Turismo Doméstico

Há uma concepção corrente de que o turismo internacional é que determina a importância do turismo na economia de um país, porém o Brasil assim como outros países de grandes dimensões demonstram que esta teoria está errada, pois devido a sua vasta extensão territorial, e suas diversidades naturais exuberantes o turismo doméstico tem sido o grande esteio do setor turístico nacional.

Turismo Doméstico

Turismo Doméstico

O Brasil conta com alguns fatores que contribuem para o fomento do turismo nacional, o primeiro deles é justamente a extensão territorial – 8.547.403,5 Km² -, aliada as diversidades culturais, geográficas e climáticas entre as suas diferentes regiões. O Brasil é uma nação formada por vários povos, assim um turista brasileiro ao viajar do sul ao norte do país vai encontrar belezas, cenários e culturas tão diversas que pode se sentir realmente como um estrangeiro. Um exemplo típico é um turista emissivo do Sul que chega no Nordeste, ou vice-versa: o clima, as paisagens, a cultura, os sotaques da língua são tão diferentes que causam um impacto. Vamos falar brevemente de cada uma das regiões brasileiras e suas características mais atraentes ao turismo nacional e internacional.

Viagens

Viagens

Nordeste

O nordeste brasileiro é uma das regiões brasileiras que recebe o maior numero de turistas nacionais e internacionais. Formado pelos estados da Bahia, Pernambuco, Paraiba, Maranhão, Ceará e Piaui, oferece aos turistas além da vastidão de seu litoral, o maior acervo do patrimonio cultural da humanidade no país. Além disso as festas populares, o artesanato e as tradições seculares são um espetáculo aparte neste pedaço do Brasil.

Brasil

Brasil

Região Norte

Na região Norte o destaque fica para o estado do Amazonas, visitado amualmete por milhões de turistas, que vem conhecer o impressionante ecossistema e as belezas da floresta amazonica. O ecoturismo é o destaque.

Sudeste

No Sudeste brasileiro estão os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espirito Santo, cada um deles com suas caracteristicas e atrativos próprios. São Paulo é o centro economico e cultural do país e o centro de convergência do turismo empresarial doméstico e internacional. O Rio com suas praias maravilhosas e o carnaval é o maior centro de turismo receptico do Brasil. Em Minas Gerais se destaca pelas suas cidades histórias, especialmente Ouro Preto, enquanto o Espirito Santo oferece aos turistas as belezas de suas praias.

 Região Sul

Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná formam no extremo do país uma região que encanta pelas suas praias como a a Ilha do Mel no Paraná e pelas colônias européias que recebem os turistas em suas cidades típicas. Essa região tem uma cultura marcante e um inverno rigoroso, que também é um atrativo especial para os turistas domésticos.

Região Centro Oeste

O Centro-oeste brasileiro guarda um dos maiores tesouros do Brasil e da humanidade, o Pantanal matogrossense, destino certo de turistas nacionais e internacionais que vem conhecer, explorar e pesquisar as suas exuberantes belezas naturais.  Nesta região também fica Brasília, a capital do país e que tem em sua estrutura moderna e planejada e nas obras de Oscar Neiemeyer as suas principais atrações turisticas.

Enfim este é rascunho das opções do turismo doméstico nacional, opções é o que não falta: sol, mar, montanhas, praias desertas, centros culturais e históricos, carnaval, falésias, festas populares e tradicionais, frio, calor…pode ser bem dificil escolher.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *