Turismo na Terceira Idade

O Programa Viaja Mais, do Ministério do Turismo trouxe ainda mais sentido para a expressão ‘melhor idade’, referente a terceira idade. O objetivo desse programa é fomentar o turismo, em especial o turismo doméstico, tendo como foco o público de aposentados. As viagens realizadas pela terceira idade são para os mais variados destinos.

Aliás, a grande variedade de destinos deixa parte do público um pouco confusa em relação a qual seria a melhor escolha. No caso de viagens destinadas a esse público é importante conseguir unir o conforto, atividades divertidas e adequadas com uma boa infraestrutura. Para facilitar o desafio de escolher um destino listamos alguns dos melhores destinos para a terceira idade.

Opções de Destinos de Viagens Para Terceira Idade

Águas de Lindóia – SP

Um dos diferenciais da cidade de Águas de Lindóia é que ela possui vários balneários de águas termais. Fica a somente 180 quilômetros de São Paulo o que facilita o acesso dos turistas. Outros atrativos dessa bela cidade são a sua paisagem serrana e o ar que é puro. Quem busca tranquilidade tem grandes chances de gostar de Águas de Lindóia. Vale lembrar que as águas termais podem ser bem relaxantes.

Caldas Novas – GO

Outro destino que oferece águas termais para quem deseja relaxar ou mesmo tratar algum problema de saúde é a cidade de Caldas Novas em Goiás. Como se trata de uma cidade que tem grande busca pelos turistas conta com uma excelente infraestrutura de hospedagem. Trata-se do maior complexo hoteleiro do Centro Oeste e as suas águas quentes atingem os 51°C e são procuradas devido a terem propriedades terapêuticas.

Serra Negra – SP

A cidade de Serra Negra no interior de São Paulo é uma boa opção para quem gosta de fazer viagens de compras. Um dos diferenciais dessa cidade é que ela é reconhecida por sua produção de malhas além de realizar diversas feitas de artesanato. Com uma grande quantidade de lojas de roupas pode ser uma perdição para quem gosta de comprar, diversão na certa.

Socorro – SP

A cidade de Socorro fica próxima a Serra Negra e assim como a sua vizinha é um ótimo destino de compras. Um dos destaques é a feira permanente de artesanato e de malhas. Vale a pena ainda realizar as atividades ecológicas como fazer trilhas ou mesmo caminhadas. Inclua entre os seus passeios conhecer a usina hidroelétrica antiga de Socorro que foi uma obra dos ingleses no início do século XX.

Cidades Históricas de Minas Gerais – MG

As belas cidades históricas do estado de Minas Gerais são consideradas como patrimônio da humanidade. Dentre as principais cidades que se encaixam nessa categoria estão Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São Thomé das Letras entre outras. Além de lindas essas cidades oferecem opções de passeios sensacionais.

Os católicos, por exemplo, podem fazer roteiros por igrejas que são banhadas a outro e com decoração de belas obras de artistas como Aleijadinho. Uma experiência que se mostra muito impactante. Porém, vale ressaltar que alguns desses destinos como a cidade de Ouro Preto, por exemplo, possuem terrenos bem íngremes de maneira a ser necessário contratar uma van que facilite a locomoção pelo mesmo.

Pode ser bem complicado para pessoas idosas passearem pelas ruas de paralelepípedo. Uma das dicas essenciais é levar na mala calçados confortáveis e contar de preferência com o serviço de um guia com carro.

Fortaleza – CE

A cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará, é uma ótima opção para quem deseja se divertir e curtir um pouco mais da vida. Além das belas praias a cidade tem todos os atrativos que uma grande cidade pode oferecer. Um dos destaques fica para o artesanato que é bem marcante com opções de crochês, tecelagens, bordados entre outros. Com certeza tem ótimas opções de lembrancinhas para levar para toda a família.

Roteiro dos Vinhos – RS

Dizem que beber vinho ajuda a melhorar longevidade e sendo assim nada como fazer uma viagem no roteiro enoturístico das cidades de Nova Pádua e Flores da Cunha no Rio Grande do Sul. Quem faz esse roteiro pode conferir de pertinho toda a estrutura interna das vinícolas, dos vinhedos e ainda pode degustar os melhores vinhos produzidos no local.

Além disso, os turistas podem fazer cursos de degustação de vinhos além de vinicultura. Os passeios são organizados pela Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (APROMONTES).

Holambra – SP

A bela cidade de Holambra é uma colônia de holandeses que é conhecida também como a cidade das flores. O destino oferece muito mais relaxamento para que os turistas curtam a vida e aproveitem a beleza da variedade de flores. Porém, é bom deixar claro que a cidade é muito mais do que os seus caminhos floridos, tem ótimas opções de parques para dar uma volta, bairros com uma arquitetura européia além de restaurantes que oferecem o melhor da culinária típica da Holanda.

Essa cidade é a maior produtora de flores do país além de se destacar também como produtora de plantas ornamentais. Todos os anos a cidade recebe no mês de setembro o maior evento de flores realizado na América Latina, a famosa Expoflora.

Natal – RN

Com lindas praias e paisagens a cidade de Natal é uma das preferidas do público da terceira idade. É uma boa opção para quem deseja fazer um turismo mais ousado com passeios mais aventureiros como andar de dromedário além de andar de bugue pelas dunas. A cidade é considerada uma das mais belas do país e além de praias paradisíacas também conta com uma excelente infraestrutura para receber os turistas.

Portugal

É grande o número de pessoas que deixam de realizar o sonho de viajar para o exterior pelo empecilho da língua. Uma solução para esse problema é viajar para um país que fala a mesma língua do Brasil. Portugal é uma das melhores opções de viagem porque tem uma forte ligação com o Brasil. Pode ser ótimo para quem gosta de fazer viagens por lugares históricos que mantém a tradição preservada.

Depois de certo tempo na vida do ser humano ele precisa parar de trabalhar é quando chega á aposentadoria e é nessa hora que começa a fase da ociosidade, não ter o que fazer e o medo de se tornar um estorvo na vida dos filhos cresce a cada dia. Aquela rotina diária de sair para trabalhar, produzir e se sentir útil já não existe mais, começam a aparecer as doenças típicas da velhice e a principal delas é a depressão. Pensando nessas pessoas que as empresas de turismo desenvolveram um sistema de turismo especial para a terceira idade. A facilidade de pagamentos parcelados que já vêm descontados em folha e com parcelas acessíveis fez com que esse tipo de turismo receptivo crescesse muito no Brasil. Essa é a oportunidade que estava faltando para o crescimento turístico, com a satisfação dos idosos que fazem turismo, muitos outros grupos foram desenvolvendo essa pratica e hoje é a que mais cresce no Brasil.

Viagens

Viagens

Os hotéis estão preparados para receberem idosos?

A maior parte dos hotéis já se preparou para receber esse tipo de turista fazendo melhoramentos nas suas instalações, pois as dificuldades e os movimentos já são limitados não permitindo fazer qualquer excesso. Os hotéis oferecem hidroginástica, massagens e passeios ao ar livre, um convite para quem quer viver a vida de maneira diferente e sair da rotina. Os idosos já estão em grande quantidade na população mundial e a tendência é de crescer muito mais, por isso a necessidade de desenvolvimento virado para os idosos em atender as suas necessidades esta crescendo. Pensando no futuro que o turismo doméstico esta expandindo suas propostas e ampliando as redes hoteleiras que se dispõe a receber turistas idosos.

Agências

Agências

Pacotes turísticos

As empresas e agências de turismo responsáveis por pacotes turísticos desenvolveram um sistema buscando atender as necessidades e o tipo de turismo que as pessoas querem fazer gerando dessa forma a satisfação e o reconhecimento por parte dos idosos para querer dar preferência a sua empresa. Tanto no serviço de quarto quanto na gastronomia é necessário pensar que as pessoas que estão fazendo turismo na Serra da Mantiqueira são especiais até na alimentação e precisam de cuidados especiais. O atendimento tem que ser direcionado para suprir as necessidades do turista de terceira idade, para dessa forma conquistar sua confiança e a certeza de que voltará e que recomendará para outras pessoas.

Turismo na Terceira Idade

Turismo na Terceira Idade

Qual o melhor lugar para fazer turismo

O melhor lugar para fazer turismo é aquele que proporciona diversão e bem estar ao turista, qualquer lugar pode se tornar o melhor lugar dês de que atenda suas necessidades e pode ser em qualquer parte do planeta desde que planeje sua viagem com cuidado. Quando uma pessoa está satisfeita com o tratamento que recebeu ela com certeza voltará e trará mais gente com ela. Por isso que receber bem e tratar bem os idosos é fundamental.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Olá,sou Cláudia,executiva de eventos dos hotéis Vilage Inn e Golden Park de Poços de Caldas.Faço parte de uma rede de 49 hotéis no Brasil inteirp.Nossos hotéis são excelentes , com área de lazer completa,parque temático,etc.Fazemos qualquer tipo de evento.Temos tarifas especiais para o seu evento.Temos também um Centro de Convenções com capacidade para 2000 pessoas.Também possuímos convênio com a Aviação Cometa.Venha nos fazer uma visita.Por favor responda esse e mail. Agradeço desde já, Cláudia Junqueira Amarante

    Cláudia Junqueira Amarante 17 de Maio de 2012 10:43

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *