Museu de Artes da Cidade de Ponta Grossa

Todos adoramos viajar e poder conhecer os diversos pontos turísticos que existem no mundo. No Brasil sabemos que podemos encontrar milhares de pontos que são esplêndidos para se visitar e atraem turistas devido suas belezas naturais, ou devido sua história e assim é possível conhecer um pouco tanto do visual local quanto a cultura, com suas danças típicas, gastronomia, arte e música. Uma das cidades que é visitada e apresenta locais para turismo que nos enriquece com cultura é a cidade de Ponta Grossa.

Localização E Alguns Aspectos Do Município De Ponta Grossa

O município de Ponta grossa está localizado no estado brasileiro do Paraná. Esse estado tem por capital a cidade de Curitiba e Ponta Grossa se localiza a aproximadamente 100 quilômetros de sua capital e possui uma população de um pouco mais de trezentos mil habitantes, sendo, portanto uma cidade que pode ser considerada populosa, sendo a quarta do estado nesse quesito.

O território começou a ser visitado durante ainda o século XVI por expedições espanholas que passavam pelo litoral de santa catarina e se dirigiam até Assunção, no Paraguai. Começou a ser povoado por fazendeiros paulistas que foram atraídos para essas terras devido a quantidade vasta de terras e pastos. A cidade foi sendo povoada e houve grande progresso a partir do mês de março do ano de 1894, quando lançaram a estrada de Ferro que ia de Curitiba até  Ponta Grossa e por esse motivo foi instalado nesses locais, por muito tempo, alguns escritórios e oficinas das ferrovias.

Clima Da Cidade

A cidade possui um clima subtropical úmido e possui verões que são medianamente quentes e o inverno são frios. De dezembro a março que costumam ser os meses em que há maior umidade e os meses de inverno tendem a ser mais secos. Pelo menos uma vez ao ano ocorre no inverno uma temperatura que chega a ser abaixo de zero.

O Que Se Fazer Na Cidade Para Turismo

Para se chegar a cidade utiliza a rodovia BR-376 que são estradas duplicadas, ou pode se usar a BR 277 ou a PR 151. Ao se chegar na cidade  há algumas atrações para os turistas como por exemplo visitar e conhecer o Parque Estadual de Vila Velha, o Buraco do Padre, a Cachoeira da Mariquinha, a represa dos Alagados. Há edifícios históricos para se conhecer como a Mansão Vila Hilda, as antigas estações de trem o Museu de Campos Gerais e o Museu Época.

Museu de Artes de Ponta Grossa

O museu de artes de Ponta Grossa se localiza na rua doutor Colares, no número 436. Essa casa era antigamente um colégio que foi tombado e após esse feito tornou-se um local para realização de shows musicais e culturais. O local já passou por algumas restaurações e hoje pode ser visto um local que fala de cultura em sua arquitetura e nos seus eventos. A programação de eventos do local é bem dinâmica e uma vez na semana, pelo menos, há algum evento com apresentações artísticas e algumas vezes cobram um valor simbólico para a entrada no evento. Para quem deseja visitar Ponta Grossa e saber um pouco mais sobre a cultura da região não deve deixar de visitar o museu da cultura em dias de evento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sul

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *