, mas grande parte do seu território não é densamente ocupado, sendo assim os seus habitantes se concentram principalmente nas suas regiões litorâneas. A região Norte conta ao todo com 7 diferentes estados, são eles o Acre, o Amapá, o Amazonas, o Pará, Rondônia, Roraima e por último o estado do Tocantins.

As cidades dessa região brasileira não costumam ter os seus preços tão elevados quanto outras cidades turísticas e muito procuradas, portanto, é possível dizer que em média os preços para quem vai ao Norte serão mais atrativos em geral, é claro que se você for ficar em um resort 5 estrelas, os valores serão altos e bem próximos do que se vê no Sul e Sudeste, mas considerando, comida, estadia e passeios, a região Norte pode oferecer mais por menos.

As principais cidades da região são as cidades de Manaus e de Belém, que são respectivamente as capitais do estado do Amazonas e a capital do estado do Pará, elas são inclusive as maiores cidades da região Norte, tendo mais de um milhão de habitantes cada uma.

Os passeios que podem ter um preço um pouco mais elevado são aqueles de introdução e imersão na vida da floresta Amazônica, como a expedição para nadar com botos, ou expedições ao meio da floresta em si, mas no geral os valores não são absurdamente elevados e esse é um dos motivos de muitas pessoas escolherem esse local para sua viagem.

Para os turistas que gostam de viajar para conhecer novas culturas e modos de vida, há opções de passeios para passar alguns dias na mata, ou para passar alguns dias nas aldeias indígenas da região, muitas aldeias hoje são abertas ao público e eles exibem seus rituais, suas danças e entram em contato direto com os turistas, ou seja, a troca e a imersão cultural é imensa e muito enriquecedora.

Para os turistas que curtem ambientes mais urbanos, a cidade de Manaus é muito interessante, a cidade tem construções preservadas da época do Brasil colônia, construções com grande significado histórico, além de oferecer uma culinária diferenciada aos seus visitantes. Uma indicação é ir ao Teatro Amazonas conhecer esse marco histórico brasileiro, não perca também a oportunidade de ir ao MUSA ou Museu da Amazônia e ao Jardim Botânico da cidade.

Museu da Amazônia

Museu da Amazônia

Ainda no estado do Amazonas, tem-se a cidade de Parintins que é uma das mais importantes em relação à cultura do Brasil, o festival que acontece lá todos os anos por volta do final do mês de junho, faz parte do Patrimônio Cultural do nosso país, então podemos dizer que essa cidade merece a sua visita, sendo na época do festival ou não, afinal ela tem muito mais a oferecer. Uma dica é agendar o seu transporte com antecedência, pois se não houveram mais aviões, de barco até lá são 18 horas de viagem.

A cidade de Belém do Pará tem também belíssimas construções que fazem parte da própria construção do nosso país, a cidade tem influencias indígenas, africanas e principalmente portuguesas pela sua colonização. Nesta cidade vale muito a pena a visita ao Teatro da Paz.

A cidade de Macapá no Amapá também é muito interessante, uma vez que ela é onde está o chamado Marco Zero, que consiste em um monumento que fica no local onde passa a linha do Equador, a capital não é muito cara e oferece aos seus visitantes uma ótima gastronomia típica da região Norte.

Nordeste

A região Nordeste do Brasil é uma das mais procuradas pelos turistas e não é para menos, afinal é uma região banhada pelo Oceano Atlântico formando maravilhosas e cristalinas praias, praias essas que fazem jus aos mais belos locais do caribe, além disso é uma região riquíssima em cultura e em história.

O Nordeste é muito exaltado também pela sua maravilhosa culinária e doces, mas não pense que é tudo igual não, as suas comidas variam de estado para estado, no entanto, o que se pode afirmar é que todos são igualmente deliciosos.

Por ser um dos destinos turísticos mais visitados do Brasil, os valores de estadia nas cidades nordestinas podem ser bem altos, considerando alimentação, passeios, etc, mas lembre-se que ainda há por lá paraísos desconhecidos e vamos falar de alguns deles a seguir.

Sirinhaém, essa pequena cidade pernambucana, que tem pouco mais de 40 mil habitantes, possui praias lindas e até uma ilha que vale muito a pena conhecer. O que acontece é que muita gente nunca nem ouviu falar desse paraíso escondido, por esse motivo os preços por lá podem ser bem mais atrativos do que em outras cidades da região. Essa cidade está a mais ou menos 75 quilômetros da capital de Pernambuco, Recife.

Lá em cima no mapa, já no estado do Maranhão, temos uma cidade muito interessante, seu nome é Alcântara e ela encanta por sua beleza aconchegante. Essa cidade não possui praias, mas conta com uma carga arquitetônica enorme e surpreendente, tem muitos edifícios tombados como patrimônio histórico e seus preços não são tão inflacionados.

Maranhão

Maranhão

Ainda no Maranhão podemos citar as cidades de Carolina ou Estreito que são normalmente as cidades mais baratas e que são base para se visitar a famosa Chapada das Mesas, que é uma reserva no estado onde estão belíssimas cachoeiras, rios, corredeiras, entre outros, são paisagens deslumbrantes e que valem a sua visita.

A cidade de Coruripe pertence ao estado de Alagoas e está no extremo sul do estado, já quase na divisa com o estado do Sergipe. Esse local não é muito procurado por turistas, que ainda preferem as praias mais famosas do estado, mas ele com certeza vale a visita, pois por lá há muitas praias lindas que você deve conhecer, além disso a região é muito rica no artesanato, portanto, tire um tempinho para conhecer as feiras locais também.

No estado do Piauí existe a região da Serra da Capivara, que é um dos lugares mais ricos historicamente e geograficamente para o Brasil e todo o continente americano, esse lugar é de fascínio dos arqueólogos e paleontólogos, pois ali existem milhares de sítios pré-históricos, sítios esses que são importantíssimos para a compreensão da evolução das espécies no mundo, principalmente a espécie humana. A cidade base para se chegar até lá e a cidade de São Raimundo Nonato.

A cidade de Camocim, agora já no estado do Ceará é uma cidade linda e não tão cheia, pois ainda não foi altamente descoberta pelos turistas, no entanto é um paraíso escondido do Nordeste. Essa cidade está localizada na região Norte do estado e possui opções de passeios e atrações para agradar a todos os gostos, por exemplo, por lá se encontram falésias, se encontram manguezais, se encontram algumas dunas de areia, além disso tem também famosas ilhas e praias propensas à pratica de esportes como o kitesurf e o windsurf.

A cidade de Laranjeiras, é mais uma indicação de turismo com baixos custos no Nordeste. Essa cidade fica no estado de Sergipe e possui a grande vantagem de ser próxima à capital que é Aracaju. Os atrativos desse município são principalmente culturais, a sua arquitetura e prédios históricos imponentes chamam atenção e atraem turistas para a região. No início do ano, no mês de janeiro ocorre um festival de cultura na cidade, onde diversas manifestações culturais podem ser observadas.

Centro Oeste

Centro Oeste

Centro Oeste

A região centro oeste do Brasil, apesar de não contar com área de litoral, tem outras tantas incríveis belezas, uma biodiversidade impressionante, paisagens deslumbrantes e também é rica em água, águas doces distribuídas nos seus rios e cachoeiras. A seguir vamos citas alguns pontos que cabem no seu bolso, dentro dessa região lindíssima.

Alta Floresta fica no estado do Mato Grosso em sua porção Norte, essa cidade se destaca pelo seu turismo radical, turismo de natureza ou como também é conhecido, seu ecoturismo. Além disso, outro ponto de grande destaque é que essa cidade está próxima à floresta Amazônica e isso também proporciona incríveis experiências por lá. Há muitos atrativos no município, há muitas reservas, locais para a pesca a até um sitio arqueológico que se chama Pedra Preta, esse lugar vale a sua visita.

Caldas Novas é um município goiano do centro oeste que tem fama no Brasil inteiro, essa cidade sabe atrair os turistas pelas águas, como poucos outros municípios sabem. Os grandes atrativos da cidade são as suas águas termais, que atraem pessoas de muito longe.

É interessante dizer que no município existem opções caras de lazer e entretenimento, mas também é possível ir para lá, aproveitar muito as suas paisagens e belezas naturais sem gastar tanto, e ainda sem precisar pagar para ficar em caros resorts, afinal muitos atrativos são fora dos parques particulares. Uma dica é visitar o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, esse parque tem também fontes termais e muitas cachoeiras.

A cidade de Pirenópolis fica no estado de Goiás e chama a atenção pelas suas inúmeras e belíssimas cachoeiras, a cidade em si é bem pequena, mas ela possui dezenas de quedas d’água para você se deliciar, além de suas belezas naturais, Pirenópolis conta também com um centrinho histórico que é uma graça, colorido e com construções tombadas pelo Patrimônio histórico e cultural.

Sudeste

Sudeste

Sudeste

A região Sudeste do pais é a mais movimentada, é a região que possui um maior número de habitantes e também é a região que tem mais opções de transportes para se locomover de um lado a outro do país, são centenas de milhares de ônibus e aviões saindo do Sudeste para os mais diversos lugares do Brasil e do mundo diariamente.

Toda essa facilidade pode contribuir para a realização de uma viagem, de passeio, principalmente quando é para lugares dentro da própria região e dos próprios estados. É válido dizer que os estados brasileiros que compõem a região Sudeste são São Paulo, o Rio de Janeiro, o Espírito Santo e o estado de Minas Gerais. A seguir estão algumas dicas de viagem para se fazer em cada um dos estados mencionados.

Vamos começar pelo belíssimo Rio de Janeiro, cuja capital é a cidade maravilhosa e que já foi uma das mais visitadas do mundo, esse estado é repleto de belezas naturais, é um destino há muito tempo disputado tanto pelos cidadãos brasileiros, quanto pelos cidadãos do mundo e por esse motivo, alguns pontos turísticos e algumas cidades podem ser muito procurados e assim os preços da sua viagem podem sair um pouco elevados.

Entre todos os lugares que podem ser citados do Rio de Janeiro, vamos em especial falar da cidade de Cabo Frio, essa cidade fica relativamente perto da capital carioca, a mais ou menos 150 quilômetros de distância. Cabo Frio fica na região dos lagos carioca e está próxima à outras cidades turísticas como Búzios e Arraial do Cabo.

Arraial do Cabo

Arraial do Cabo

A cidade conta com praias lindas, belíssimas e paradisíacas e a vantagem é que seu custo é relativamente menor do que a capital do estado, assim como também costuma ser um pouco mais baixo do que nas suas cidades vizinhas, por esse motivo essa cidade pode ser a melhor opção se você quer ir ao Rio e gastar menos do que nos pontos turísticos mais procurados.

O estado do Espirito Santo é um estado lindo, com um extenso litoral e tantas vezes é o local preferido dos mineiros, para passarem as suas férias na praia. Um dos principais destinos do estado é a cidade de Guarapari, que está inclusive bem próxima a capital do estado Vitória, são aproximadamente 50 quilômetros de distância apenas entre as duas cidades.

As praias de Guarapari são belíssimas, mas além disso a cidade ainda conta com um parque e reserva ambiental, onde existem lindas lagoas e uma fauna bem preservada. No entanto, essa cidade capixaba, como é chamado quem é do Espirito Santo, ainda é um ótimo local para você provar a culinária local, que é uma delícia com toda a certeza, uma dica é não deixar de experimentar a famosíssima moqueca capixaba.

Guarapari

Guarapari

Mais uma indicação no estado do Espírito Santo é a uma cidade bem pouco conhecida, ela se chama Alfredo Chaves, essa cidade que fica inclusive perto de Vitória, é uma cidade de serra bem pequenininha, que no mês de julho principalmente, tem muitas festas e festividades típicas da região.

No estado de Minas Gerais que tem tantas belezas naturais, podemos indicar, por exemplo, a cidade São Tomé das Letras, que tem fama de ter hospedagens bem em conta, em relação a outros destinos turísticos, essa cidade mística e cheia de encantos, é linda no quesito natural e no quesito arquitetônico. São Tomé das Letras é conhecida por ser um destino exotérico e com uma população muito receptiva e amistosa.

O estado de São Paulo ainda que muitas pessoas não saibam conta com praias maravilhosas, principalmente em sua região do litoral Norte, os preços algumas vezes podem ser elevados, mas se você procurar com antecedência e com cuidado a cidade de Ubatuba pode oferecer opções com ótimo custo benefício, além disso a cidade conta com praias maravilhosas e de águas transparentes.

No entanto, para se chegar até essas maravilhas praias, a indicação é sair um pouco do centrinho da cidade, pois as praias mais bonitas são um pouquinho mais distantes. Sobre Ubatuba podemos dizer que é melhor tentar ir em datas que não sejam feriados, pois a cidade é pequena e não tem muita estrutura e nessas datas são milhares e milhares de turistas que descem para lá.

Ainda no estado de São Paulo temos a cidade de Peruíbe, essa cidade não é tão famosa quanto outras dessa lista, mas ela tem muitas praias, principalmente as praias escondidas que são muito bonitas e agradáveis, além disso esse destino é bem mais barato para se viajar que outros nomes praianos do estado.

O distrito de Boiçucanga também é muito interessante para quem quer ir para a praia e economizar na sua viagem. Boiçucanga está localizada na cidade de São Sebastião e é bem mais vantajoso financeiramente que outros distritos da cidade, tal como Maresias, Juquehy e Camburi, onde os preços encontrados tanto para lazer, quanto para acomodação e alimentação são realmente inflacionados.

Sul

Sul

Sul

A região Sul do Brasil é uma região muito charmosa, isso ninguém pode negar, mas é também uma região que faz mais frio em uma boa parte do ano, por isso para aqueles que gostam de temperaturas mais amenas, o Sul é uma região muito indicada, principalmente nos meses de inverno. Os estados que compõem essa região são o Paraná, o estado de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Acompanhe a seguir algumas indicações de destinos turísticos que cabem no seu bolso por aqui.

A primeira cidade indicada é Cambará do Sul, que está localizada no estado do Rio Grande do Sul, essa cidade tem muita atenção por causa de suas belezas naturais, mas nada de praias, o negócio por lá são cânions e cachoeiras, inclusive Cambará do Sul é a o ponto base para se conhecer o Parque Nacional Aparados da Serra, esse parque é belíssimo e tem enormes cânions.

Se você for até lá não deixe de conhecer um dos lugares mais especiais que é o cânion do Itaimbezinho, lhe garanto que é uma paisagem de tirar o folego de qualquer um, afinal são mais de 700 metros de altura do cânion, mas se prepare que as temperaturas no parque podem ser bem baixas. Lembre-se de sempre estar com um guia credenciado, afinal o parque conta com animais perigosos como lobos e jaguatiricas.

Cânion do Itaimbezinho

Cânion do Itaimbezinho

O estado de Santa Catarina é um famoso ponto entre os turistas especialmente no verão, inclusive por esse motivo o estado como um todo pode apresentar preços bem salgados de acomodações e alimentação, o que pode encarecer um pouco o seu passeio, no entanto há alguns locais ainda não inflacionados pelo turismo, tal como Imbituba, essa cidade possui belas praias e uma pequena população. O principal atraente de lá é que os preços não são tão altos, quanto de outros lugares do estado.

Se você estiver por Imbituba no inverno e não no verão, não fique triste pelas temperaturas baixas, mas procure saber sobre as baleias que aparecem na região nessa época, são baleias que sobem um pouco latitudes fugindo do frio que ocorre no polo sul.

Ainda no estado de Santa Catarina, uma dica é conhecer sua região mais montanhosa e mais fria, geralmente essa região não é tão visitada quanto seu badalado litoral e por isso seus preços são menores. Na região montanhosa indicamos a cidade de Ubirici, nesta cidade há uma extensa região de montanhas e com a sua natureza bem preservada. A pequenina cidade é cheia de trilhas e cachoeiras, mas também de formações naturais perigosas, portanto, só realize atividades por lá se estiver acompanhado de um guia local experiente.

Por fim vamos falar sobre o Paraná, esse estado que está tão próximo do Sudeste brasileiro, o Paraná tem muitas cidades de interior interessantíssimas, mas aqui vamos dar destaque à uma delas, é a cidade de Ponta Grossa, local onde fica o Parque Estadual de Vila Velha. Esse parque possui uma extensa fauna e flora tipicamente brasileira, entre os animais que podem ser vistos por lá, estão o lobo guará e também os tamanduás bandeira, entre outros. Há no parque formações rochosas interessantíssimas e algumas opções de trilhas que devem ser feitas acompanhadas por um guia local credenciado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *