Museu Ciro Flamarion Cardoso

O Museu Ciro Flamarion Cardoso

O Museu de Arqueologia Ciro Flamarion Cardoso foi inaugurado no ano de 2001, no dia 11 de abril. Este espaço foi idealizado pelo professor Moacir Elias Santos, este arqueólogo teve como orientador em seu mestrado e doutorado na Universidade Federal Fluminense, por Ciro Flamarion Cardoso, sendo o nome do museu, um gesto de homenagem a sua admiração por ele. Ciro Cardoso foi um dos maiores historiadores brasileiros, com ênfase na área da egiptologia.

Este é um museu histórico, ao qual seu intuito primordial é expor peças em contexto da pré-história até civilizações antigas, com foco na pesquisa e mostras da cultura do antigo Egito. A coleção deste museu é subdividida nas seguintes categorias : etnologia do Brasil, evolucionismo, pré-história Europeia, Antigo Egito, Arqueologia pré-histórica Brasileira, América Pré-colombiana e mediterrâneo. A exposição fixa é a mostra de objetos e artefatos egípcios, mas de período em período, há exposições relacionadas a arqueologia geral e outros temas como a pré-história, história pré-colombiana, contando com réplicas, atividades lúdicas, espaços onde há encenações de escavações, painéis explicativos, telas, além de ser um espaço de debate com palestras e mini cursos.

O museu abriga múltiplas réplicas que têm uma finalidade didática implícita, possibilitando um aprofundamento entre culturas do passado e do presente. Assim visa contribuir de forma positiva com a educação e cultura das comunidades ao entorno, além de excelente meio didático a professores e curiosos da área. Os objetos a mostra são peças originais e também réplicas feitas pelo próprio idealizador e também pelo artista plástico Eduardo Dávila.

Localização e Outras Informações

O museu está localizado na cidade de Ponta Grossa no estado do Paraná, na rua José Joaquim da Maia, número 154, Oficinas. O número de telefone é (42) 3229 – 2109,

Para a entrada são cobrados R$ 10,00 a inteira, e para estudantes, professores e idosos apenas a meia entrada, no valor de R$ 5,00.

Outros Museus Para Visitar em Ponta Grossa

Museu Campos Gerais

O espaço físico do museu Campos Gerais, foi construído nos anos de 1920, onde deu espaço ao Fórum da cidade até o ano de 1982. Em 28 de março do ano de 1983 foi reinaugurado após uma restauração que tentou preservar seus pontos originais. A partir daí, ali se estabeleceu o Museu cujo intuito primordial é guardar, expor e repassar peças chaves que remetem a história e memória de Campos Gerais. Em média são mais de 15.000 visitantes anuais, ali é um espaço de promoção a cultura, de troca e discussão, onde também acontecem outras exposições como a de paleontologia com fósseis encontrados na própria região. A entrada no Museu é franca com atendimento de terça-feira à sexta-feira das 08h até as 17h15 e aos sábados das 8h até às 17h. Seu endereço é Rua engenheiro Schamber, número 686, centro, Ponta Grossa.


Museu Época

Este museu tem como intuito promover o lazer e saberes históricos com peças em amostra como coleções de moedas antigas, a citar duas moedas de ouro que datam o ano de 1720, tipos diferentes e antigos de telefone, fotos, rádios, espadas que fizeram história na guerra contra o Paraguai, dentre outros itens que fazem parte da história comum e material do Brasil. O museu esta instalado em uma construção de 1880, com estilo Art Noveau. Seu endereço é Praça Roosevelt, número 56, logo atrás da catedral de Sat’Ana, com entrada franca e atendimento ao público de segunda-feira a sábado das 8h até às 18h.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sul

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *