Direitos do Consumidor ao Comprar Pacotes Turísticos

Na hora de comprar pacotes turísticos a empolgação do consumidor deve ser encoberta pelo bom senso e uma boa avaliação. Algumas agências de turismo são sempre honestas, mas outras usam da falta de percepção do comprador para empurrar pacotes ‘furados’ de viagem e até vender planos que não exige. Para evitar isso, é preciso uma boa avaliação e saber que o consumidor tem direitos ao comprar pacotes turísticos. Como consumidor de um pacote turístico, é importante saber que você tem todos os direitos de um comprador de qualquer produto. Você não está levando para casa nada de pronto, mas está comprando um produto e possui todos os direitos previstos de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Direitos do Consumidor ao Comprar Pacotes Turísticos

Direitos do Consumidor ao Comprar Pacotes Turísticos

Se Você Pagou  Por um Produto, Deve Receber

Se você está comprando um produto ou serviço, possui o direito de receber. O que lhe garante isso são notas fiscais de pagamento, um contrato assinado com data e especificando tudo o que está incluindo. Mas para poder exigir, o consumidor precisa tomar algumas medidas simples como ter certeza que tudo está descrito no contrato. Não deixe que o agente de viagem diga que ‘vai estar lá’ quando chegar no hotel. Você precisa ter descrito se há ou não passagem de avião, quantas refeições e quais estão inclusas, data de ida e de volta da viagem e outros pequenos itens que são inclusos. Se algo for dado a mais como brinde, tudo bem. Mas algo a menos não pode acontecer, ou o cliente tem direito de reclamar.

A Viagem não Pode ser Adiada Por Motivos que não Sejam Fatalidades

As leias que protegem o consumidor consideram que todo comprador de um pacote turístico se programar para viajar, quem sabe em suas férias e por isso não deve ser lesado por má organização da empresa. Se não for uma fatalidade (acidente de avião ou no espaço que se está indo, clima e motivos que vão além do alcance do homem), uma viagem não pode ser adiada ou o cliente tem direito de receber o valor pago e juros por indenização. Infelizmente isso acontece bastante no Brasil. Muitas empresas mal organizadas não conseguem passagem de avião na data programada, ou não conseguem reservas na data esperada. Qualquer erro como esse vale um processo, se a data e locais de hospedagem estiverem no seu contrato.

A Viagem não Pode ser Adiada Por Motivos que não Sejam Fatalidades

A Viagem não Pode ser Adiada Por Motivos que não Sejam Fatalidades

Se Você Desistir de Viajar, Seu Dinheiro não Deve Voltar

Do mesmo jeito que a empresa tem por obrigação garantir a sua viagem, você tem obrigação de viajar. Se algo acontecer que impossibilite a sua viagem, infelizmente você não deve receber o seu dinheiro de volta. Isso deve ficar claro para que, caso você desista, não reclame o valor de volta por não ter consumido.

Você Tem Direito a Ter Exatamente o Que Está no Seu Pacote

Tudo o que está descrito em seu contrato deve ser pago. Isso pode ser diferente de um fôlder que você pegou na loja, por isso é importante ler o contrato com calma e passo a passo. O mais importante é ler todos os locais os quais você deve ficar, onde deve se alimentar e locais de parada. Se alguns dos tópicos forem diferentes, você pode processar e receber o valor de volta e uma indenização por isso. Infelizmente algumas agências de viagem acabam por maquiar seus serviços de forma simples: deixam informações vagas no contrato. Podem descrever como “hospedagem em Natal com tudo pago”, mas isso é vago demais para um processo. É importante ler com cuidado tais informações no contrato, pois você pode parar em um motel de quinta categoria e não pode reclamar por isso, pois não estava descrito quando estava por lá.

Você Tem Direito a Ter Exatamente o Que Está no Seu Pacote

Você Tem Direito a Ter Exatamente o Que Está no Seu Pacote

Você Pode ou Não Ter a Passagem Aérea

A maior parte das agências vende translado por fora, por isso não espere por uma passagem aérea se ela não estiver no pacote. Mas se estiver em seu contrato, você tem direitos.

Você Não Deve Pagar Por uma Hospedagem Extra

Se seu pacote tiver descrito hospedagem gratuita mas por um erro da operadora não houve hotel disponível na data, não é o turista que deve pagar, mas sim a agência. Ela que tem que ser paga por sua agência e não por você. Mesmo que tenha dinheiro, solicite da agência ou operador a resolução do problema ou ele sabe que pode ser processado por isso.

Você Não Pode Ter seu Roteiro Desviado de Forma Drástica

Imprevistos acontecem sempre, mas não é comum você não cumprir nem ao menos 50% de seu roteiro pago no pacote. Se isso acontecer você pode pedir danos no tribunal porque pagou algo que não obteve, principalmente se for relacionado a hotéis e restaurantes. O serviço deve ser oferecido de forma fiel ao que é indicado no pacote quando ambas as partes concordaram e assinaram, e não uma viagem surpresa com um roteiro novo e diferentes paradas.

Jamais Feche Com uma Agência Que Jamais Fez uma Viagem

Nada indica que esta agência não seja bacana ou não seja eficiente, mas experiência e contatos no ramo de turismo é importante e você pode precisar disso para resolver problemas. Infelizmente empresas sem portfólio podem não te oferecer os melhores preços, mesmo que sejam de amigos.

Cuidado Com Preços Muito Baixos

Preços baixos não são sinais de serviço ruim, mas não custa avaliar melhor tais informações, pois preços muito mais baixos que o mercado podem significar problema no pacote ou promessas mal feitas, que deixará a sua viagem dos sonhos se tornar um pesadelo.

Use as Redes Sociais Como Busca de Informações de Agências

E exposição de pessoas nas redes sociais é de fato um problema, mas também é uma boa forma do consumidor alertar outros sobre um péssimo produto, empresa ou serviço. Você pode fazer uma bosca usando o Google ou suas redes sociais favoritas como Facebook, Twitter e Orkut. A maior parte das pessoas costuma desabafar quando foi mal atendido ou teve uma péssima experiência com um serviço, que pode servir de guia para você.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *