Turismo em Cordisburgo: Minas Gerais

Quem está em Minas Gerias em busca de destinos exóticos não pode deixar de lado o turismo em Cordisburgo. Representa cidade que traz belezas paradisíacas aliadas com riqueza em termos históricos e valorosos para as memórias do Brasil. Há quem diga que está entre os grandes municípios místicos que existem em terras nacionais e também está presenta na imaginação de quem aprecia a clássica literatura nacional;

Museu Guimarães Rosa: Turismo em Cordisburgo

Não se pode ignorar o fato de que foi na cidade mineira que nasceu Guimarães Rosa, um dos maiores e mais lembrados escritos de nacionalidade brasileira. A cidade valoriza esse aspecto no sentido inclusive de trazer o museu que se dedica de forma principal para homenagear o autor. A grande parte da infância dele aconteceu no local e por consequência a região representou referência a se considerar de forma qualitativa e quantitativa para a composição das obras literárias.

Interessante notar que existem públicos que saem de locais remotos do Brasil para chegar a Cordisburgo no sentido de conhecer de perto o local e por consequência observar com riqueza de detalhes não apenas a casa que manter a estrutura até os dias de hoje mesmo com as reformas que seguiram para manter o lugar original e ao mesmo tempo preparado para receber a demanda turística como também no sentido de conhecer o rico acervo de fotografias que existe no local.

Quem visita o local também tem a oportunidade de conhecer pontos documentais que se relacionam com a vida do autor e também textos na íntegra com autoria de Guimarães Rosa.

Gruta de Maquine: Turismo em Cordisburgo

Na segunda posição entre os principais destinos turísticos da conhecida cidade do interior mineiro se encontra na Gruta de Maquine que chama a atenção dos turistas logo na entrada por causa das belezas naturais que existem concentradas no local. O lugar foi descoberto de forma oficial na metade do século XIX por pesquisadores dinamarqueses. Entre os participantes da excursão oficial existem pessoas que dizem nunca ter observado algo bonito ao extremo no que tange às formas artísticas feitas de modo natural.

Características Gerais: Turismo em Cordisburgo

Consiste em conhecida cidade do interior mineiro não apenas por causa do Museu de Guimarães Rosa como em virtude da Gruta de Maquine cujas belezas naturais conseguem atrair inclusive o público internacional. No município existe valor além do que dez mil habitantes. Nesse sentido se convém dizer que durante o ano existe maior presença de turistas na soma geral do que de população local.

O distrito foi criado de forma oficial no final do século XIX, visto que o nome original era Cordisburgo Vista Alegra, visto que a mudança ao nome de hoje acontece apenas no ano de 1923. Interessante notar que o local se encontra no município de Paraopeba. Entre os limites do local estão às zonas de Curvelo e Paraopeba.

Turismo em Cordisburgo: Cidade Mística

Ao levar em conta a Gruta junto com a presença ilustre do nascimento de Guimarães Rosa, especialistas indicam que essa representa uma das cidades com maior caráter místico que existe em terras nacionais. De forma prática o local rural respira literatura. O lugar é conhecido por ser pacato e em termos climáticos na grande parte do ano traz calor de dia e frio durante os períodos noturnos, ambientes naturais considerados ideais para manter a qualidade de vida.

Mesmo com o título de cidade pacata não se pode ignorar o fato de que no lugar existe um centro comercial com ampla atividade. Existe uma igreja no centro da região. Outro ponto histórico da cidade se encontra no conhecido açude e nos currais que formam os traços característicos da cidade.

Interessante notar que no centro comercial há pequenos restaurantes que trazem a rica gastronomia que apenas pode ser encontrada em Minas Gerais, o que de acordo com especialistas representa o melhor que existe sobre alimentos encontrados em terras nacionais. Também existe a presença de quiosques que servem salgados e bebidas típicas da região, inclusive a consagrada cachaça mineira. Ao sentar nas mesas existe a possibilidade de se alimentar e ao mesmo tempo curtir o ambiente pacato e místico que existe em Cordisburgo.

Os melhores quiosques que existem no local se encontram na parte lateral do Córrego Tamboril. A pessoa que aprecia locais rústicas, simples e com clima agradável vai apreciar fazer o passeio na região mineira repleta de gastronomia tradicional e literatura de boa qualidade. Quem está de carro não precisa se preocupar ao levar em conta que existem estacionamentos gratuitos.

Outro ponto que não pode ser ignorado em termos de passeio em Cordisburgo está no fato de fazer cavalgada a cavalo em troca de valores módicos, no máximo cinco reais por viagem a cavalo. Representa oportunidade de voltar um pouco ao passado e ter momentos nostálgicos de época não vivida.

Há sedes nos quais turistas podem se instalar e acordar no autêntico clima mineiro repleto de alegria e delícias gastronômicas. Pata se ter uma ideia a cozinha até os dias de hoje funciona com forno a lenha para que os sabores do alimento tenham o autêntico gosto dos alimentos do campo.

Nos quiosques os visitantes podem ter experiência clássica e rústica ao se alimentar o beber com mesas que são compostas de palha e outras matérias primas provindas da natureza.

Quem visita a cidade mineira não tem o que reclamar. O local está repleto de hotelarias que servem como leitos para longas temporadas. Representa lugar que serve para escapar um pouco do agito que existe nos centros urbanos e por consequência cultuar a vida com maior nível de sossego. Sem contar com o fato de que a região respira a literatura ao levar em conta que sedia o Museu Guimarães Rosa.

De forma prática na grande parte do ano não existe grande movimentação de pessoas, o que ajuda no sentido de descansar sem constantes gritarias ou elementos que perturbam o sono e que se encontram nos grandes centros urbanos. Não se esqueça de visitar a gruta e deslumbrar de uma imagem inesquecível.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sudeste

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *