Entidades Culturais de Ponta Grossa

Ponta Grossa é um município que pertence ao estado do Paraná, na região Sul do Brasil e que se situa a um pouco mais de cem quilômetros da capital desse estado, que é Curitiba. A população total de Ponta Grossa é de aproximadamente trezentos e quarenta e quatro mil habitantes, o que faz com que ela se configure como uma das regiões mais populosas do estado do Paraná sendo, inclusive, o núcleo de um polo chamado de Campos Gerais do Paraná, que é considerado o maior parque de indústrias situado no interior do estado do Paraná.

Ponta Grossa também é conhecida popularmente como “Capital Cívica do Paraná” ou até mesmo como a “Princesa dos Campos”.  Com relação a todas as cidades do estado do Paraná, Ponta Grossa se configura como a quarta cidade mais populosa e, com relação a todo o Brasil, ela se configura como a septuagésima sétima cidade mais populosa.

A cidade de Ponta Grossa apresenta uma Fundação Municipal de Cultura, que é uma entidade responsável principalmente por planejar, coordenar, promover, executar e acompanhar todas as atividades e ações relacionadas à Cultura e no que se refere às ações culturais vinculadas ao município de Ponta Grossa. Nesse sentido, essa Fundação tem a função principalmente de proporcionar meios para a realização de atividades de âmbito cultural, bem como de realizar um incentivo à população para que ela seja a principal manifestadora de atuações tanto culturais, como também artísticas, dentro de toda a sociedade como um todo.

Essa Fundação Municipal de Cultura se une com o Conselho Municipal de Política Cultural para realizar decisões acerca dos itens que regem a política cultural de Ponta Grossa. Além disso, o repasse de recursos financeiros que devem ser direcionados às questões culturais da cidade também é de responsabilidade da Fundação. Outra função relacionada a verbas destinadas à cultura que a Fundação realiza é a criação de oportunidades para a arrecadação de fundos e de fontes de financiamento, além da realização de relações entre outras entidades que possam captar recursos para que eles sejam destinados à promoção cultural.

Outra função de extrema importância é a realização dos trâmites para o tombamento dos patrimônios históricos existentes na cidade, bem como de sua manutenção, mas não só dos patrimônios históricos, mas também dos patrimônios culturais e artísticos.

A participação da sociedade nas atividades culturais também deve ser estimulada pela Fundação, bem como a promoção da criação de uma conscientização acerca da cultura. Sendo assim, a população deve ser estimulada a realizar atividades que se relacionem às artes plásticas, à dança, ao teatro, bem como ao cinema, à música e ao vídeo também. Com relação aos museus e às bibliotecas da cidade, a Fundação tem como função não só estimular sua utilização e prestígio pela sociedade local e pelos turistas, mas também, organizar, fazer a manutenção e atualizar os acervos tanto dos museus quanto das bibliotecas da cidade de Ponta Grossa.

A organização das Conferências Municipais de Cultura, bem como sua convocação oficial e sua coordenação também deve ser feita principalmente pela Fundação, mas também com o auxílio dos Conselhos Municipais de Política Cultural, para quem, inclusive, deve prestar apoio sempre que necessário para que os Conselhos funcionem de maneira correta e dinâmica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sul

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *