Monumento de Ponta Grossa

A cidade de Ponta Grossa é uma das mais importantes do Paraná tanto por sua localização estratégica (oferecendo fácil acesso a todos os pontos do estado) como por sua geografia diferenciada. Um dos principais destaques turísticos para quem visita o município que está no Segundo Planalto Paranaense na Região dos Campos Gerais é o Monumento do Sesquicentenário cujo design faz homenagem aos 150 anos da elevação de Ponta Grossa a categoria de Freguesia. Saiba mais sobre essa homenagem concedida a cidade bem como suas possibilidades turísticas.

Monumento do Sesquicentenário

Inaugurado no dia 15 de setembro de 1973 esse monumento é uma homenagem aos 150 anos da elevação de Ponta Grossa a Freguesia. O grande diferencial desse monumento é o fato de ter o formato do número 150 tendo o 1 longo, o 5 e 0 estão no mural que acompanha o mesmo. Nesse mural há passagens da história de Ponta Grossa, motivo pelo qual não pode faltar na lista de lugares a conhecer dos turistas.

Outros Pontos Turísticos de Ponta Grossa

Para quem está de passagem pela cidade paraense é interessante ficar atento a mais alguns pontos turísticos relevantes, listamos os principais a seguir.

Parque Estadual de Vila Velha

Trata-se de parque que é também um sítio arqueológico com diversas formações rochosas esculpidas pelos ventos. Quem chega ao parque se surpreende pelo fato de ser muito semelhante a uma cidade medieval composta por castelos e outras construções. Só não abre às terças-feiras, seu horário de funcionamento vai das 08h30 às 15h30.

Buraco do Padre

Essa furna é resultante do cruzamento de falhas geológicas e fraturas, fica situado dentro do Parque Nacional dos Campos Gerais. Localizada a somente 24 km de Ponta Grossa é um excelente ponto turístico para quem deseja relaxar na sua passagem pela cidade. Abre de quarta a domingo das 9h às 17h.

Museu Campos Gerais

Um museu que está situado na cidade de Ponta Grossa e que possui em seu acervo objetos que ajudam a contar a história do estado do Paraná. Em seu interior há uma biblioteca que oferece acesso a consulta de revistas, jornais e outros serviços. Para quem deseja mergulhar na história paranaense é o ponto turístico perfeito. Abre de terça a sexta-feira das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h15, aos sábados abre das 8h às 11h45. Fecha aos domingos e segundas-feiras.

Museu de Arqueologia

Trata-se de um museu com foco em arqueologia que conta com acervo bastante variado dentro dessa temática, veja de perto uma série de objetos que contam a história arqueológica do Paraná. Está aberto todos os dias das 8h ao meio-dia e das 13h às 18h.

Parque Histórico do Carambeí

Situado em Carambeí, bem próximo a Ponta Grossa, esse parque é um verdadeiro museu a céu aberto que está aberto todos os dias da semana exceto às segundas-feiras das 11h às 18h.

Cachoeira da Mariquinha

Localizada dentro de uma unidade de conservação de Ponta Grossa, a cachoeira da Mariquinha, tem 30 metros de altura e reserva um lugar agradável para quem deseja passar bons momentos com seus familiares com poço para nadar e banco de areia.

Ponta Grossa tem muitos pontos turísticos valendo a pena a visita!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sul

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *