Museu Histórico de Sacramento

O Museu Histórico de Sacramento é o museu em que está contada a história desse importante município do estado de Minas Gerais que dá nome ao local. Com sua arquitetura que segue o estilo colonial oferece a sensação de viagem no tempo. Saiba mais sobre a cidade e sobre esse importante museu mineiro.

O Município de Sacramento

Componente do estado de Minas Gerais, Sacramento, está localizado na microrregião de Araxá. Em relação ao clima a cidade tem clima ameno sendo que os dias mais frios geralmente são os do mês de julho. Nos meses de janeiro e fevereiro a amplitude térmica está no topo sendo que alguns dias podem chegar a apresentar até 23°C.

Por Que Visitar o Museu Histórico de Sacramento?

O município atrai muitos turistas devido ao Parque Nacional da Serra da Canastra (leia mais a seguir), contudo, esse museu fundado no ano de 1882 é bem interessante para fazer um passeio. O acervo do museu, que tem como nome oficial Corália Venites Maluf, conta a história da cidade sob diferentes prismas como os da política, móveis, religião, objetos pessoais e profissionais.

O edifício que abriga o museu foi construído de acordo com o estilo colonial e se destaca por sua beleza. No subsolo funciona a Secretaria de Turismo de Sacramento. O museu está aberto de segunda a sexta-feira das 8h às 20h. No caso de quem desejar agendar visitas de grupos de excursões ou de escolas é necessário fazer o agendamento ligando para o telefone (34) 3351-3186. O endereço do museu é Rua Vigario Paixao s/n, Centro, Sacramento.

Outros Atrativos Turísticos de Sacramento

A seguir você poderá conhecer mais alguns dos atrativos turísticos da cidade de Sacramento.

Conhecer o Parque Nacional da Serra da Canastra

Esse belo parque está localizado na região sudoeste do estado de Minas Gerais e além da cidade de Sacramento fica situado em São Roque de Minas e Delfinópolis. Dentro desse parque está a nascente do rio São Francisco, no Vale dos Cândidos. Uma curiosidade é que o parque, que foi fundado no ano de 1972, tem esse nome pelo fato de que seu chapadão quando visto de cima lembra a forma de um baú ou canastra. Um dos principais destaques desse parque fica por conta pela variedade de fauna e flora sendo que há algumas variações de paisagens de cerrado no local. Algumas espécies mais difíceis de serem vistas estão concentradas nessa região como o Lobo-Guará e o Tamanduá-Bandeira.

Gruta dos Palhares

Outro dos atrativos naturais da cidade de Sacramento é a Gruta dos Palhares que é a maior gruta de arenito das Américas. Essa gruta se ramifica em diferentes compartimentos, foram devidamente explorados 450 metros. Descoberta na metade do século 19 essa gruta é feita de arenito Botucatu e visitação da parte interna dessa gruta só pode ser feita com autorização especial devido a uma questão de segurança.

Contudo, possui área de visitação com inúmeras belezas naturais com destaque para uma dobra em que estão inúmeros ninhos de maritacas, andorinhas e papagaios que dão outro colorido para o local. Um lugar em que esses animais tem tranquilidade para se reproduzirem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sudeste

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *