Queda nos Crimes Contra Turistas no Rio

No que se refere as viagens de lazer, o Rio de Janeiro é no Brasil o destino preferido por turistas estrangeiros e em termos de turismo de negócios ocupa o segundo lugar entre os destinos mais procurados.

A cidade recebe a cada ano nada menos do que 908,7 mil visitantes estrangeiros sendo que a maioria destes vem dos Estados Unidos e da Argentina.

Combate a Crime dá Resultados

Apesar de toda essa procura a verdade é que esse número poderia ser ainda maior não fosse o grande numero de crimes contra turistas que acontecem nesta que no Brasil é a Cidade Maravilhosa.

turistas rio de janeiro-1

Combate a Crime dá Resultados

Mas a verdade é que esse tipo de crime vem há bastante tempo sendo fortemente reprimida e parece que agora os resulta dos começam a aparecer, pois segundo a Delegacia Especial de Atendimento ao Turismo(DEAT) que é vinculada a Secretaria Estadual de Segurança, entre o mês de junho e o mês de dezembro do ano passado o numero de roubos a turistas foi reduzido de maneira bastante significativa em relação a período igual do ano de 2009.

Crime Com Violência Física

Na realidade o roubo a turistas preocupa muito as autoridades uma vez que é um crime que tem violência física e ameaça direta.

turistas rio de janeiro-2

Crime Com Violência Física

Segundo Fernando César Reis que é um titular da DEAT, os dados a respeito desse tipo de crime são animadores uma vez que eles indicam que houve uma redução de mais de 50% no período citado acima, ou seja, de junho a dezembro de 2010.

Fatores Que Contribuíram Para Essa Queda

De acordo com autoridades do setor essa queda nos crimes contra turistas no Rio de Janeiro se deve m a uma serie de fatores e atitudes saneadoras como é o caso das Unidades de Policias Pacificadoras (UPPs) que estão sem do implantadas nas comunidades carentes da Zona Sul do Rio, de uma integração maior entre as Delegacias de Policia da região com a Delegacia Especial de Atendimento ao Turismo e também a parcerias do Trade Turístico com essas unidades.

Reforço a Segurança de Visitantes

Segundo Reis com o objetivo de reforçar a segurança de visitantes, a cada 15 dias estão sendo realizadas palestras em hotéis para os profissionais que trabalham com os turistas dando dicas bastante objetivas para que estes profissionais repassem estas dicas aos turistas especialmente sobre o crime que vem liderando as estatísticas que no caso é o crime de furto que se trata da subtração de artigos ou valores sem violência física.

turistas rio de janeiro-3

Reforço a Segurança de Visitantes

A verdade é que o furto representa 55% dos crimes que são cometidos contra os turistas.

Serviço Mais Ágil

Depois de 2004 o trabalho desempenhado pelo DEAT se tornou mais ágil quando de sua inclusão no Programa Delegacia Legal quando passou a ser uma agencia de orientação ao setor turístico.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *