Dicas Para Conhecer Brasília no Campo Histórico

Os principais papéis de construção e de serviços (governo, comunicações, banca e finanças, produção de alimentos, entretenimento e serviços jurídicos) na economia de Brasília refletem o status da cidade como entidade governamental, em vez de um centro industrial. Indústrias ligadas à construção civil, processamento de alimentos, e os móveis são importante porque se associam com a publicação, impressão e software de computador. PIB é dividido em Administração Pública 54,8%, serviços 28,7%, Indústria 10,2%, Comércio 6,1%, Agronegócios 0,2%.

  • Governo: O setor público é, de longe, o maior empregador, respondendo por cerca de 40% dos empregos da cidade. Trabalho no governo incluem todos os níveis, a partir da Polícia Federal para a diplomacia, do departamento de transporte para as forças armadas. Como espaço para manifestações políticas, shows de música e festivais de cinema, Brasília é uma cidade cosmopolita, com cerca de 130 embaixadas, uma grande variedade de restaurantes e infraestrutura pronta para receber qualquer tipo de evento. Tem destaque como importante destino de turismo de negócios, que é uma parte importante da economia local, com dezenas de hotéis espalhados pela capital do país. Fatos tradicionais ocorrem durante todo o ano. Em junho, as grandes festas conhecidas como “juninas” são realizadas celebrando os santos católicos, como Santo Antônio de Pádua, São João Batista e São Pedro. No dia 7 de setembro, o desfile do tradicional Dia da Independência é realizado na Esplanada dos Ministérios. Eventos locais, nacionais e internacionais são realizados de modo frequente em toda a cidade.
Governo

Governo

Asa Delta em Brasília

Brasília é conhecida como um ponto de partida para a prática de não motorizados esportes aéreos, praticado com asa-delta ou asas parapentes. Os praticantes revelam que por causa do clima seco da cidade há fortes ventos térmicos e grandes para os “cloud-streets”, que também é o nome de uma manobra apreciada. Em 2003, sediou o 14º Campeonato Mundial de asa delta, uma das categorias de voo livre. Monumento que os brasileiros fizeram. É uma cidade que aponta como uma flecha para o futuro. Construído em grande escala, com prédios inovadores, de grande porte, à liberdade de espírito e imaginação. Homenageia a beleza e a alma em terras nacionais. No entanto, o charme não atrai visitante como outras cidades brasileiras conhecidas por ter força no turismo. Mais de um século antes da Presidência de JK, pelo menos dois homens sugeriu uma nova capital, longe do mar e salvo de invasores. Na primeira metade do século XIX. José Bonifácio, um conselheiro e ministro de Dom Pedro I, apresentou um projeto de lei para construir nova capital e sugeriu o nome “Brasília” para a nova cidade. O projeto de lei foi acrescentado à Constituição, mas nunca promulgada porque Dom Pedro I dissolveu a assembleia. Mais tarde, o santo italiano Dom Bosco teve um sonho que foi interpretado como a construção de uma nova cidade “entre os paralelos 15 e 20.” Escolha do local preliminar de uma área de 14.400 km2 no Estado de Goiás consiste em marcador simbólico, lançado em 1922, que abriu o caminho, mas nada mais foi feito de concreto até 1955.

Asa Delta em Brasília

Asa Delta em Brasília

Parte da dificuldade é a grande distância da nova capital do resto do Brasil. O local escolhido, embora capaz de acomodar uma grande cidade, perto de rios, era mais de 360 milhas (600 km) de estrada asfaltada mais próxima, 75 milhas (125 quilômetros) a partir da estrada de ferro próxima, cerca de 120 milhas (190 km) do aeroporto mais próximo. Quando Kubitschek subiu ao poder prometeu honrar a Constituição obteve autorização do Congresso e começou em 1956 com uma residência presidencial provisória. Série de competições ou concursos, entre arquitetos e urbanistas resultou na seleção do plano de Lúcio Costa. A construção começou do piloto, em 1957. Encerrada e inaugurada como a nova capital nos anos sessenta. Em deferência à teoria do modernismo na arquitetura, o plano de enredo da cidade era de um pássaro em voo, ou um avião. Edifícios governamentais e administrativos formam o corpo do avião, enquanto que as áreas residenciais e comerciais estender as asas. O plano é claramente visível neste ponto de vista de Brasília a partir do espaço. A cidade foi planejada com espaço reservado em cada bloco residencial de apartamentos, restaurantes, lojas e serviços. A teoria é de que cada bloco de apartamentos, quadra, criaria o próprio bairro igualitário. Planejamento até ao mais ínfimo detalhe, incluindo a cor e táxis e motoristas de ônibus com uniformes, os planejadores urbanos permitiram máximo de 500 mil habitantes. Em vez disso, com os milhares de trabalhadores que vieram para construir a cidade e ficaram o crescimento da população estimulou uma série de cidades “satélites” que cercam a capital.

Infraestrutura de Brasília: Transportes

Há duas estradas principais da cidade. Eixo Monumental corre de leste a oeste por uma distância de mais de seis milhas (dez quilômetros). Os monumentos e edifícios públicos estão ao longo deste percurso e divide as asas do avião. Eixo Rodoviário é executado em uma linha curva norte ao sul. Eles cruzam na rodoviária, terminal de ônibus da cidade. Este é o único edifício projetado. Costa imaginou como o local de encontro central para os moradores, o que não aconteceu em termos práticos.

Infraestrutura de Brasília: Transportes

Infraestrutura de Brasília: Transportes

Um Pouco de Memória Sobre Brasília

Entre a década de cinquenta e sessenta do século XX foi JK o presidente que liderou as construções de Brasília, mas nunca conseguiu exercer o poder executivo no local. Com os frequentes empréstimos tomados para levantar a capital o país se afogou em dívidas que prejudicaram o poder de consumo e aumento a inflação, dois fatores que fizeram o povo ficar quieto com a ascensão da ditadura militar que durou até 1985, quando chegou às novas constituições que concedeu poder de executar para Tancredo Neves.

Tradição de Brasília: Capital das Terras Nacionais

Fatos tradicionais ocorrem durante todo o ano. Em junho, as grandes festas conhecidas como “juninas” são realizadas celebrando os santos católicos, como Santo Antônio de Pádua, São João Batista e São Pedro.

Tradição de Brasília: Capital das Terras Nacionais

Tradição de Brasília: Capital das Terras Nacionais

No dia 7 de setembro, o desfile do tradicional Dia da Independência é realizado na Esplanada dos Ministérios. Eventos locais, nacionais e internacionais são realizados de modo frequente em toda a cidade.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *