Grande Teatro do Liceu

O Gran Teatre Del Liceu, ou simplesmente El Liceu como é conhecido, é um dos teatros de maior prestígio na Espanha, sediado em Barcelona. Ele se destaca principalmente pelas representações clássicas e modernas de óperas, que ocorrem há mais de 150 anos.

Esta famosa casa de óperas tem este nome devido ao fato de que originariamente, a construção teria como finalidade ser uma escola de ensino musical – Liceu, como eram chamadas as escolas técnicas na Europa. Tem capacidade média para 3.500 pessoas, com cinco níveis de assentos.

O prédio foi inaugurado em abril de 1847, e no decorrer de sua história sofreu dois grandes incêndios que o destruíram completamente. Após o último incêndio, ocorrido em 1994, foi novamente restaurado e reaberto em 1999, tornando-se um dos teatros mais modernos do mundo, sem perder, no entanto, seu estilo arquitetônico original.

Uma curiosidade d’ O Liceu é que ele mantém sua própria orquestra, desde sua inauguração, a Orquestra Sinfônica do Grande Teatro do Liceu, que é a mais antiga orquestra em atividade na Espanha, além de um coral permanente. E mantinha, até a década de 90, seu próprio corpo de balé, produzindo seus próprios espetáculos. Apenas os personagens principais eram cantores convidados, e a maioria das óperas representadas era das escolas italianas e alemãs do século XIX, como Wolfgang Amadeus Mozart, Giuseppe Verdi, Richard Strauss, entre outros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *