Maria Fumaça – Ponta Grossa

No Brasil há diversas cidades que encantam com sua riqueza cultural e beleza natural. Aqui encontramos uma diversidade cultural, paisagística, artística, gastronômica e climática em um mesmo território que chegam a surpreender. Não precisamos sair de nosso país para conhecer algo totalmente diferente e inusitado. Uma das cidades que é destino de turismo é a cidade de Ponta Grossa, localizada no interior do estado do Paraná. Essa é uma cidade do interior, mas que é bem estruturada e grande, com uma população que ultrapassa um pouco mais de 348 mil habitantes, sendo considerada a quarta cidade mais populosa do estado do Paraná.

Quando estudamos a história local verificamos que o território foi cruzado por espanhóis e por bandeirantes, mas veio a ser habitado quando fazendeiros foram atraídos ao local devido a quantidade exuberante de pastos e esses se instalaram perto dos rios e assim a população local foi crescendo e de pouco em pouco e com o passar de diversos anos se moldou o que conhecemos hoje como Ponta Grossa.

O clima da cidade varia de acordo com a época do ano. Se você for visitar a cidade entre dezembro e março o verão é úmido, com chuvas mais marcantes no mês de fevereiro. Nos meses de inverno o clima costuma ser seco e dificilmente ocorre uma chuva nessa estação. Além de seco o inverno costuma ser bem frio e pelo menos alguns dias do ano pode ser observado temperatura próxima de zero e as vezes até um pouco abaixo de zero!

Atrativo da Cidade

Um dos atrativos da cidade é o passeio de Maria Fumaça que é disponibilizado pela Fundação Municipal de Turismo junto com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. Nesse passeio de Maria Fumaça há duas opções de viagem: uma você andaria em vagões de primeira classe e outra são vagões do setor luxo. Nos vagões do setor luxo a pessoa desfruta, além da paisagem, de uma decoração de trem que é muito próxima a usada por Getúlio Vargas quando foi até a cidade na década de 30.

Além dos dois tipos de vagões há dois tipos de trechos para se desfrutar. O primeiro vai da estação Desvio Ribas, que fica na BR 376, km 510, sendo o acesso ao lado da Conab, e vai até ao Cará Cará e o outro trecho é aquele que vai do Desvio Ribas até a estação Entre Rios que fica em Guaragi. A pessoa que compra esses trechos realiza ida e volta com a Maria Fumaça e aproveitam durante o seu passei de um coquetel de confeitaria.


Local Para Adquirir Ingressos Da Maria Fumaça

Os pontos de venda para o passeio são: Shopping Palladium – loja Ingresso Total; Farmácia Fleming.

Valor Do Passeio de Maria Fumaça

O valor do passeio irá variar de acordo com o vagão escolhido e o trecho que deseja percorrer. Para o trecho que vai de Desvio Ribas até a Estação Cará Cará o valor é de quarenta reais por pessoa para a primeira classe e maiores de 6 anos e de cento e vinte reais por pessoa em vagão luxo. Já o trecho que vai de Desvio Ribas até a estação Guaragi o valor da primeira classe é de noventa reais e  o vagão de luxo duzentos e sessenta reais.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sul

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *