Turismo Emissivo

Condições Favoráveis

O turismo ganhou destaque em todo o mundo nas ultimas décadas como uma atividade economica muito importante, com capacidade de gerar milhões de empregos e impulsionar o desenvolvimento das regiões ou até dos países onde existam condições favoráveis para sua propagação e também onde exista investimentos como Foz do Iguaçu. Com esse crescente e rápido desenvolvimento o turismo ganhou a atenção dos governos e dos empresários, assim como das comunidades onde ele se intala, e atualmente muitas cidades são sustentadas pelo turismo, assim como ele assumiu um lugar significativo na receita de muitos estados brasileiros, do Brasil e de outros países.

Internacional

Internacional

Todo esse desenvolvimento também fez com o setor recebesse investimentos de toda a ordem, e um dos principais investimentos realizados no Brasil, além da modernização das estruturas existentes, é o treinamento e a capacitação dos profissionais do turismo. O Brasil já possui diversas faculdades de direito, que forma profissionais capazes de gerenciar todo o conjunto turístico de um local como Rio Branco. Com este evento e acompanhando as tendencias mundiais estabelecidas especialmente pela OMT – Organização Mundial de Turismo, o setor também passou a se organizar de forma técnica buscando sempre os melhores resultados a curto e longo przo, como planejamento e otimização dos serviços prestados.  Hoje os conceitos e a terminologia do setor divide o turismo em tres segmentos importantes que são, o turismo doméstico, o turismo receptivo e o turismo emissivo.

Turismo Emissivo

Turismo Emissivo

Os tipos de turismo

O turismo doméstico é aquele em que os individuos se deslocam de seu local de origem para outro dentro do mesmo país, muito explorado na Serra da Mantiqueira. Turismo receptivo é o conjunto de produtos turisticos e serviços que são ofertados e estão a disposição do turista no local que lhe recebe. O turismo emissivo por sua vez é aquele ocasionado quando o turista sai de seu lugar de origem para um outro destino. Apesar de muitos leigos entenderem que só o turismo receptivo, aquele que recebe os turistas, é capaz de obter desenvolvimento e lucro com a industria do turismo, se engana, o turismo emissivo também traz desenvolvimento e é de fundamental importancia para o cerscimento do setor.

Ecoturismo

Ecoturismo

O turismo emissivo no Brasil

As agencias de turismo do estado de Minas Gerais e demais capitais são o maior representante deste segmento, pois são estas emrpesas que organizam pacotes turisticos que podem incluir desde aa passagens, as orientações para viagem de menores e também sobre câmbio, atrações, como tirar seu passaporte, fazem a organização de viagens personalizadas com shows, eventos, concursos, viagens nacionais e internacionais, cruzeiros, organizam a viagem de lua de mel, fazem reservas em hotéis, restaurantes, providenciam transporte, oferecvem assistencia quando ocorre o extravio de bagagem, enfim, numa agencia de turismo voce poderá estruturar toda a sua viagem de turismo no destino escolhido.  O turismo emissivo também tem grande importância pois cabe a ele destacar os principais locais a serem visitados e as opções naturais ou culturais destes locais.

As regiões Sul e Sudeste do Brasil como a Serra do Mar juntas são responsáveis por cerca de 80% do turismo emissivo do Brasil, sendo São Paulo seu núcleo principal. Ao mesmo tempo estados como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Ceará, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte são centros de turismo receptivo, assim como São Paulo que figura nos dois extremos da cadeia turística brasileira.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *